Inclusão escolar
Por: ana paula correa da silva • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 598 Visualizações
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSO DE INCLUSÃO
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO
ANA PAULA CORREA DA SILVA
POLO SOBRADINHO
RS, 26 DE ABRIL DE 2015.
INCLUSÃO ESCOLAR
A inclusão escolar não é somente a inclusão de uma criança que tem necessidades especiais dentro de uma sala de aula, a inclusão vai além das paredes da sala de aula, pois a palavra já diz, é incluir qualquer criança independente da sua necessidade ou limitação, sem distinção de qualquer natureza.
Cabe a escola acolher as crianças da melhor forma possível, buscando sua inclusão de forma natural, onde a criança se sinta acolhida, onde ela faça parte daquela escola, não se sentindo diferentes por partes dos professores e alunos.
Pois é ai alguém diz, mas a criança é diferente, pois ela necessita de um atendimento especial, sim ela é diferente, nós todos somos diferentes, cada um de seu modo, e se alguma criança em sala de aula necessita de algum atendimento especializado, cabe á escola providenciar esse atendimento, mas nunca fazendo desta necessidade de atenção, um jeito de excluir a criança do seu grupo escolar.
E as formas de isso acontecer precisa ser pensado antes mesmo de surgir à necessidade, por isso no projeto político pedagógico deve constar o que a escola precisa para atender as crianças, o espaço físico da escola deve ser feito e pensado nesta demanda, pensando na diversidade, o projeto político pedagógico deve ser discutido junto com os professores e comunidade escolar, buscando melhorar o que precisa ser melhorado, como irão fazer as melhorias.
Não cabe a criança de forma alguma se adaptar á sua escola, e sim é a escola que deve se adaptar a diversidade de seus alunos, visando sempre melhorar qualidade do ensino.
...