Importância da Gestão Democrática na Escola
Por: betinha20 • 11/10/2020 • Artigo • 6.382 Palavras (26 Páginas) • 228 Visualizações
GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
Resumo
Este trabalho teve como objetivo entender a importância da gestão democrática em seara escolar, aproveitando e perpassando pela diferença desse tipo de gestão nas escolas pública e privada. Apesar das intenções serem muito parecidas existem muitas diferenças e a bibliografia permitiu deixar bem claros estes âmbitos. A gestão escolar pode ou não ser culpada pelo fracasso escolar, é preciso refletir até que ponto a gestão sozinha pode ser culpada pelo fracasso escolar. Será possível verificar sobre autonomia do gestor, que esse sim é um grande diferencial entre as escolas pública e privada. Com uma pesquisa de cunho documental, será possível explanar acerca destas questões. Dentre os autores pesquisados, destacam-se CABRAL NETO (2012); LIBÃNEO (2011) E PAULA (2018).
Palavras chaves: escola ; educação; gestão pública;privada
INTRODUÇÃO
Educação e qualidade precisam andar juntas, aliás, é um dueto de ampla necessidade para o Brasil. Essa realidade é algo notório tanto em na escola pública como na privada. Mas, se ambas estão inseridas num mesmo contexto social, por que observamos tantas diferenças entre as duas escolas? O tema tratado no presente trabalho será avaliar a gestão escolar democrática dentro das esferas pública e privada, perpassando pela importância desse tipo de gestão para evitar o fracasso escolar. As seguintes questões norteiam esta pesquisa:
• Por que uma gestão escolar democrática pode ser fator primordial para o sucesso desta e quais as diferenças permeiam o universo público e privado?
•Será que o fracasso escolar tão evidente nas escolas públicas, e relação à privada, são culpa da gestão?
Será de suma relevância para o bom desenvolvimento do trabalho, demonstrar os fatores responsáveis por essa diferença de gestão e se algum desses fatores pode ser apontado como o principal causador do fracasso ou sucesso escolar, tanto público quanto privado. Hoje em dia o que se preza é uma Gestão Democrática da Educação, buscando uma organização que demande tomada de decisões, a organização de muitas atividades, direção de pessoas com participação dos envolvidos. Segundo Libaneo (2011):
esta melhoria da educação se dará através de mudanças das concepções orientadoras das práticas pedagógicas e administrativas com foco na democracia, buscando um maior desenvolvimento do potencial humano e de competências, caracterizado em um processo de aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver. (p 74).
O objetivo deste trabalho será compreender a importância da gestão democrática escolar e mostrar as diferenças desse tipo de gestão nas escolas pública e privada, sem deixar de perpassar pela influência do tipo de gestão para inibir o fracasso escolar. Quanto à metodologia utilizada será realizada uma grande pesquisa bibliográfica para fundamentar a problemática aqui ressaltada fornecendo subsídios teóricos para o desenvolvimento da dissertação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que pretende apoiar-se em estudos recentes. Dentre vários autores escolhido para este estudo, pretende-se focar mais em CABRAL NETO (2012); LIBÃNEO (2011) E PAULA (2018).
2 Desenvolvimento
Hoje em dia a administração escolar precisa ter a preocupação em educar para a vida, sempre com o propósito de formar personalidades oferecendo ao discente a aprendizagem da autonomia.
Segundo Gadoti (2008 25):
Administração Escolar é um ramo da Ciência Administrativa, tendo como objetivo próprio o estudo dos métodos e processos mais eficientes e práticos de se organizar e administrar um sistema escolar ou uma escola em ordem aos ideais e objetivos visados pelo trabalho educativo.
O que mais se vê hoje em dia como tendência é a presença de Organizações que realizam seus afazeres com poucos recursos humanos, o que só é possível com sucesso, se houver uma gestão eficaz. Faz-se imperioso que esses funcionários tenham suas atuações ordenadas e sob controle por organismos da seara administrativa. Pensar a administração escolar democrática implica no compromisso maior com os interesses coletivos da sociedade, formulando condições para o crescimento do indivíduo como pessoa e como participante ativo do mundo do trabalho. Ou seja, a administração deve servir aos interesses do coletivo que gera e usa o espaço escolar. (LUCK, 2013, 66). Durante muito tempo a escola foi administrada de forma rígida e um pouco dura, muitas vezes sem a participação de todos que estão realmente envolvidos no processo educacional. Porém vemos que há muito tempo o uso e a idéia da palavra “Gestão” vem como uma forma, quase que muitas vezes, salvadora para o âmbito do processo educacional. O termo administração perdeu o seu grau de status e cedeu lugar para a gestão. Na verdade, o que se fala a todo o tempo hoje em dia é em mudanças e quando se fala em mudanças, seria modificar a organização e reordenar a gestão da educação, o que foram problemas que compareceram recorrentemente na discussão da política educacional brasileira, em diferentes momentos históricos, pondo em pauta temas como descentralização, participação, comunitarismo, gestão democrática e "modernização" da gestão educacional. (GADOTI. 2008, p 80) Uma gestão democrática elucida a atuação de todos os componentes da escola. Libâneo (2011, p 236) leciona que quase sempre o ambiente escolar é tomado pela omissão de seu corpo docente, que acredita que seu único papel é a sala de aula. Mas aos poucos as idéias de práticas participativas foram se espalhando e assim os professores foram aprendendo nas situações do dia a dia , seja com os colegas, procedimentos e dificuldades, reuniões para discutirem o projeto pedagógico curricular, ou sobre as relações sociais internas e sobre as práticas de avaliação. Contudo existe ainda muitos professores e funcionários que não percebem que necessitam se engajar para participar da gestão da escola, que busca um viés totalmente democrático. Uma
...