Letramento e alfabetizacao
Por: marilisagomes • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.689 Palavras (11 Páginas) • 254 Visualizações
[pic 1]
Professora Tutora em EAD: Rosimeire Lopes
Letramento e Alfabetização
Atividade Prática Supervisionada
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------03 ESTAR ALFABETIZADO È -------------------------------------------------------------------------04 O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO --------------------------------------------------05 OS TERMOS E SEUS CONCEITOS ---------------------------------------------------------------06 CARACTERISTICAS INERENTE DOS GENEROS TEXTUAIS -----------------------------07 ATIVIDADES ------------------------------------------------------------------------------------------08 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM TEXTOS NA SALA DE AULA PARA A ALFABETIZAÇÃO ----------------------------------------------------------------------- 10 PROPOSTA DE ATIVIDADES --------------------------------------------------------------------- 11 ATIVIDADE COM ORIENTAÇÃO NO PCN ----------------------------------------------------13 CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------------15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS --------------------------------------------------------------16 |
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo elucidar sobre o que é, e a importância de letramento e alfabetização; visto que, esses conceitos estão sistematicamente interligados, o letramento ganhou força em meados dos anos 80 no Brasil, e em grande parte do mundo.
Os questionamentos em torno do conceito letramento, em saber como, quando e porque utilizar a língua portuguesa, fez se presente diante dessas questões.
Não basta uma condição alfabetizada do ponto de vista tradicional, embora essa condição seja fundamental, isso não é suficiente para formar sujeitos letrados.
Esses conceitos antigamente eram visto distintamente, hoje cada vez mais essa concepção vem sendo rediscutida.
Se propõem em primeiro lugar reconhecer as especificidades da alfabetização, entendida como processo de apropriação do sistema de escrita, alfabético e ortográfico, e, em segundo lugar a importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento.
Estar alfabetizado é...
É apropriar-se da escrita e da leitura, mais também ir além de saber ler e escrever, é entender o que estar lendo, é ter a capacidade de interpretar o que se aprende, de adquirir conhecimentos e assim poder expor suas ideias de forma clara e precisa.
Marilisa Gomes
Aprender a decodificar, a compreender símbolos e a cima de tudo, dar sentido ao que se lê.
Elisandra Moraes
Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos.
Isabella Castro
Compreender e entender o que se aprende, ser capaz de ler e escrever, é ter autonomia e conhecimento
Hully Pereira
È o processo que leva o ser humano a ser capaz de ler, escrever e compreender. È poder se expressar não apenas através da fala, mais também através da escrita.
Osmar Monteiro
O que significa estar alfabetizado
Estar alfabetizado significa mais do que saber ler, escrever, decodificar e memorizar, é preciso entender e ter o conhecimento do que esta lendo e escrevendo.
Além de descobrir um novo mundo, estar alfabetizado nos da segurança, nos faz dominar a leitura e a escrita, nos possibilitando, interpretar diferentes tipos de situações, de produzir diferentes tipos de textos, conseguir expressar através da escrita e da fala, ter capacidade de criticar e interpretar o que se está lendo e escrevendo.
Sem dúvidas o processo de alfabetização é fundamental na vida de todos.
Um individuo alfabetizado além de dominar a leitura, consegue transpor as suas ideias no que se fala e se escreve, tendo a facilidade de escrever uma carta, ter autonomia em realizar atividades distintas com o ler, escrever, falar, reproduzir e muito mais.
È tornar o individuo consciente, questionador, critico, com suas próprias opiniões e pensamentos, é poder interagir na sociedade sem que se sinta constrangido e nem dependente mais sim determinado e com suas próprias decisões.
Na escola cabe ao professor fazer com que os alunos passem por esse período de alfabetização com tranquilidade e harmonia, pois é uma época marcante na vida das crianças, onde ela tem seu desenvolvimento motor, social e cognitivo. É preciso que eles entendam a importância e a necessidade do saber ler e escrever corretamente, para que torne sua vida na sociedade um grande sucesso.
Os termos e seus conceitos.
Decodificar:
Identificação e interpretação dos sinais linguísticos por um receptor, identificar através da leitura de códigos e símbolos, pode-se dizer que é o ponto de partida para a alfabetização do aluno.
Decifrar o que está codificado; o que está em símbolos. Escrever em linguagem clara e comum um texto escrito em código.
Ler:
È ter a capacidade de ter decifrado os símbolos e através de seu uso montar sílabas, palavras e frases. Percorrer com os olhos o que está escrito ou impresso, em voz alta ou baixa.
Escrever:
È a ação de representar palavras ou ideias com letras ou signos em um papel ou qualquer outra superfície.
Representar, por meio de caracteres ou sinais gráficos: escrever um pensamento, redigir, compor, escrever uma obra. È saber se comunicar com o outro através do código da escrita.
Autonomamente:
De maneira autônoma; em que há autonomia. Algo que acontece de forma autônoma (independente)
...