Inteligencia corporal
Por: daiana10vieira • 2/3/2017 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Inteligência corporal cinestésica
Embasadas nas pesquisas do psicólogo, Howand Gadnor, entendemos que a inteligência corporal cinestésica é a habilidade de usar o corpo para expressar emoções ou movimentos físicos com objetivos manipulados pelo cérebro.
Essa inteligência é especialmente desenvolvida em atletas, bailarinos, artistas, mímicos, entre outros que recebem estímulos musicais e corporais para empregar o seu corpo e a criatividade.
Pessoas com essas habilidades também desenvolvem melhor o raciocínio logico, linguagem verbal e corporal, coordenação motora, equilíbrio, velocidade.
Mas essa inteligência pode ser estimulada desde de criança, por meio de exercícios físicos frequentemente, alimentação saudável e também qualquer exercícios lógicos que necessitem de movimentos corporais e criatividade mental para executar metas e alcançar objetivos pessoais.
Aplicando em sala
Observamos que crianças adoram se movimentar e assim vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo na qual, os movimentos são a linguagem.
Elaboramos uma atividade que tem como objetivo estimular a inteligência corporal cinestésica de modo que, as crianças viajaram em um mundo de imaginação mas com representações em um circuito por meio de movimentos corporais e atividades físicas como correr, engatinhar, voar. Será necessário a ajuda dos amigos para concluir essa inesquecível viagem imaginaria ao mundo dos dinossauros.
Os alunos deverão estar posicionados em grupos separados iguais ou semelhantes.
Primeiramente, deverão passar pelo obstáculo dos bambolês, ou seja, engatinhando em silencio e com uma mão para o alto com a chave premiada deverão passar pelo túnel de entrada do parque jurássico, cuidado para não acordar os Pterossauros.
Em seguida deverão posicionar-se no ‘X’, que são ninhos do gigante triceratops, e passar o ovo para os demais integrantes sem deixar cair ou que se movam do lugar, a última a segura-lo deverá arremessa-lo no lago, representado por um bambolê.
Após, deverão equilibrar-se em fila para atravessar o habitat aquático do temido e gigantesco Plesiossauro.
E por fim, concluir a viagem com o som de vitória sobre o batucar das pedras, representada pela panela e pela colher com o grupo que terminar o percurso em menos tempo. É importante observar se as crianças conseguiram fazer o que foi proposto e o tempo de duração foi adequado e principalmente se os pequenos se envolveram e seguiram as sugestões, ou seja, DESENVOLVIMENTO, AGILIDADE, RACIOCINIO, PARTICIPAÇÃO.
APRENDER, Psi. Inteligência Corporal Cinestésica. 2010. Disponível em:
MARAVILHOSA, A Mente é. Inteligência corporal cinestésica. Disponível em:
RECANTO DAS LETRAS, A inteligência Corporal Cinestésica de Howard Gardner aplicada à educação á distância. Disponível em:
...