Inovando no Campo Educacional Por Meio do Uso das Tecnologias
Por: Thays mendonça • 22/9/2022 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 110 Visualizações
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LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Inovando no campo educacional por meio do uso das tecnologias
MIRANTE DO PARANAPANEMA – SP
2021
Inovando no campo educacional por meio do uso das tecnologias
Trabalho de Pedagogia, apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de: Organização no trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Orientador:
MIRANTE DO PARANAPANEMA – SP
2021
INTRODUÇÃO
Ao decorrer das décadas muitos campos de trabalho vêm se adaptando as novas tecnologias, ferramentas, e inovações que surgem, porém nem todos os campos de trabalho aderiram a esses novos meios tecnológicos e inovadores, sabemos que é de sua importância agregarmos essas ferramentas em nossas vidas, pois deste modo otimizamos o tempo, facilitamos o trabalho, além de que é necessário acompanharmos os avanços tecnológicos, que só querem melhorar a qualidade do nosso trabalho.
Se tratando do campo educacional, temos ciência que nos últimos 3 anos tivemos avanços significativos, mas ainda se tem muito a avençar; sabemos que desde muito pequenas as crianças tem muito contato com os meios tecnológicos ( celular, tablets, videogame, computadores, etc.) que são muito interessantes aos alunos e o fato de que durante o horário escolar não é permitido o uso dos mesmos causa muitos transtornos no ambiente escolar, depois de tantos debates sobre o uso desses recursos chegou-se à conclusão que se utilizado de maneira consciente e correta, só irá somar na qualidade do ensino, tornando mais interessante e atrativa as aulas, fazendo com que a participação dos alunos aumente significadamente melhorando os resultados finais dos próprios alunos e engrandecendo o trabalho do professor.
DESENVOLVIMENTO
Com passar do tempo e a inserção cada vez maior dos meios tecnológicos na educação, foi observada a necessidade da criação de um conteúdo voltado para esse público, assim foram surgindo inúmeras alternativas como:
Escola Games | Jogos Educativos para o Ensino Fundamental
Ludo Educativo - Portal de Jogos Educativos
Escola Kids - Educação para Crianças, Conteúdo Infantil de Educação (uol.com.br)
Ambos desses sites possuem uma variedade imensa de conteúdo e para todos os estágios educacionais.
Entretanto quando se fala de inovação se pensa diretamente em tecnologia, mas a inovação vai além de somente meios digitais, abrangendo atividades mais comuns e de fáceis acesso como: quebra- cabeças, dominó, caça-palavra, cruzadinhas, jogos da memória; cabendo ao professor adaptar a atividade escolhida ao conteúdo que está sendo trabalhado, atividades essas que proporcionam uma maior interação entre os alunos e entre os alunos e o professor, além de também trabalhar questões socioemocionais, questões essas que em alguns games virtuais não conseguem alcançar.
Plano de Aula | |||
Identificação | Turma | 1º ou/e 2º ano do ensino fundamental. | |
Duração | 1 hora. | ||
Tema da aula | Formação de palavras. | ||
Componente Curricular | Língua Portuguesa. | ||
Práticas de Linguagem | Escrita. | ||
Objetos de conhecimento |
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Habilidades |
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Metodologia |
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Recursos |
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Avaliação |
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Referências |
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CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao final deste estudo, concluímos que a utilização das ferramentas e dos meios digitais no campo educacional, se utilizado de maneira consciente pode agregar em muito na qualidade, no interesse e na participação das aulas, sendo refletido e comprovando a eficiência destes métodos nos resultados finais, ou seja, temos e devemos utilizar essas ferramentas e outras que forem surgindo, tudo que possa agregar conhecimento aos alunos deve ser utilizado, ou ao menos experimentado.
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