Jogos e suas funcionalidades
Por: gomesbananatania • 5/6/2017 • Artigo • 292 Palavras (2 Páginas) • 1.077 Visualizações
JOGOS
O jogo deve ser visto como um importante recurso pedagógico e deve estar sempre e fazer parte do contexto escolar. O jogo tem características lúdicas das brincadeiras, suas regras, são mais determinadas e fechadas, ela inspira a criança a um respeito, exigindo atenção, controle e raciocínio maior. O jogo deve ser motivador, ter intenções, objetivos, intenções e formas.
Por meio do jogo a criança se preocupa com a obtenção de conhecimentos e desenvolvimentos das habilidades físicas e mental. Através da forma lúdica de ensinar, o professor faz com que a criança viva experiências, como medo e a perda, além de conhecerem normas e regras.
É por meio dessa forma descontraída de educar, que a criança poderá reunir experiencias e assim aprendera a viver, enfrentando seus obstáculos e amadurecendo aos poucos, pois o lúdico de jogos proporciona que a criança conheça regras, entenda-as, identifique-as o que é e pra que são utilizadas.
Kishimoto (1993, p. 15) afirma:
Os jogos têm diversas origens e culturas que são transmitidas pelos diferentes jogos e formas de jogar. Este tem função de construir e desenvolver uma convivência entre as crianças estabelecendo regras, critérios e sentidos, possibilitando assim, um convívio mais social e democracia, porque “enquanto manifestação espontânea da cultura popular, os jogos tradicionais têm a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social.
Algumas tendencias em que o professor elabora os jogos, exigem mais raciocínio logico das crianças, essas atividades acabam favorecendo o desenvolvimento de habilidades sensoriais e motricidade que estimulam o raciocínio, desde que sejam jogos de construção.
Kishimoto (1999) ainda comenta que “os jogos de construção são considerados de grande importância por enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades das crianças”. (KISHIMOTO, 1999, p. 40).
...