INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM NOVO CAMPO DE ATUAÇÃO PARA A PSICOPEDAGOGIA.
Por: Luciana Gatti Amaral • 22/3/2016 • Monografia • 13.960 Palavras (56 Páginas) • 594 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
LUCIANA GATTI AMARAL
INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM NOVO CAMPO DE ATUAÇÃO PARA A PSICOPEDAGOGIA.
ARUJÁ – SÃO PAULO
2011
LUCIANA GATTI AMARAL
INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM NOVO CAMPO DE ATUAÇÃO PARA A PSICOPEDAGOGIA.
Trabalho monográfico para conclusão do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional apresentado à Universidade Paulista – UNIP para obtenção do título de Psicopedagogo Institucional, sob orientação da Profª Me. Edna Barberato Genghini.
ARUJÁ – SÃO PAULO
2011
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
[pic 1]
A485i Amaral, Luciana Gatti
Inclusão educacional: um novo campo de atuação para
a psicopedagogia / Luciana Gatti Amaral. – Arujá, SP 2012.
51p.
Trabalho de conclusão de curso (Especialização)
apresentado à Unip Interativa. Arujá, SP, 2012.
1. Educação. 2. Inclusão educacional. I. Título.
CDU 37.01
Declaração
Eu, Luciana Gatti Amaral, portadora da cédula de identidade RG 23.196.727-5, devidamente matriculado no curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional da UNIP - Universidade Paulista, matrícula número 9113185 declaro a quem possa interessar e para todos os fins de direito que:
a. Sou o legítimo autor do trabalho de conclusão de curso cujo título é: Inclusão Educacional: um novo campo de atuação para psicopedagogia.
b. Respeitei, a legislação vigente de direitos autorais, em especial citando sempre as fontes que recorri para transcrever ou adaptar textos produzidos por terceiros.
Declaro-me ainda ciente que se for apurada a falsidade das declarações acima, o TCC será considerado nulo e o certificado de conclusão de curso/diploma porventura emitido será cancelado, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.
Por ser verdade, firmo a presente declaração
Arujá, 30 de Janeiro de 2012.
Assinatura do aluno
Autenticação da assinatura pelo tutor local[pic 2]
LUCIANA GATTI AMARAL
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM NOVO CAMPO DE ATUAÇÃO PARA A PSICOPEDAGOGIA.
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Aprovado em:
BANCA EXAMINADORA
_______________________/__/___
Professor Nome do Professor
Universidade Paulista – UNIP
_______________________/__/___
Professor Nome do Professor
Universidade Paulista – UNIP
_______________________/__/___
Professor Nome do Professor
Universidade Paulista UNIP
SÃO PAULO
2011
DEDICATÓRIA
Dedico esse trabalho ao meu marido Fernando por ter me acompanhado e me incentivado nesta jornada, acreditando na minha capacidade.
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, que sempre me incentivaram aos estudos e jamais me deixaram faltar um estudo de qualidade, o que me ajudou a chegar até esta pós graduação.
À minha filha Caroline, que sempre dá forças para dar sempre um passo a mais na minha vida.
E a Deus que pelos Dons que me concedeu generosa e gratuitamente e pela força que sempre encontrei Nele em todos os momentos da minha vida e por todos os benefícios que me concedeu.
“Ontem um menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã.
Para não ter medo que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs.
Deixe a luz de o sol brilhar no céu do seu olhar!
Fé na vida Fé no homem, fé no que virá!
Nós podemos tudo, Nós podemos mais.
“Vamos lá fazer o que será”
‘Semente do Amanhã’, Gonzaguinha.
RESUMO
No triste cenário da educação brasileira, marcado por problemas e limites de origens diversas, este trabalho tem o objetivo de investigar como a psicopedagogia, pode ser um instrumento de inclusão, devolvendo às crianças, adolescentes, jovens e adultos, sendo estes portadores de necessidades especiais ou não, a alegria, autoestima, e o gosto pelo aprender. Este estudo objetiva refletir sobre a inclusão e a trajetória do portador de necessidade especial no âmbito social e educacional. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi uma abordagem qualitativa, enfocando a pesquisa bibliográfica. Verificou-se através do estudo dos autores que os portadores de necessidades especiais foram e ainda continuam sendo, segregado da sociedade e da rede regular de ensino. Percorrendo a história da educação no Brasil procurou-se demonstrar como a exclusão sempre esteve presente no ensino, deixando de lado um número significativo de pessoas privadas do conhecimento do saber. Diante desses dados a psicopedagogia poderia ser usada como um instrumento válido para a superação do fracasso escolar. Diante das pesquisas realizadas, pude concluir que a tendência educacional aponta para a integração de crianças portadoras de necessidades educacionais em escolas normais e essa integração deve aumentar de ano para ano em nosso país. Para que isso ocorra, a sociedade de modo geral precisa ter a consciência e o respeito com os portadores de necessidades especiais, pois eles são parte integrante de nossa sociedade, sendo capaz de se relacionar com outras pessoas, tendo a capacidade de realizar atividades que estejam ao seu alcance e podendo assim freqüentar uma escola como qualquer outra criança, e os professores devem ser melhores preparados para acolher esses alunos.
...