História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento
Por: tryccya • 9/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.651 Palavras (7 Páginas) • 575 Visualizações
Lidia Ra
História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.
RIO VERDE - GOIÁS
2016
Lidia Ra
História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.
Relatório apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.
RIO VERDE - GOIÁS
2016
[pic 1]
INTRODUÇÃO
Aplicada pela primeira vez em 2008, a Prova Brasil é um instrumento que auxilia professores e gestores escolares no acompanhamento do nível de alfabetização das crianças do 2° ano do Ensino Fundamental.
Junto com a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), a Prova Brasil analisa a aprendizagem dos alunos durante o ciclo de maior aprendizagem da alfabetização e avalia se o desempenho alcançou a meta que é proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com foco em duas matérias importante no ensino, a Matemática e a Língua Portuguesa. Ao longo do trabalho iremos entender melhor como é aplicada, seus conceitos, realização e resultados.
Avaliação Externa em larga escala no Brasil
Nas últimas décadas a avaliação em larga escala adquiriu grande importância no cenário educacional brasileiro. Inúmeras ações foram desenvolvidas para avaliar o ensino passado aos jovens, tanto pelo governo federal, através do SAEB, Prova Brasil, Enade e o Enem. E outros meios de avaliação que os governos estaduais e municipais criaram para ver os rendimentos escolares.
Na década de noventa, foram realizadas as primeiras provas por um órgão do governo federal, tendo como meta avaliar e melhorar o desempenho tanto dos alunos como a maneira que era passada as matérias, com a participação de técnicos das secretarias de estado da educação, professores da rede pública e particulares.
Atualmente as avaliações de larga escala em nível nacional continuam concentradas no INEP e a participação de professores e comunidade escolar, que está relacionado na elaboração e aplicação dos testes, e divulgação dos resultados.
Avaliações externas nas series iniciais do ensino fundamental
Avaliações externas em larga escala são desenvolvidas fora do ambiente escolar para serem aplicadas a um grande número de participantes. É possível obter duas análises distintas sobre o desempenho dos alunos: a análise normativa e a analise criterial. •. Normativa: Compara realizações de alunos inseridos em um mesmo grupo, como vestibulares e exames de qualificações. • Criterial: Verifica o aprendizado de cada aluno em relação a objetivos previamente definidos em função de suas realizações pessoais. Tendo como avaliação: Prova Brasil.
O que é Prova Brasil? A Prova Brasil é uma avaliação do sistema público de ensino do pais.
Realizada por amostragem com alunos de quinta e nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino fundamental de escolas públicas urbanas e rurais que tenham pelo menos vinte alunos por série, a avaliação medirá os conhecimentos em leitura e resolução de problemas. O resultado não é apenas avaliar o aluno e sim utiliza-los para promover um diagnóstico da situação do ensino no pais, já que os dados coletados são usados para calcular o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) A Prova Brasil é um exame que busca avaliar o sistema público de ensino do pais. Criada em 2005 para complementar a avaliação proposta pelo SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), desde 2009, a prova abrange escolas da zona rural. Na avaliação, os estudantes testam seus conhecimentos em Matemática e Língua Portuguesa.
Em 2013 foi incluída a matéria de ciências para as turmas do nono ano.
Objetivos
Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global. Contribuir para o desenvolvimento, em todos os níveis educativos, de uma cultura avaliativa que estimule a melhoria dos padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e adequados controles sociais de seus resultados. Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino, redução das desigualdades e a democracia da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais, com metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional. Oportunizar informações sistemáticas sobre as unidades escolares.
Métodos
As questões são elaboradas com base nas propostas curriculares estaduais e municipais e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs (diretrizes elaboradas por disciplina pelo Governo Federal para orientar o conteúdo trabalhado nas escolas do país). A prova é dividida em dois blocos de cada disciplina e um terceiro de ciências, no caso dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Para definir o conteúdo das questões, especialistas de cada área as formulam e classificam por grau de complexidade com base no raciocínio dos próprios alunos, que por amostragem são selecionados para testar a prova. A partir disso, um conselho verifica como cada item cobrado na questão é resolvido pelos estudantes, eliminando as que têm possibilidade de acerto por chute e atribuindo uma nota de 0 a 500 para cada uma delas. De acordo com o Departamento de Avaliação da Educação Básica do Inep, cerca de 60% das perguntas são classificadas como nível médio, o restante se divide entre fáceis e difíceis. 1.6 Público alvo. Estudantes da quinta e nono ano do ensino fundamental de todas as redes de ensino do Brasil
...