TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO ESTUDO DO PPP

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 14

                                             

  UNIVERSIDADE FEDERAL    

DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

[pic 1]   LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO        [pic 2]

DIAMANTINA – MG

www.ufvjm.edu.br

Dalila Lopes

Edilene Aparecida Pereira Souza

Vivianne Aparecida Pereira Souza

Disciplina: Didática

Professor responsável: Vândiner Ribeiro

TRABALHO TEMPO COMUNIDADE

Modulo III

Bocaiuva

2015

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGGÓGICA (PPP) DA ESCOLA MARIA ELISA VALLE DE MENEZES

O Projeto Político Pedagógico da escola pode ser inicialmente entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Sua dimensão político-pedagógico pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares. Ao desenvolvê-lo, as pessoas ressignificam suas experiências, refletem sobre suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação.

Ele é o elemento essencial na gestão autônoma da escola e na construção coletiva da identidade da instituição. É um documento que assegura o respeito aos princípios do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, garantindo-se a participação de toda a comunidade escolar. Para tanto, deverá estar em harmonia com os princípios éticos, políticos e estéticos previstos em documentos legais tais como Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial, Política Nacional de Educação Especial e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

Em meados de 1930, o Conde Dolabela fundou em Engenheiro Dolabela o Grupo Escolar Maria Dolabela. O Grupo, situado na Praça Malvina, possuía apenas duas salas e tinha como diretora Dona Ida Portella.

        Em 1947, o Conde Matarazzo serviu-se de um alojamento no endereço da Escola atual – Rua Nossa Senhora da Conceição nº 183 – para ampliar as atividades escolares em nossa comunidade. O prédio foi reformado e nele se concentrou todas as atividades escolares. Em 1968, com o fechamento da Empresa, as atividades foram interrompidas.

        Em 1969, a Escola foi reaberta como anexo à Escola Estadual Doutor Odilon Loures, de Bocaiúva, com os anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série). No mesmo prédio também funcionavam os anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), mantidos pela escola particular Ginásio Conde Francisco Matarazzo.

        A partir de 1976 a Instituição passou à denominação de Escola Estadual Maria Elisa Valle de Menezes.

A patrona da Escola nasceu em Diamantina (MG), no dia 03 de fevereiro de 1875. Formou-se no curso Magistério e casou-se com Francisco José de Menezes Júnior. Como o marido foi nomeado Tabelião em Bocaiúva, o casal se transferiu para esta cidade, no ano de 1898. Ali nasceram os nove filhos do casal. Em Bocaiúva, Maria Elisa foi uma das primeiras professoras.  Era conhecida como “Minha Mestra”, devido às várias gerações de alunos que educou. Maria Elisa faleceu em 07 de setembro de 1938, aos 63 anos, deixando a marca de esposa dedicada, mãe carinhosa e, de maneira muito especial, a da grande educadora de várias gerações de bocaiuvenses.

Em 1986, graças ao apoio da Industrial Malvina, na pessoa do Senhor Diniz, bem como do prefeito Wandick Dumont e seu irmão, o Deputado Cícero Dumont, a Escola Maria Elisa passou a oferecer o Ensino Médio.

        Atualmente a Escola, que passou por várias reformas – a última em 1998, sob a direção de Aparecida Santos Bakir – conta com 13 salas de aula, além das salas da direção, do serviço pedagógico, dos professores, de recursos, secretaria, biblioteca, arquivos, central de informática, cantina, banheiros, horta e quadras.

A Escola conta com um bom acervo bibliográfico, que precisa ser atualizado constantemente.

        Cerca de mil alunos estudam hoje na Escola Maria Elisa que, desde o ano de 2004, tem como Diretora a professora Marília Faria Vitória.

         A Escola Estadual Maria Elisa Valle de Menezes, está localizada à Rua Dona Celina Marques, nº 183 em Engenheiro Dolabela, na zona rural, no município de Bocaiúva, Minas Gerais. Foi criada em 11/03/1976, pela portaria: 47286 – MG: 22.02.86/ CNPJ 19.116.136/0001-90.

 A escola atua com Níveis e Modalidades de Ensino Ministrado e Projetos de Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Projeto Escola de Tempo Integral- PROETI, Formação Inicial para o Trabalho- FIT, Sala de Recursos.

Seu funcionamento é de: Matutino (de 7 horas às 11 horas e 30 minutos); Vespertino (de 13 horas às 17 horas e 20 minutos) e Noturno (de 19 horas às 23 horas e 00 minutos).

Compõe o Corpo Administrativo Uma diretora, Três vice-diretoras com graduação e pós-graduação, Uma secretária, 05 auxiliares de secretaria, todas com formação superior.

        O Corpo Docente da Escola é composto por: Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental doze professoras regentes de turma e uma professora eventual, todas com formação superior. Conta ainda com três PEUBs, também com curso superior.

        Nos Anos Finais do Ensino Fundamental 03 professoras de Língua Portuguesa, 02 professoras de Matemática, 02 professoras de Geografia, 02 professoras de História, 02 professores de Educação física 01 professora de Inglês, 01 professora de Ciências,  01 professora de Artes que atende alunos do 8º e 9º anos, 01 professora de Ensino Religioso, e no Ensino Médio 02 professores de Língua Portuguesa, 02 professores de Matemática, 01 professora de Geografia, 01 professora de História, 01 professor de Química, 01 professor de Física, 01 professor de Biologia, 01 professor de Inglês, 01 professor de Filosofia/Sociologia, 01 professor de Educação Física todos com formação superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (283.2 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com