TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ATIVIDADES PROEX-UFAL

Por:   •  22/11/2017  •  Exam  •  4.078 Palavras (17 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 17

(FASE EXPERIMENTAL) INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS

O presente instrumento busca dar suporte ao processo de avaliação de atividades extensionistas desenvolvidas na PROEX/ UFAL. Através de três eixos norteadores (princípios da política de extensão, congruência  entre as etapas de execução da ação extensionista e técnicas procedimentais de avaliação e resultados alcançados  as ações extensionistas ), tem-se a intenção de, por meio de indicadores, verificar a efetividade das ações extensão desenvolvidas por esta Universidade. Ademais, neste instrumento, é disponibilizada Ata – modelo, em cujo texto há um quadro sumário de pontuação de notas/indicador, pelo qual, após somatório destas, será  definido conceito final da avaliação da atividade de extensão analisada.

Antes de procedermos, propriamente, ao uso do presente Instrumento de Avaliação, é necessário compreendermos definições acerca de alguns termos que segmentam o presente Instrumento   de Avaliação.

Quadro nº 01: DEFINIÇÃO DE TERMOS

TERMOS

DEFINIÇÕES

EXEMPLO

EIXOS NORTEADORES

Temas, de caráter geral, que orientam o planejamento de um determinado trabalho, funcionando como um suporte ou guia. Defini-lo significa limitar os conteúdos abrangidos pelo assunto principal, não dando espaço para a digressão, ou seja, para a divagação para outros temas secundários. Através do eixo norteador são definidos os parâmetros a serem seguidos na estruturação de um tema de pesquisa ou avaliação.

Princípios Da Política De Extensão.

DIMENSÃO

 São parâmetros utilizados para descrever os fenômenos observados. Dimensionar um eixo norteador é delimitá-lo quanto ao máximo para se atingir ao objeto de estudo ou avaliação.

Princípio de Impacto e transformação social

INDICADOR

 São informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar, de maneira sistemática, aspectos de uma realidade ou fenômeno e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões. São elementos que apresentam características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas para acompanhar, avaliar e melhorar o desempenho de uma ação.

Resultados impactantes a promover interesses de uma maioria populacional do público – alvo pretendido.

DESCRITOR

É o detalhamento de uma habilidade, de uma competência ou de um indicador avaliativo, Eles tentam expressar, da forma mais detalhada possível, as informações apresentadas em indicadores, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem  ser observados.

Quando NÃO EXISTEM evidências de registro no relatório final escrito acerca da existência de resultados impactantes que tenha promovido da maioria populacional do público – alvo pretendido.

Quadro nº 02: INTERPRETAÇÃO/QUALIFICAÇÃO E EXPLICAÇÃO DOS CONCEITOS AVALIATIVOS.

CONCEITO

TIPO

CONCEI

TUAL

INTERPRETAÇÃO/QUALIFICAÇÃO/EXPLICAÇÃO CONCEITUAL

ESCALA VALORATIVA

Numeração em percentual. (%)

ESCALA VALORATIVA

Numeração absoluta.

EXCELENTE

A

A ação de Extensão foi desenvolvida, de forma EXCELENTE, a contento. Estão explícitos, de forma coerente e fundamentada, TODOS os elementos estruturantes e caracterizadores de uma ação extensionista, condizente, na sua totalidade e execução.

100%

32 pontos

MUITO BOA.

B

A ação de Extensão foi desenvolvida, de forma MUITO BOA, a contento. Estão explícitos, PREPONDERANTEMENTE, de forma coerente e fundamentada, a maioria dos elementos estruturantes e caracterizadores de uma ação extensionista, condizente, na sua totalidade e execução.

76% a 99%

25 a 31 pontos

BOA

C

A ação de Extensão foi de BOA forma desenvolvida. Estão explícitos, PREPONDERANTEMENTE, de forma coerente e fundamentada, boa parte dos elementos estruturantes e caracterizadores de uma ação extensionista, condizente, na sua totalidade e execução.

51% a 75%

 17 a 24 pontos

REGULAR

D

A ação de Extensão foi desenvolvida de forma REGULAR. Estão explícitos, PARCIALMENTE, de forma coerente e fundamentada, apenas alguns elementos estruturantes e caracterizadores de uma ação extensionista, condizente, na sua totalidade e execução.

26% a 50%

09 a 16 pontos

INSUFICIENTE

E

A ação de Extensão foi desenvolvida de forma INSUFICIENTE. Não está explícita a maioria dos elementos caracterizadores de uma ação de Extensão e/ou não foram desenvolvidos durante a execução da Ação Extensionista avaliada.

0 a 25%

01 a 08 pontos

ATA DE REGISTRO SOBRE A AVALIAÇÃO DE AÇÃO EXTENSIONISTA VINCULADA AO EDITAL Nº _______/ANO: 2017.

Aos 13 dias do mês de novembro de  2017, realizei o procedimento de avaliação  da ação de extensão , a seguir, descrita. O processo deu-se mediante análise de documentos como Projeto Inicial da  Ação Extensionista e o Relatório Final  da presente Ação, intitulada:_ VIVÁ, sob a coordenação de IVETE VASCONCELOS LOPES FERREIRA,  vinculada ao Instituto CTEC - UFAL ( Centro de Tecnologia). Após verificação e leitura minuciosa dos documentos supra, foi preenchido o instrumento de Avaliação, pelo qual se extraiu  a pontuação descrita, resumidamente,  no  quadro subscrito, de forma que , ao final, chegou-se ao conceito avaliativo  BOA, tendo como fundamentação os dados e informações  extraídas de documentos disponibilizados no Sistema Integrado de Administração Acadêmica (SIGAA) sobre a Ação Extensionista avaliada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (249.3 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com