Material para estudo de AP em Língua Portuguesa na Educação
Por: claudianeves21 • 25/9/2019 • Relatório de pesquisa • 3.088 Palavras (13 Páginas) • 287 Visualizações
Resumo (AP1) Fórum - Língua Portuguesa na Educação 2
Olá, turma!
A proposta deste Fórum de Discussão 1 - Parte 1 é a de refletir sobre alguns dos conceitos essenciais estudados em LP2.
Ações que você deverá desenvolver neste fórum:
Ação 1: Apresente qual o seu entendimento dos conceitos bakhtinianos:
1.1. Dialogismo
1.2. Natureza Dialógica do Enunciado
1.3. Análise Dialógica versus Análise Monológica
1.4. Compreensão/leitura responsiva ativa
Atenção: Todos esses conceitos estão explorados na Aula 1 e nos Estudos Complementares desta aula. Todo esse material encontra-se disponibilizado na plataforma.
A língua tem a propriedade de ser dialógica, pois o discurso de alguém se encontra com o discurso de outrem, participando assim de uma interação viva.
No discurso dialógico o conhecimento é construído em conjunto com os participantes, eliminando as dificuldades e trazendo soluções. As contradições serão resolvidas através da cooperação. No discurso monológico o ouvinte não tem habilitação para intervir ou não tem interesse mesmo.
Na leitura responsiva ativa os sujeitos falantes, escritores, leitores expressam suas ideias, argumentando, questionando, criticando, concordando, suspeitando, defendendo, etc.
1.1. Dialogismo: Segundo Bakhtin, tudo aquilo que é dito por um determinado sujeito é afetado/atravessado por outros dizeres de outros e de mundo. Assim permeados da intertextualidade, que envolvem crenças, valores, ideias, etc., nossos enunciados em meio a uma interação crítica do dialogo são de alguma forma constituído por discurso próprio e alheio.
1.2.Natureza dialógica do enunciado: Capacidade de recorrer ao conhecimento de mundo atribuindo nova significação diante do enunciado exposto, atuando a compreensão e a dialogicidade.
1.3. Análise Dialógica versus Análise Monológica: A dialógica reflete a posição crítica do leitor frente ao discurso do autor, permitindo a compreensão dialógica ativa, a atitude responsiva, juízo de valor, etc. A analise monológica é repleta pela passividade, admitindo-se aquilo que ouve/le como verdade absoluta e concreta, podendo ser fator predominante a existência da falta de habilidade ou ausência de interesse.
1.4. Compreensão/leitura responsiva ativa: Visa o compromisso, com o envolver e posicionar, frente aquilo que está sendo lido ou compreendido, agindo assim como um coautor do processo interpretativo, favorecendo a autonomia do "sujeito/leitor".
Sobre o dialógico X monológico:
Análise dialógica versus análise monológica: A reação do ouvinte pode ser dialógica ou seja ativa (duvida) ou monológica ou passiva( certeza).
No discurso dialógico o conhecimento é construído em conjunto com os participantes,as hipóteses podem ser verdadeiras ou falsas, mas as dúvidas serão resolvidas pela cooperação dos participantes do discurso.
No discurso monológico o ouvinte é passivo, não tem interesse de participar ou não tem como intervir. As vezes o ouvinte admite que aquilo que se diz é uma certeza, por isso não intervém. Como por exemplo uma aula expositiva de um professor onde os alunos apenas ouvem.
É isso mesmo, Betanea!
Re: Fórum de Discussão 1 - Parte 1
por Renato Smith Nogueira - sexta, 6 Set 2019, 15:42
De acordo com Bakhtin o dialogismo consiste em torno de todo um contexto histórico- social ligado a fala do indivíduo, seja ele de uma forma individual, como na confecção de um artigo, ou numa fala entre professor e aluno ou ainda numa conversa banal.
Já no que diz respeito a relação da natureza dialógica do enunciado, para que se possa entender este enunciado, a vida cotidiana não é o suficiente. Para que se entenda este enunciado é preciso compreender que ele surge de uma situação de conceitos e preconceitos já estabelecidos anteriormente, com diversos aspectos culturais e sociais envolvidos.
Análise Monológica: baseada exclusivamente no discurso do autor, com influência do meio. Nessa análise com cunho idealista, abstrato e com o uso da linguagem formalista que vê o texto como obra de um alguém individual.
Análise Dialógica: o autor é considerado como um produto do meio, da sua cultura, o contexto histórico social tem total relevância. A obra criada é fruto de uma interação do indivíduo com o seu meio social, cultural.
Compreensão/leitura responsiva ativa: Na analise deste conceito, temos que entender que todo o enunciado que foi produzido por nós é uma réplica de todas as ideologias e conceitos vivenciados em nossa cultura. A compreensão / leitura ativa implica na posição ativa em relação ao que é dito e o que foi compreendido.
por Maria Evanilda Tome Valenca - sábado, 7 Set 2019, 00:06
Vou também apresentar meu entendimento a respeito dos conceitos bakhtinianos abaixo:
1.1. Dialogismo
Para Bakhtin, o uso da Língua e/ou da Linguagem só possui valor se acontecer por meio das interações e do diálogo entre pessoas. Isso porque é só no diálogo e na interação que os sujeitos têm abertura para se posicionarem, expondo suas opiniões e convicções, suas concordâncias e discordâncias. É por isso que se diz que essas interações onde os sujeitos participantes se posicionam são interações dialógicas.
A toda essa trama interativa e dialógica que acontece entre os sujeitos, por meio da linguagem, Bakhtin denomina dialogismo.
1.2. Natureza Dialógica do Enunciado
Justamente por tudo o que foi dito acima, sobre o “dialogismo”, é que Bakhtin, em vez de falar em oração/frase, fala em “enunciado” ou “enunciação”. Isso porque, segundo ele, é só no enunciado ou na enunciação que se considera a comunicação humana real de cada sujeito com suas ideias e sentimentos, marcada pelos embates interativos reais, situados historicamente, culturalmente e socialmente. Por isso, ele considera que a natureza do enunciado é dialógica.
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