LICENCIATURAS (LETRAS, PEDAGOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E MATEMÁTICA)
Por: MELLBASTOS • 9/5/2019 • Trabalho acadêmico • 5.172 Palavras (21 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação à distância.
Curso de Pedagogia
Desafio Profissional
LICENCIATURAS (LETRAS, PEDAGOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E MATEMÁTICA)
2ª SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM; REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE E DIDÁTICA.
Meriely Goncalves de Bastos
RA: 3398616958
Tutora: Leandra Maria Luna Navarros
Goiânia – GO
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO DA PRODUCAO ACADEMICA 3
3. OBJETIVO 4
4. PASSO 01 5
5. PASSO 02 7
6. PASSO 03 8
7. PASSO 04 9
8. CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------11
REFERENCIAS----------------------------------------------------------------------------------12
INTRODUÇÃO
O objetivo deste desafio profissional visa refletir sobre estratégicas pedagógicas para a melhoria de aprendizagem e comportamento de alunos surdos no contexto regular. Abrangendo na produção acadêmica a construção de instrumento de intervenção pedagógica como estratégia para minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem no aluno surdo. Desta forma, será abordada a conscientização da compreensão de uma realidade inquietante que potencializa as desigualdades verificadas em nosso país, dentre elas: a Educação. Deste modo a apresentação deste estudo será focada na inclusão de crianças com deficiência auditiva nas escolas convencionais, como forma de inserção no meio social, a começar pela escola, onde os educadores desenvolverá um ensino especial de forma coletiva, com o convívio de alunos também ouvintes promovendo assim a interação entre eles, de uma maneira socioeducativa. Atualmente, no Brasil, as diretrizes nacionais para a educação especial (BRASIL, 2001), asseguram os direitos individuais e sociais de pessoas com deficiência. A Lei 9.394/96, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (BRASIL, 1996) prevê o atendimento na rede regular de ensino de pessoas com necessidades especiais. Há um movimento mundial em Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2 4 defesa de que todas as crianças devem ter acesso a escolas comuns para que possam aprender juntas, independentes de suas dificuldades. Os sistemas de educação devem ser projetados de modo que atendam as diferentes características e necessidades de aprendizagem que toda a criança possui e que lhes é própria. No caso de pessoas com necessidades especiais deve haver uma pedagogia centralizada na criança, para atender suas necessidades. A discriminação ainda é um fato na sociedade, mesmo com leis que amparem as pessoas com necessidades especiais. Em razão dessa realidade a ideia de inclusão encontra-se ainda em um processo inicial, que requer muito trabalho para se concretizar. Desta forma faz-se necessário mudanças estratégicas que viabilizara o ensino especializado para essas crianças que estão sendo inseridas nesta sociedade que infelizmente ainda muito preconceituosa, pois associam a deficiência em questão como incapacidade do individuo, em vez de buscar alternativas e/ou oportunidades de novas formas de ensino e interação dessas crianças no meio social e educacional.
- DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Durante a realização deste presente trabalho, o desafio maior foi a busca de conhecimentos na área da educação voltada para o ensino especial de crianças com deficiências, assim como pesquisar e aprofundar mais nos temas abordados, considerando, sem dúvida que a desigualdade e a diversidade é um início de um todo na educação.
O desafio é dar a liberdade que cada um construa a sua identidade cultural, favorecendo uma visão dinâmica, contextualizada e plural, numa perspectiva pessoal e coletiva na vida dessas crianças portadoras de deficiência auditiva.
- OBJETIVO
Explicitar o comprometimento nos enfoques da aquisição/aprendizagem da Língua LIBRAS, por partes dos educadores, abrangendo esta Língua, como uma disciplina autônoma, independente de sua aplicação pedagógica, mostrando a sua importância no contexto geral, pois a LIBRAS deveria fazer parte não só das disciplinas do corpo docente, e sim da grade curricular obrigatória dos alunos em geral, pois facilitaria o convívio e a aceitação das crianças surdas na escola e também no meio social. Além da aquisição obrigatória da LIBRAS no âmbito educacional, este trabalho pressupõe também a utilização da ARTE com o propósito do despertar para a aprendizagem, bem como a necessidade de comunicação e inclusão das crianças com deficiência auditivas no ensino regular através das atividades artísticas coletivas, onde as crianças através destas atividades expressará seus sentimentos, suas particularidades, antes não vista com o olhar especulativo: a arte como forma de linguagem não-verbal.
Estas pesquisas foram embasadas em caráter bibliográfico de grandes pensadores filosóficos na área da educação, representantes da concepção histórico-cultural, mais especificamente Vygotsky, o qual defende a ideia de que a pessoa deficiente não é diferente das pessoas consideradas normais, apenas é alguém que se desenvolve de outro modo com os estudos que se relacionam a deficiência e a arte.
Este trabalho tem como objetivo geral compreender o papel da arte como forma de expressão e desenvolvimento da pessoa com deficiência. As pesquisas mostram que a arte tem a função de proporcionar a expressão de sentimentos inerentes ao indivíduo, pois quando participa de atividades de pintura, de desenho ou cria qualquer outro tipo de arte, transmite uma parte de si mesmo, expressando o que pensa, o que sente e como percebe o mundo à sua volta, contribuindo assim, para a elevação de sua autoestima, causando-lhe bem-estar emocional e melhorando suas interações sociais.
...