Ludicidade estagio
Por: daybrenda • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.690 Palavras (11 Páginas) • 367 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
DAYANE PEREIRA RODRIGUES DE ARAUJO, RU, 768334.
ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL-LUDICIDADE
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordou alguns aspectos relevantes para a pratica de atividades lúdicas e jogos na educação infantil se dará através de analise da concepção de desenvolvimento infantil e a metodologia realizada pelo docente que atende esta faixa etária, tendo em vista que, a primeira infância e desenvolvida segundo determinadas etapas evolutivas, assim se faz necessário à importância do educador conhecê para melhor realizar seu trabalho junto às crianças, pois para cada nível de desenvolvimento ha uma atividade ou jogo adequado a ser realizado.
Pois durante a evolução da criança ela precisa ser estimulada em todos os seus aspectos e as atividades lúdicas, desempenham uma função prazerosa para a criança, nestes aspectos a criança realiza uma atividade que lhe do prazer e desenvolve as habilidades motoras, cognitivas, afetivas e morais.
Sabendo-se que os jogos e as brincadeiras sempre estiveram presentes na vida do homem caças, relacionar-se com a natureza, dominar a fala, descobrir a roda e o fogo, é atos que surgiram de jogos e brincadeiras que fazem parte da relação humana.
Nesta perspectiva o jogo e um fator importante param se conhecer os povos e seus costumes. Na educação os jogos ultrapassam a linha do tempo e permeiam muitas gerações. Apesar de toda modernidade, os jogos e brinquedos do passado ainda são importantes para o universo infantil.
As crianças ainda buscam das mais variadas brincadeiras que foram lhes passadas através de avos, ou pessoas adultos que lhes são muitos próximas. A importância de uma educação mais abrangente faz com que procuremos novas saídas para suprir as carências encontradas nas instituições de ensino.
Atualmente, a maior luta é por um ensino mais humano, voltado para real interesse dos alunos, tornando-os agentes do processo educacional.
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O estagio foi realizado na CEI universo infantil, situado na Rua Cosme Damião da cunha, numero 283 no bairro jardim guarani, cep02849-080, localizada na cidade de são Paulo, no estado SP. O contato da escola pode ser realizado através do telefone 11-3983-1735 e do email anandamarga2@yahoo.com.br.
A escola oferta atendimento na educação infantil da criança entre 1 a 4 anos no período matutino e vespertino.
O estagio foi realizado no período de 18-07-2013 a 26-07-2013 de segunda a sextas feiras.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. É oferecida gratuitamente em creches ou instituições equivalentes para crianças de ate 3 anos de idade e, posteriormente em pré- escolas para crianças de 4 a 5 anos, de acordo com o referencial curricular nacional para a educação infantil organizado pelo MEC, as creches e pré- escola devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança.
Atividades como brincar, contar historia, oficinas de desenho, pintura e musica, alem de cuidados com o corpo, são recomendadas para crianças que frequentam a escola nesta etapa.
Os profissionais que buscam metodologias criativas para desenvolver seu trabalho na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental vêm observando que as crianças aprendam quando brincam, pois a ludicidade envolve as habilidades de memória, atenção e concentração, alem do prazer da criança em participar de atividades pedagógicas de maneira diferente e divertida.
O prédio e bem estruturado, com boa iluminação, ventilação, a limpeza e constante sua decoração varia com o tema trabalhado, os moveis são adaptados conforme a idade das crianças os recursos tecnológicos são usados direto da secretaria pelo acesso da internet, ha espaço para guardar os materiais usados. As atividades esta baseadas nos ideais universalistas do neo-humanismo, onde as crianças praticam yoga, meditação, vivenciam valores como respeito, compaixão e cooperação, brincam muito em um ambiente com profundo carinho. O cardápio é vegetariano dotado de grande diversidade de frutas e vegetais.
Nossa proposta pedagógica segue a linha da educação progressista que visa à adequação dos conteúdos para a participação ativa e critica do cidadão na sociedade. Para tanto nossas atividades são dinâmicas e envolvem a interação diária entre as crianças que cooperam com os colegas, trocando ideias e coordenando diferentes pontos de vistas para solucionar pequenas situações ou problemas propostos pelo orientadores que referenciam na pratica educativa os conhecimentos e a experiências da criança no âmbito social e afetivo.
Por meio dessas interações e das diferentes situações de convivência, a criança ira então se apropriar de suas ideias garantindo sua autonomia intelectual e construindo, progressivamente seu conhecimento para então identificar problemas de sua comunidade e encontrar e promover soluções eles.
A principal tendência dessa pedagogia critica social dos conteúdos, portanto, é a valorização da ação pedagógica enquanto promotora da pratica social estimulando valores éticos essenciais para o viver e conviver harmonioso e pleno. Os profissionais da educação infantil devera ter um domínio dos conhecimentos científicos básicos tanto quanto os necessários para o trabalho com a criança(conhecimentos em saúde, higiene, psicologia, antropologia e historia, linguagem, brinquedo e das múltiplas formas de expressão humana, de desenvolvimento físico e das questões de atendimento em situações de necessidades especiais).
Ter sob controle seu próprio desenvolvimento, bem como estar em constante processo de construção de seus conhecimentos. Ter elaborado a questão de seus valores, cultura, classe social, historiam de vida etnia, religião e sexo. Compreendendo assim a maneira como a criança constrói significados sobre o que a cerca e sobre si mesma.
As relações que a criança vivencia no espaço da educação infantil nem sempre são harmoniosas, ao contrario, são muitas vezes conflitosas, pois entra em contato com outras crianças com diferentes culturas e comportamento não é nada fácil. É importante que possamos estabelecer laços afetivos seguros e verdadeiros com as crianças, compreendendo as até mesmo em suas reações de conflito. Nessa compreensão, não se trata de “deixar assim mesmo” esperar passar ou sentir pena da criança, mas justamente confiar na sua capacidade de resolver conflitos, de superare esse problema no amparo seguro da relação afetiva com o professor. O importante é fazer com que a criança retire dessa situação elementos significativos para sua aprendizagem, repare o erro, procure tomar cuidado e atenção da próxima vez para que não volte a repeti-lo.
...