Infância como construção social
Por: nonatoee • 3/9/2017 • Dissertação • 678 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
Aluno (a): Marilza Lima Reis
Disciplina: Estágio I Educação Infantil Professor: Tania Maria Zanotti Guerra Frizzera Delboni
Atividade 1
Após a leitura dos textos indicados, elabore um texto expositivo, abordando:
- A identidade do atendimento na Educação Infantil: como primeira etapa da Educação Básica, a quem se destina?
- A função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil. Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica. Como?
- Definição de currículo. Quais são os eixos norteadores? Como assegurar que as experiências atendam aos princípios éticos, políticos e estéticos?
- Indissociabilidade dos conceitos referenciais de cuidar e educar.
- A visão de criança: o sujeito do processo de educação.
- Princípios básicos.
- Objetivos e condições para a organização curricular.
- Parceria com as famílias na Educação Infantil.
- Organização das experiências de aprendizagem na proposta curricular.
- O processo de avaliação.
Educação Infantil
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, hoje oferecida pelas creches e pré-escolas, nas diferentes etapas do desenvolvimento da criança, abrange crianças até os 5 (cinco) anos de idade, a Educação Infantil tem por objetivo a formação das crianças até essa faixa etária, em aspectos afetivo, psicológico, físico, social e intelectual, independente das suas diferenças, juntamente com o suporte da família .
Mas nem sempre foi assim, somente após a Constituição de 1988 que passou a ser direito social das crianças o atendimento em creches e pré-escolas, passando a ser de responsabilidade do Estado com a Educação. No inicio a educação infantil em nosso país foi muito marcada pelas distinções com relação as diferenças nas classes sociais, nem todas as crianças tinham direito a escolarização.
Como proposta pedagógica a educação infantil tem a preocupação de preparar a criança para o ensino fundamental, nos aspectos afetivos da criança, físico, hábitos higiênicos, atividades lúdicas, o brincar, entre outros. As propostas pedagógicas devem respeitar princípios:
- Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
- Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
- Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
É dever sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil sobre a observância das Diretrizes, garantir plenamente sua função:
- Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
- Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;
- Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;
- Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
- Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnicoracial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
Para o currículo na educação infantil deve incluir-se as diferentes visões de criança, de família, de funções da creche e da pré escola com modo inovador avaliar e aperfeiçoar as práticas vividas pelas crianças nas unidades de Educação Infantil.
Referências
______. Ministério da Educação e do Desporto. Legislação Educacional. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: acesso em agosto de 2007.
...