Jogo de Domino Texturizado
Por: Matheus Augusto • 21/11/2021 • Trabalho acadêmico • 876 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
JOGO DE DOMINÓ TEXTURIZADO
GOIÂNIA - GO
2019
JOGO DE DOMINÓ TEXTURIZADO
GOIÂNIA - GO
2019
Introdução
Dominó Texturizado
O surgimento dos dominós é oriental e antiquíssima, não sabemos se a forma atual do jogo era conhecido na Europa quando os italianos o introduziram no século XVIII. O dominó é jogado em diversos países onde o número de peças varia de um país para outro, sendo bastante popular entre os adultos e crianças.
A riqueza desse material lúdico permite o seu aproveitamento como recurso pedagógico em diversos níveis de dificuldade. Assim, tanto o material como o jogo de dominó, possibilitam desenvolver uma série de desempenhos em um contexto educacional como o raciocínio lógico e aritmético dos aprendizes. Sendo o dominó uma atividade lúdica, compete ao educador investigar o conhecimento que seus alunos têm sobre o mesmo, pois ao jogar se constrói um novo contexto para outras descobertas, que poderão ser utilizadas em recursos complementares.
Com o dominó podemos classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto educacional.
Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o pensamento matemático. Pois nos jogos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, por isso devemos utilizá-los em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO E FUNCIONALIDADES
DOMINÓ TEXTURIZADO
Ao jogar dominó, o aluno é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados para vencer. Ao jogar dominó permite trabalhar contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da aprendizagem e na construção do conhecimento.
O jogo de dominó texturizado é composto com as 28 peças, no mesmo padrão do jogo original, tendo as texturas diferentes como principal direcionamento para realizar o jogo.
Proposta: Que haja interações entre todos os envolvidos onde haverá momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas.
Faixa Etária: Educação Infantil ( 3 - 5 anos de idade).
Conteúdo: Trabalhar com contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino.
Habilidades desenvolvidas pelo jogo: A atividade instiga a curiosidade e desenvolve uma série de desempenhos em um contexto educacional como o raciocínio lógico e aritmético dos pequenos que são incentivados a organizar estratégias para a vitória.
Objetivo: Tem como objetivo à aprendizagem de convivência social e também para aprender a desenvolver o raciocínio lógico e aritmético, a conviver com a diferença, a comunicar-se com os outros, a interagir com os próximos, a decidir em grupo e a valorizar o saber social.
Como jogar Dominó
A quantidade de pessoas que jogam uma partida de dominó é de 2 a 4. As peças são misturadas na mesa, e cada jogador pega 7 peças para jogar, se haver menos de 4 jogadores às peças restantes ficam de fora para depois serem compradas quando precisar. O jogador que começa a partida é o que tem a peça 6-6. Ele inicia a partida colocando esta peça no centro da mesa. A partir daí, joga-se no sentido anti-horário. Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez. Quando um jogador consegue encaixar uma peça, a vez é passada para o próximo jogador. Caso o jogador não tenha nenhuma peça que encaixe em qualquer lado, ele deve passar a vez, sem jogar peça nenhuma. O jogo acaba quando alguém bate (ficar sem pedras na mão) ou quando o jogo fica fechado, ou seja, quando não é mais possível baixar pedras. O primeiro jogador da segunda partida será o jogador à direita do primeiro jogador do jogo anterior podendo colocar qualquer pedra que quiser.
...