Letramento e alfabetização no ensino fundamental
Por: allyne12345 • 29/9/2015 • Projeto de pesquisa • 383 Palavras (2 Páginas) • 755 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE ENSINO TEOLÓGICO-IET
ALINE ALVES DE JESUS
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFICULDADES E SOLUÇÕES
Boa Nova
2015
ALINE ALVES DE JESUS
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFICULDADES E SOLUÇÕES
Projeto de pesquisa apresentado para a requisição de nota para a disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica do instituto de ensino teológico –Iet
Orientadora: Prof° Kácia Costa Silva
Boa Nova
2015
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFICULDADES E SOLUÇÕES
Aluna: Aline Alves de jesus
Curso: Pedagogia
Instituição: Instituto de Ensino Teológico
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Prof°: kácia Costa Silva
Justificativa
Diante de uma realidade nada animadora em que vemos os princípios defendidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais tão distantes da realidade que acontece na sala de aula, alunos não alfabetizados sendo rotulados como repetentes, fracassados, evadidos; exclusivamente responsabilizados pelo seu fracasso escolar por grande parte dos professores sendo eles também culpados por adotarem atitudes que tiram dos alunos alternativos significativas no processo de assimilação dos códigos da linguagem escrita e falada. Este projeto contém informações que podem contribuir para que todas as pessoas envolvidas com a educação possam descobrir práticas de ensino que promovam a relação entre a linguagem escrita e oral, onde o educador conseguirá despertar nos alunos a possibilidade de elaborarem hipóteses e futuramente por si mesmos.
Problemática
Quais são os fatores que mais contribuem para o alto índice de dificuldade na leitura e na escrita no 4° ano no ensino fundamental?
Nota de rodapé
Eu sou Aline Alves de Jesus, curso Pedagogia no Instituto de Ensino Teológico Iet
Hipóteses
Abordaremos as seguintes soluções:
.Os alunos têm o direito ao acesso biblioteca;
.A Escola deve usufruir de recursos didáticos e tecnológicos que despertem nos educandos a competência no domínio da linguagem escrita e oral;
.A estimulação a leitura e a interpretação pode ser trabalhada através da ludicidade e da realização de projetos que tenham como tema algo diz respeito ao contexto social de cada aluno.
.Cabe ao educador pesquisar sobre o porquê da dificuldade de seu aluno, para assim saber que recursos vai utilizar para amenizar tais problemas.
Objetivo:
Criar nos educandos a capacidade de exercer o seu papel na sociedade como consequência do gosto pela leitura como um meio de conhecer o mundo, de sua criticidade e da integração social. Despertar nos educadoress a vontade de ampliar os seus conhecimentos, elaborando metodologias de ensino convenientes ao futuro profissional, ao bem estar físico, social e psicológico de todos estudantes.
...