Jornal escolar
Por: jaynemacedo • 4/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 310 Visualizações
Edição 001 Campo grande, MS 20/04/2015 Valor 2,00
Jornal Hora do Estudo
Edição 001 Campo grande, MS 20/04/2015 Valor 2,00
[pic 1]
Mais de um século de história da Praça Ary Coelho
Você reconhece a foto acima? Esse era jardim municipal, e atual Praça Ary Coelho, localizada no centro de Campo Grande, MS. Esse local completou 100 anos em 2009 e até hoje possui histórias que muitos campo-grandenses e frequentadores do local desconhecem.
Acreditaria se eu te falasse que essa praça foi o primeiro cemitério da cidade? Confira a resposta dessa pergunta e mais curiosidades sobre a praça Ary Coelho no nosso jornal hora do estudo.[pic 2]
[pic 3][pic 4]
Letra da música de Paulo Simões: Morena que vale a pena
Se o antigo traz o novo
História valeu a pensa
Como o sangue do seu povo
Cidade nasceu morena
Campo Grande guarda o rosto
Do tempo em que foi pequena
Horizontes são tesouros
Crescer não vai ser problema
Nos quintais e nas mangueiras
Sobrevivem passarinhos
Mesmo hoje quando o asfalto
Já cobriu tantos caminhos
Gente simples, vida mansa
Tradição hospitaleira
Nos meus tempos de criança
Era tudo brincadeira
Fomos índios e caubóis
Conquistando a Afonso Pena
Frequentando as matinês
Do Alambra à Santa Helena
Tem sorvete no domingo
Lá na Praça Ari Coelho
Bela fonte luminosa
Velho por de sol vermelho.
Mais de um século de historia da Praça Ary Coelho
[pic 5] [pic 6]
Praça Ary Coelho, no inicio séc. XX. Praça Ary Coelho no séc. XXl, dias atuais.
Com mais de um século de história, a Praça Ary Coelho, sofreu alterações arquitetônicas em sua estrutura, passou por uma mudança em seu nome e tem uma história bem curiosa com relação ao local onde foi construída e que nem todas as pessoas moradoras da cidade de Campo Grande conhecem.
Atualmente a praça está cercada por grades e abriga um posto policial militar, algumas mesas onde idosos podem jogar dama ou dominó, jogos mais comuns no local, além de uma fonte iluminada, bancos e uma área de lazer para as crianças.
Nas imagens acima, podemos identificar na primeira foto, séc.XX, o então jardim municipal, na Rua 14 de julho, Campo Grande, MT na segunda a atual Praça Ary Coelho que está localizada na mesma rua e cidade, porém por motivos políticos deixou de ser município de Mato Grosso, que após sua divisão deu origem ao estado de Mato Grosso do Sul.
No centro da cidade, entre a Avenida Afonso pena e ruas 14 de julho, 13 de maio e 15 de novembro, a Praça Ary coelho, lugar histórico e emblemático foi palco de grandes e marcantes acontecimentos na nossa cidade, foi local do primeiro cemitério do Arraial de Santo Antônio que, como era de costume na época, ficava nas imediações da igreja. Em 1909, com o novo tratado urbano do engenheiro Nilo Javali Barém, a praça foi instalada com o nome de dois de novembro passando, 1915, a ser reconhecida como jardim, ou praça da independência e, no início dos nos 30, praça da liberdade. Em 1922 ocorre uma remodelação do local com canteiros, plantio de árvores e construção de um coreto e pérgula implantando-se, em 1925, o pavilhão do chá com a finalidade de diversificar o lazer da cidade. Em 1957 para funcionar ali a biblioteca Municipal. O logradouro recebeu a denominação de Praça Ary Coelho em 1954, em homenagem ao prefeito de Campo Grande que foi assassinado em 1952, em Cuiabá.
...