JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA E CIÊNCIAS
Por: aline720 • 20/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Aline da Silva Maia – RA D3595H3
Vera Lucia da Silva – RA D47CAD2
JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA E CIÊNCIAS
SÃO PAULO
2018
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA E CIÊNCIAS
Trabalho apresentado para fins avaliativos à disciplina Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências, referente às Atividades Práticas Supervisionadas, sob a orientação da profª Sueli Barberio.
SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................
2. JUSTIFICATIVA .................................................................................................
3. OBJETIVO GERAL ............................................................................................
4. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................
4.1 DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE............................................................
5. FICHA TECNICA.................................................................................................
6. CONCLUSÃO .....................................................................................................
7. REFERÊNCIAS...................................................................................................
1.Introdução
O ensino da Matemática diferente do que dita o senso comum, não tem como principal objetivo apenas trabalhar as operações (adição, subtração, divisão e multiplicação), mas também desenvolve as potencialidades do aluno na formação de cidadãos críticos e cientes de suas responsabilidades sociais, conforme instruído pela BNCC (Brasil, 2017).
Através dos jogos os alunos aprendem a respeitar regras, comparam jogadas, se tornam mais observadores, e passam a elaborar estratégias. Essas atividades pedagógicas favorecem o raciocínio lógico e a discussão das propriedades matemáticas envolvidas no jogo. Grando (2008, p. 24) ressalta que “o jogador é motivado a conhecer seus limites e suas possibilidades de superação de tais limites, na busca da vitória adquirindo confiança e coragem para se arriscar”. Para Starepravo (2010, p. 11) utilizar jogos nas aulas de matemática é uma “possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muito dos nossos alunos, que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprende-la”.
2. Justificativa
Através do ensino da matemática de forma lúdica, defendemos que é a forma mais adequada para o desenvolvimento do projeto na faixa etária em questão. O jogo determina uma forma de relaxamento da mente, ou seja, um desenvolvimento, pois através dos jogos as crianças podem assimilar com maior facilidade, pois tudo o que se aprende com brincadeiras se torna prazerosa e divertida, e normalmente ficam para sempre na memória.
3. Objetivo Geral
Trabalhar com as crianças a importância da matemática, através de um jogo.
3. Desenvolvimento
Para trabalhar a matemática o educador não precisa apenas de materiais didáticos próprios da matéria. O mesmo deve ter apenas a propriedade da matéria para assim produzir métodos para a construção do conhecimento nos alunos.
O material didático é apenas uma ferramenta que facilita a trabalho do educador, assim proporcionando uma melhor prática pedagógica. É importante que o aluno trabalhe com o material concreto, pois o mesmo torna o conhecimento mais pratico e objetivo. Tornando o mesmo ativo na construção do próprio conhecimento.
A brincadeira transforma o conhecimento teórico em prático, assim proporcionando um maior entendimento para a criança entre diversos aspectos desenvolvidos as áreas são: física, intelectual, social e emocional.
O físico trabalha a coordenação motora e espacial. A intelectual desenvolve o raciocínio lógico e a resolução de problemas, já a social trabalha a questão grupal,relacionamento com os colegas e com a família, além do espírito esportivo. Enquanto a parte emocional trabalha o aumento da auto estima.
É nesse contexto que inserimos a brincadeira como uma das principais ferramentas didática.
3.1. Desenvolvimento da atividade
O presente trabalho consiste na criação e aplicação de um jogo matemático para o ensino fundamental I. Neste foi criado um jogo de tabuleiro para crianças do 2º ano (entre 7 e 8 anos) do Colégio Palavra Viva localizado na Av. Voluntários da Pátria, número 3933 – Santana, com o objetivo de trabalhar a multiplicação e o contato sensorial com os objetos do jogo (peças).
O jogo desenvolvido também proporcionou o desenvolvimento de habilidades matemática como o raciocínio lógico, reconhecimento de números, orientação espacial, interação e regras.
...