METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Por: Pedagogia12 • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – 5°. SEM.
METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
INTRODUÇÃO
Ler e escrever bem são qualidades que precisam ser desenvolvidas por nossos alunos e procurar meios de envolvê-los no mundo das letras não é tarefa fácil, porém é possível com um pouco de determinação e força de vontade dinamizar nossas aulas e aqui trazemos uma proposta de atividade onde os alunos aprenderão se divertindo. Precisamos ensinar que escrever é fácil, que o português está dentro da realidade deles e que não é preciso ser um gramático para escrever bem, então, vamos nos divertir!
Tema: Trocando correspondências
Objetivo Geral: Integrar a turma por meio da escrita.
Objetivo específico: Analisar a produção escrita dos alunos.
Avaliação: Formativa, ou seja, será avaliado todo o processo de ensino-aprendizagem, identificando e superando as dificuldades encontradas.
Recursos materiais: Folhas de papel A4, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, canetinha.
Justificativa: Essa aula surge da necessidade de estimular a escrita dos alunos, quanto mais os estimulamos a escrever, mais os ajudamos a construir um futuro promissor. Hoje encontramos até nas faculdades pessoas com dificuldades na hora de escrever, e precisamos evitar formar alunos assim, e procurar inovar sempre nas aulas é uma maneira de instigá-los a querer aprender, a querer superar suas dificuldades, pensando nisso propomos a atividade abaixo.
1°. Passo - O professor irá listar o nome dos alunos da classe, em seguida serão formadas as duplas que irão se corresponder, o aluno pode escrever para mais de um colega.
2°. Passo - É hora de planejar a escrita. Normalmente, a professora apresenta a estrutura para a redação de uma carta e um roteiro de temas para que os alunos se apresentem na primeira correspondência. Os alunos começam com um rascunho da carta que pretendem enviar e depois chegam a uma redação final, apresentada à professora. Com o tempo e mais trocas, o diálogo entre os pares vai se desenvolvendo, cada um por um caminho.
3°. Passo – confeccionar o envelope de acordo com a criatividade do aluno.
4°. passo - Todas as cartas são reunidas em um pacote, que será entregue ao destinatário.
5°. Passo - Para organizar a leitura, a professora pede que os alunos leiam as cartas de resposta apenas quando todas estiverem entregues. "Nesse momento há um silêncio absoluto, em que todos estão lendo. Em seguida, é preciso conter a ansiedade - muitos alunos já querem responder, mas a próxima etapa precisa ser planejada."
CONCLUSÃO
Acreditamos que essa será uma aula muito produtiva, divertida, dinâmica, que possibilitará a integração dos alunos. A proposta de correspondência aqui foi à carta, mas poderia ser um e-mail (ferramenta mais usual nos dias atuais), a produção de um gibi entre outros, vai da criatividade do professor
...