Jogos Matemáticos Tangram
Por: Glaucia Siston • 13/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.734 Palavras (7 Páginas) • 312 Visualizações
INSTITUTO MENDONÇA DA COSTA EDUCACIONAL
ALINE DA SILVA
CAMILA OLIVEIRA
GLAUCIA SISTON
GLÓRIA CRISTINA VASCONCELLOS
THAÍS PEREIRA
VANESSA DA SILVA
JOGOS MATEMÁTICOS - TANGRAM
TURMA 06/17 - CFP
RIO DE JANEIRO
2017
ALINE DA SILVA
CAMILA OLIVEIRA
GLAUCIA SISTON
GLÓRIA CRISTINA VASCONCELLOS
THAÍS PEREIRA
VANESSA DA SILVA
JOGOS MATEMÁTICOS - TANGRAM
TURMA 06/17 – CFP
Trabalho escrito referente à feira pedagógica
sobre jogos matemáticos apresentada no dia 27/05
no curso de formação de professores.
Professora: Giselia Costa
RIO DE JANEIRO
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. CONHECENDO O TANGRAM ........................................................ 5
1.1 O QUE É? ................................................................................... 5
1.2 COMO SURGIU? ...................................................................... 5
1.2.1 Lenda “Testes Humanos”.................................................... 5
1.2.2 Lenda da Pedra Preciosa ................................................... 5
1.2.3 Lenda do Imperador............................................................. 6
1.2.4 Lenda do Monge ................................................................. 6
2. O TANGRAM E O ENSINO MATEMÁTICO .................................. 7
2.1 Atividades com o Tangram ......................................................... 7
2.1.1 Apresentando a origem do Tangram pra turma ................... 7
2.1.2 Charada sobre o Tangram ................................................... 7
2.1.3 Tangram gigante .................................................................. 8
2.1.4 Tangram de madeira ............................................................ 8
2.1.5 Jogo dos desafios ................................................................. 8
2.1.6 Jogo da subtração ................................................................ 8
2.1.7 Jogo da fração .............................................................. 10
3. CONCLUSÃO ....................................................................... 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................. 12
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, vamos apresentar o Tangram, como surgiu, para que serve e como podemos utilizá-lo em sala de aula. Procuramos trazer o conceito do jogo para explicar à futuros(as) professores(as), alunos que queiram conhecer e à quem mais interessar,como aprender e ensinar formas geométricas de forma lúdica, divertida e fácil. O tangram consegue abranger diversos conceitos matemáticos, dependendo da forma em que for utilizado.
1. CONHECENDO O TANGRAM
O conteúdo da matemática tem algumas subdivisões nos PCNs, e uma delas é Geometria e Formas, onde podemos encontrar várias formas de trabalhar ludicamente com as crianças os conceitos da matemática.
1.1 O QUE E?
Uma dessas formas lúdicas para trabalhar as formas geométricas é o Trangram. O Tangram é um quebra-cabeça chinês de origem milenar, formado pela decomposição de um quadrado em 7 peças geométricas, sendo elas dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Juntando essas peças, podemos criar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números e figuras geométricas.
1.2 COMO SURGIU?
Várias são as lendas e histórias sobre a origem desse quebra-cabeça. Verdadeiras ou não, isso não interfere no lúdico desse material que encanta a todos que o conhecem.
1.2.1 Lenda “Testes de Humanos”
Há quem diga que o jogo tenha se originado na China, entre os anos de 960 e 1279, contudo, só teria chego a Europa no início do Século XIX. Na China antiga o Tangram teria sido utilizado diversas vezes como um teste nos estudos sobre a inteligência dos humanos.
O termo Tangram vem da palavra inglesa “tangam” que significa “misturas” ou “desconhecidos”. Porém, alguns pesquisadores acreditam que a palavra se originou na Dinastia Chinesa Tang. No continente asiático, o jogo também é conhecido por “300 placas”.
1.2.2 Lenda da Pedra Preciosa
Uma das lendas sobre o Tangram diz que uma pedra preciosa teria sido quebrada em sete pedaços e com esses pedaços foi possível formar várias imagens, desde plantas até animais e pessoas.
1.2.3 Lenda do Imperador
Um Imperador chinês teria quebrado um espelho e ao tentar remontá-lo se deu conta de que as sete peças, também chamadas de “tans” que se partiram poderiam ser remontadas de diversas formas, dando origem a muitos tipos de figura.
1.2.4 Lenda do Monge
“Um monge chinês deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas e disse:
...