TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Estagio Pedagógico

Por:   •  29/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Um professor deve sempre estar em constante estudo, revisando as teorias e fazendo na pratica, um momento muito importante na faculdade é o estágio, nele podemos colocar em pratica tudo que aprendemos.

Neste relatório busco apresentar algumas discussões e questionamentos a partir dos estudos proposto, e assim esclarecer e compreender sobre a importâncias do pedagogo em suas diversas atuações no ambiente escolar, tanto em sala de aula quanto na equipe pedagógica e em sua relação com a equipe administrativa.

1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo de Juliana Pasqualini intitulado "O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin" aborda a relação entre ensino e desenvolvimento infantil com base nas concepções e estudos dos autores citados, sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural.

A Educação Infantil passou por mudanças de compreensão ao longo do tempo, sendo vista em alguns momentos como puramente assistencialista e em outros como etapa de preparação para o Ensino Fundamental. Atualmente, as perspectivas adotadas pelas escolas e seus estudiosos tendem a variar entre duas ideias: a união entre o cuidar e o educar e a perspectiva ante escolar.

Na perspectiva ante escolar, a Educação Infantil não deve ter como objetivo o ensino e os processos de ensino-aprendizagem, mas sim a educação nas relações educativo-pedagógicas, que compreendem diversas dimensões, como cognitiva, expressiva, lúdica, criativa, afetiva e médica, entre outras. Nessa perspectiva, o educador deve apenas acompanhar, favorecer e estimular o desenvolvimento da criança, sem ações de ensino.

Porém, para Vygotsky, o desenvolvimento infantil se constitui na união entre o desenvolvimento biológico e cultural, sendo um processo único de formação da personalidade da criança em um processo complexo. O processo de desenvolvimento da criança não pode ser visto como meramente natural ou espontâneo, já que é influenciado pelas condições históricas e sociais de cada sujeito, e assim, todos os estágios de desenvolvimento são variáveis.

Leontiev também postula que o desenvolvimento da psique infantil ocorre a partir das situações que a criança participa, das condições de sua vida e de suas relações sociais. Além disso, tanto Leontiev quanto Elkonin defendem a importância do vínculo entre a criança e a sociedade da qual faz parte como potente influência no seu desenvolvimento.

As teorias dos autores analisados na pesquisa têm implicações diversas para o trabalho pedagógico. Por exemplo, é necessário mediar a apropriação de saberes e aptidões por meio da interação com outras pessoas. Além disso, a reflexão interna nasce a partir das discussões no coletivo, e as funções superiores se formam a partir das interações entre as crianças e com o educador.

De acordo com Vygotsky, é o ensino e a aprendizagem que conduzem ao desenvolvimento, e o ensino deve adiantar-se ao desenvolvimento. A imitação também é essencial para as aprendizagens e o desenvolvimento, e o adulto precisa disponibilizar objetos diversos da cultura para a criança e organizar atividades para o desenvolvimento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com