TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento em Pedagogia

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP INTERATIVA

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

POLO: CAMPESTRE - MG

VANESSA PAIVA MUNIZ RA: 411508

LILIANE M. ROCHA ALVES RA: 432091

ALAIDE MUNIZ DA SILVA RA: 421794

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Professora: Kate Oliveira Kumada

CAMPESTRE – MG

10/2014

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste trabalho possibilitará a compreensão de letramento e alfabetização, já que na sociedade em que estamos inseridos, o processo de alfabetização não se limita a ler e escrever, mas possui relações tanto de âmbito social como cultural, uma vez que o homem é produto do meio em que vive. Para que o homem consiga se desenvolver bem, precisa ser ativo e para isso ser alfabetizado é primordial.

A alfabetização deve desenvolver-se em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades quanto ao uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem esta língua, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado. Letramento e alfabetização possuem caráter diferente, mas devem andar juntos, buscando alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua falada, escrita e contextualizada.

Os textos são classificados de acordo com a forma com que a língua é empregada. Essas formas são chamadas gêneros textuais que se apresentam de maneira diferenciada de acordo com o seu uso. O uso de textos na alfabetização torna esse processo mais prazeroso, uma vez que a criatividade e a imaginação possibilitam uma maior interação entre os educandos.

ESTAR ALFABETIZADO É...

        Ter o domínio da leitura e da escrita, ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, saber decifrar as letras e interpretar diversos textos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever com autonomia.

        O acompanhamento de uma criança em seus primeiros anos escolares, nos mostra que muitas das vezes ela lê uma história, mas não consegue compreender o que se passa nela, isso acontece devido ao fato de que no início do aprendizado da leitura, ela nada mais fez do que decodificar o texto, assim não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada.

        Portanto estar alfabetizado envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa se comunique, informando-se e expressando-se através dela.

Vanessa Paiva Muniz

Estar alfabetizado é além de ler e escrever ter a capacidade de interpretar o que se aprende. É compreender o que se lê e reproduzir seus conhecimentos de forma clara e precisa. Estar alfabetizado é construir um mundo gramatical com suas infinitas variações, promovendo ao indivíduo sua socialização e também desenvolver várias habilidades de compreensão de forma mais abrangente, não somente codificar e decodificar alguma coisa. É saber também o uso da linguagem de maneira geral.

Alaíde Muniz da Silva

Se um indivíduo está alfabetizado, é capaz de decodificar as palavras dando a elas significado, ler e escrever palavras com autonomia, produzir e interpretar textos com segurança e transmitir para o papel o que produz oralmente fazendo uma ponte entre leitura e escrita.

Estar alfabetizado é se abrir para o mundo, descobrir novos prazeres, compreender o que parecia inexplicável. É construir um mundo interior onde se encontra o sentido das coisas, transmitindo ideias e sentimentos.

Liliane M. Rocha Alves

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO

 Significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever com autonomia textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz. Ao longo dos anos a alfabetização tem sido alvo de inúmeras controvérsias, exigindo que a escola e os educadores se preparem para a construção de práticas e métodos que deem resultados eficazes, alfabetizando e letrando nossas crianças. Essas mudanças nas práticas de ensino podem ocorrer tanto nas definições dos conteúdos a serem desenvolvidos, quanto na natureza da organização do trabalho pedagógico, pois não podemos esquecer que tanto a alfabetização como o letramento são processos distintos, de natureza essencialmente diferente, porém, são interdependentes e indissociáveis, pois uma pessoa pode ser alfabetizada e não ser letrada ou ser letrada e não ser alfabetizada.

 Atualmente, a alfabetização não precede o letramento, isto só será possível se a alfabetização for entendida além da codificação e decodificação da escrita, e que em letramento inclui-se a aprendizagem do sistema de escrita. São processos interdependentes, indissociáveis e simultâneos, são processos de natureza diferente, uma vez que envolve habilidades e competências específicas, implicando com isso, formas diferenciadas de aprendizagem e em consequência, métodos e procedimentos diferenciados de ensino. 

Juntando esses dois processos da alfabetização e letramento, resulta na participação das crianças em experiências variadas, uma vez que cada fase desse processo exige procedimentos e métodos diferenciados, pois cada criança e cada grupo de crianças necessitam de formas diferenciadas na ação pedagógica.    

Vejamos alguns conceitos sobre:

 Decodificar: identificação e interpretação dos sinais linguísticos por um receptor, sendo que na teoria da informação seria um processo em que o indivíduo que recebe uma mensagem traduz os sinais, em dados significativos, claros e lucidatórios. Interpretar, tornar claro, explicar. Especialmente, quando num texto de linguagem técnica, seja linguagem usada exclusivamente por uma comunidade podendo ser, entre outras, gírias.

 Ler: lesão por esforço repetitivo.

Escrever: é registrar algo no papel ou computador representar por caracteres ou sinais gráficos, redigir, grafar, compor, dirigir carta corresponder-se exprimir por sinais gráficos caracteres convencionais escrever o nome.

Autonomamente: algo que acontece de forma autônoma, ação de agir por si só.

Aprendizagem: ato de aprender, adquirir conhecimento por método de ensino. Ação processo efeito ou consequência de aprender.

Conhecimento: ato ou efeito de conhecer, ideia, noção de alguma coisa, conhecimento de um fato, conhecimento de um documento termo de recibo ou nota em que se declara saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (382.6 Kb)   docx (272.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com