Inclusão
Por: rodineimarques50 • 16/4/2015 • Monografia • 12.856 Palavras (52 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIDADE DE CRUZ ALTA
PROJETO DE ESTÁGIO:
EXPLORANDO O MUNDO QUE NOS RODEIA
CRUZ ALTA
2005
RODINEI MARQUES
ALAIDES MARIA GINEITIS DARONCO
SALETE RASIA DA SILVA
EVERLEI MARTINS
PROJETO DE ESTÁGIO:
EXPLORANDO O MUNDO QUE NOS RODEIA
Projeto de Estágio do Curso de Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Crianças, Jovens e Adultos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Cruz Alta, 8º Semestre como requisito parcial para aprovação do Componente Curricular: Estágio Acompanhado Anos Iniciais III.
Orientadora: profª. Drª Bernardete Maria Popoaski
Cruz Alta (RS)
2005
SUMÁRIO
TEMA....................................................................................................................03
JUSTIFICATIVAS.................................................................................................04
OBJETIVOS.........................................................................................................05
METODOLOGIA..................................................................................................06
RECURSOS.........................................................................................................07
CRONOGRAMA................................................................................................. 08
REFERENCIAL TEÓRICO..................................................................................09
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.........................................................................12
JUSTIFICATIVA:
A escola não desempenha funções neutras na sociedade, por esta razão , a prática curricular exercida nesta escola, é aplicada conforme a proposta pedagógica, pois queremos comprovar a formação do cidadão no espaço escolar por ele freqüentado.
E atendendo a solicitação do componente curricular ESTÁGIO ACOMPANHADO III, este plano tem por justificativa realizar exercícios de diversidades múltiplas, de forma a permitir que o educando tenha um pensamento e agir generoso, solidário, e responsável (práxis cotidiana).
A educação não acontece apenas no âmbito da sala de aula englobando o em seus diferentes contextos, incluindo em particular o processo de alfabetização.
A proposta pedagógica indica a necessidade de que essas mediações adentrem a sala de aula de tal forma que isso seja um instrumento de análise das práticas ali realizadas (observação da docência), e que este seja reconstruído não mais como uma pista de corrida, mas como possibilidade de caminhada em conjunto educando, educador, e sociedade.
Com base nas observações realizadas na Eja alfabetização 1 da Escola Estadual Especial Deputado Carlos Santos Ciep, constatamos que aliados ao compromisso profissional do professor e não meramente burocrático, ao objetivo de ensinar, à percepção do seu próprio papel como o garantir a aprendizagem, estavam presentes, na grande maioria das situações por nos observadas, nos diversos tipos de práticas envolvidas.
Neste sentido, as observações feitas podem se constituir em subsidio importante para elucidar por que e como os professores conseguem ensinar. Assim sendo, também torna-se de grande importância para a nossa prática pedagógica, onde pretendemos contribuir com mais subsidios na conquista de uma melhor qualidade de educação.
OBJETIVOS
1 -Objetivos Geral:
Vivênciar momentos de observação e prática pedagógica, como forma de relacionar teoria e prática, no contexto escolar, através da elaboração de um plano de ação, para compreender os jovens e adultos portadores de necessidades especiais (com déficit em aprendizagem), como um sujeito histórico e culturalmente localizado, trabalhando valores éticos, e estéticos.
2- Objetivos específicos:
- Elaborar, construir e aplicar um plano de ação para desenvolvê-lo na turma de Eja do Ensino Fundamental da escola CIEP Especial
- Buscar subsídios teóricos que sustentem a prática pedagógica.
- Conhecer a realidade Escolar através da observação do cotidiano dos sujeitos nelas envolvidos
- Elaborar um plano de ação para Eja 1 do Ensino Fundamental para alunos portadores de necessidades especiais, que envolva diversas áreas do conhecimento, promovendo assim o conhecimento cientifico e social, através de um trabalho educacional- pedagógico. Nessa perspectiva precisamos entender que a educação é uma prática social que precisa da contribuição de todas as áreas.
- Promover o desenvolvimento das potencialidades do educando, enquanto sujeito, nos aspectos físicos, psicológicos, cognitivos e sociais, através de atividades lúdicas
-Criar um banco de dados relativos ao processo de alfabetização e inclusão na Escola Estadual Especial Deputado Carlos Santos CIEP.
- Valorizar a individualidade dos PNEES , a resignificação de saberes associados ao conhecimento tecnológico e cientifico, objetivando a prática de vivências culturais, étnicas e sociais, ampliando suas relações com o meio.
METODOLOGIA
A realização das práticas do estágio será desenvolvidas de forma que oportunize a participação de todos, utilizando-se uma metodologia ativa, possibilitando situações de aprendizagem relacionadas com a realidade dos educandos.
As atividades práticas desenvolvidas no estágio devem ser entendidas como ações que demandam análise e reflexões, constante num movimento de ação- reflexão- ação.
O estágio compreende atividades de orientações, observação e regência e eu desenvolvimento ocorre na perspectiva da reflexão na ação, envolvendo:
...