Inteligencia Espacial
Por: Jéssica Odemilson • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 850 Palavras (4 Páginas) • 1.152 Visualizações
INSTITUTO EDUCACIONAL DE MONTE ALTO[pic 1]
Faculdade de Monte Alto
INTELIGÊNCIA ESPACIAL
MONTE ALTO/ SP
2017
INSTITUTO EDUCACIONAL DE MONTE ALTO[pic 2]
Faculdade de Monte Alto
ANGELA ESTEVES
DAIANE BATISTA
IZABELA SENA
JÉSSICA CONTARIN
LUÉLY VENTURA
MIRELA PEREIRA
INTELIGÊNCIA ESPACIAL
Trabalho apresentado à Faculdade de Monte Alto, como parte dos requisitos necessários à conclusão da disciplina de Didática e Formação Docente do curso de Pedagogia, sob a orientação da Professora Mestranda Alessandra Augusta Santana Matheus.
MONTE ALTO/ SP
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
INTELIGêNCIA ESPACIAL 5
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo identificar de que maneira a inteligência espacial é identificada, assim esta inteligência é definida como a capacidade de percepção do mundo visual e espacial de forma precisa. Desenvolvendo habilidades de manipulação de formas e objetos através da mente, ligada ao mundo concreto, objetos e localização, desenvolvendo através do apuramento das percepções sensório-motoras. As profissões que se destacam com essas habilidades são os engenheiros, arquitetos, navegadores, designers e artistas plásticos.
INTELIGÊNCIA ESPACIAL
A inteligência espacial está ligada ao mundo concreto, objetos e localização, desenvolvendo através do apuramento das percepções sensório-motoras. A principal ferramenta seria a visão e mente, e com a mente imaginar onde se localiza e manipular diferentes objetos. É uma das inteligências mais utilizadas no dia a dia, para se localizar em um determinado local que queira ir, e precisará traçar esse caminho mentalmente antes de realizar o caminho desejado. Gardner afirma:
“Centrais à inteligência espacial estão as capacidades de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e modificações sobre as percepções iniciais e ser capaz de criar aspectos da experiência visual, mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.”
Coisas simples como pendurar um quadro na parede, precisará inicialmente imaginar como ficará o quadro e o gancho do quadro fica no meio então através dele irá posicionar o local exato, após pendurado visualizar se esta alinhado. Essa simples tarefa pode ser muito difícil para pessoas que não desenvolveu este tipo de inteligência.
A habilidade auxilia no aprendizado através de imagens mentais, em crianças é identificado através dos quebra-cabeças e jogos que necessitam de atenção e que haja detalhes visuais, exemplos construção com legos, bloco construtor e cubo mágico.
Para auxiliar no desenvolvimento professores poderão estimular através de vídeos e materiais audiovisuais, desenhos e pinturas, mapas e gráficos, dicionário ilustrado com temas abordados em sala. Nas séries iniciais também pode ser utilizado jogos que ajudem a descobrir objetos com os olhos vendados, para conseguirem fazer a percepção através do tato e construir o objeto em sua mente.
Em pessoas com deficiência visual esta inteligência é mais desenvolvida, devido ao fato de terem que imaginar todo o mundo ao seu redor, em todas as tarefas, então a percepção se torna mais apurada.
Conseguimos identificar a inteligência espacial no trabalho dos engenheiros, arquitetos, navegadores, designers, pilotos de avião, artistas plásticos e até mesmo alguns jogadores de futebol, por exemplo o jogador Cristiano Ronaldo, que foi submetido a um teste onde uma pessoa jogava a bola em sua direção e no mesmo instante as luzes se apagavam, ele projetava a imagem da bola em sua direção e conseguia idealizar o movimento que seria necessário fazer para acertar a bola no gol, tudo em fração de segundo, o teste foi repetido duas vezes e as duas ele acertou o gol.
...