Memorial
Por: lisiani • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 387 Visualizações
PROJETO:
Comer é divertido
[pic 1]
MARCIA LISIANI ALVES DA SILVA
PROJETO COMER É DIVERTIDO
1-IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
NOME DA INSTITUICÃO: EMEI SANTA ÚRSULA LEDOCHOWSKA
ÓRGÃO MANTENEADOR: MUNICIPAL
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: MATUTINO E VESPERTINO
ENDEREÇO: RUA SILVINA SCOPEL NÚMERO: 409
CIDADE: PRIMAVERA DO LESTE UF: MT CEP: 78850-000
DIRETORA: CÁTIA VIRGINIA ANDRADE
2-DURAÇÃO: -2 MESES.
3-RESPONSÁVEIS:
- PRINCIPALMENTE PROFESSORES, AS AUXILIARES QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMAS A ELES E TAMBÉM A DIRETORA, OS PAIS DESSES ALUNOS TAMBÉM PODEM CONTRIBUIR PARA ESSA MELHORIA INCENTIVANDO SEUS FILHOS A ALIMENTAREM-SE COM SAÚDE.
4-TEMA:
- MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS, INCENTIVANDO AS CRIANÇAS A PRECIAREM DIVERSOS ALIMENTOS MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA QUE CADA ALIMENTO OFERECE AO NOSSO ORGANISMO E TAMBÉM INSTRUIR AS CRIANÇAS SOBRE NÃO DESPERDIÇAREM OS ALIMENTOS.
5-INTRODUÇÃO:
- OS PROFESSORES E A DIRETORA DA ESCOLA PREOCUPADA COM DETERMINADOS ALUNOS QUE REJEITAM ALGUNS ALIMENTOS POR NÃO SEREM ACOSTUMADOS A DEGUSTÁ-LOS VISANDO DEMONSTRAR PREOCUPAÇÃO PELA NECESSIDADE DE UMA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DELES, A PARTIR DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SUGERIRAM O PRESENTE PROJETO, POIS CONSUMINDO ALIMENTOS SAUDÁVEIS COMO FRUTAS, VERDURAS E SALADAS CRUAS OU COZIDAS, COM CERTEZA CONTRIBUIRÃO PARA A MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES.
6-JUSTIFICATIVA:
- É CLARO QUE NOS DIAS DE HOJE AS CRIANÇAS DESCONHECEM A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, E O PIOR É QUE OS PAIS MESMO TENDO MAIS CONHECIMENTO DISSO DEVIDO AO CORRE-CORRE DO DIA A DIA DEIXARAM DE LADO A INSERÇÃO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AOS SEUS FILHOS. O COMÉRCIO OFERECE MUITAS OPÇÕES DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS DE FÁCIL CONSUMO, EVITANDO ASSIM ”A PERCA DE TEMPO” DOS PAIS A BUSCAR ALTERNATIVAS MAIS NUTRITIVAS. A PARTIR DISSO AS CRIANÇAS ASSUMEM A POSTURA DOS PAIS DIFICULTANDO A MUDANÇA DE SEUS HÁBITOS ALIMENTARES AO FREQUENTAREM A ESCOLA. É NECESSÁRIO TIRAR Á MÁ IMPRESSÃO DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS E APRESENTADOS DE FORMA DIFERENTE E PRAZEROSA AS CRIANÇAS DE FORMA QUE SEJA GOSTOSO E DIVERTIDO COMER.
7-OBJETIVO GERAL:
- IMPLANTAR NA ESCOLA UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, VISANDO ASSIM CUIDAR MELHOR DA SAÚDE DOS ALUNOS, INCENTIVANDO OS BONS HÁBITOS ALIMENTARES. EVITANDO TAMBÉM DEIXAR DE DESPERDIÇAR OS ALIMENTOS PRODUZIDOS NA ESCOLA.
8-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE A SUMA IMPORTÂNCIA E OS PRINCIPAIS MOTIVOS PELOS QUAIS NÓS NOS ALIMENTAMOS.
- DISTINGUIR OS ALIMENTOS QUE FAZEM BEM A NOSSA SAÚDE, IDENTIFICANDO AS CORES, TEXTURA E OS SABORES DE VARIADOS ALIMENTOS.
- RECONHECER OS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS COMO UM ALIMENTO MENOS NUTRITIVO E DESNECESSÁRIO AO SEU ORGANISMO
9- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
- OS MAUS HÁBITOS ALIMENTARES ADQUIRIDOS POR MUITAS CRIANÇAS CHAMAM A ATENÇÃO DE VÁRIOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA MOBILIZAR EM PROL DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, A FIM DE INSERIR ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS, SAIS MINERAIS E PROTEÍNAS. PARA JOCELEM MASTRODI SALGADO (2005), MUITOS ALIMENTOS QUE SÃO CONSIDERADOS SAUDÁVEIS PARA NÓS, SÃO MUITO MAIS POTENTES DO QUE PARECEM. ALGUMAS FRUTAS E VERDURAS POR EXEMPLO, APRESENTAM MUITO MAIS NUTRIENTES DO QUE IMAGINAMOS E SÃO CHAMADOS DE ALIMENTOS FUNCIONAIS, POIS PRODUZEM BENEFÍCIOS Á SAÚDE DIMINUINDO ASSIM O RISCO DE CONTRAIR DOENÇAS, COMO O CÂNCER, COLESTEROL E PRESSÃO ALTA SEGUNDO O AUTOR: “A CRIANÇA MÁ NUTRIDA NÃO PODE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES COMO DEVERIA SE ESTIVESSE BEM ALIMENTADA. A CAPACIDADE INTELECTUAL É, PORTANTO, PROPORCIONAL A UMA BOA ALIMENTAÇÃO, A UMA BOA NUTRIÇÃO” (SALGADO. J.M). ”MAIS DO QUE NUTRIR O ORGANISMO PARA GARANTIR SAÚDE E BEM ESTAR, A ALIMENTAÇÃO TAMBÉM É UMA QUESTÃO DE CUIDADO, AUTONOMIA, CULTURA E SOCIALIZAÇÃO”. SEGUNDO A AUTORA, A ESCOLA PASSA A SER AGENTE RESPONSÁVEL PELA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS ONDE CABE AO PROFESSOR FAZER COM QUE AS CRIANÇAS RECONHEÇAM AS SUAS NECESSIDADES E TAMBÉM SUAS PREFERÊNCIAS ALIMENTARES, QUE ESTIMULEM A COMEREM SOZINHOS CONQUISTANDO ENTÃO A AUTONOMIA. (MARANGON. C 2011), A NUTRICIONISTA MAURA MARIA SÁ DE MELO (2011), TRAZ EM SEU TRABALHO PUBLICADO NOS CADERNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, GRANDES INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA QUE TANTO NOS PREOCUPA. A AUTORA CITA EM SEU TRABALHO A “EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA”, QUE TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER NAS CRIANÇAS O INTERESSE POR ALIMENTOS SAUDÁVEIS NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, E QUE TODOS OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NELA SE MOBILIZEM PARA AJUDAR AS CRIANÇAS NESSES INTERESSES ATRAVÉS DE MUITAS NOVIDADES, HABILIDADES E CRIATIVIDADES. MACEDO (2002) NOS TRAZ SUJESTÕES NO QUE DIZ RESPEITO ÀS DIFICULDADES DE ACEITAÇÃO DA PARTE DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO À ALIMENTAÇÃO ONDE DEVEMOS EVITAR COMENTÁRIOS DE PREOCUPAÇÃO NA FRENTE DELES, POIS, A CRIANÇA SERÁ CAPAZ DE PERCEBER ESSA NOSSA PREOCUPAÇÃO E FARÁ O CONTRÁRIO DO QUE ESPERAMOS DELAS, ONDE ELA PASSA A CHAMAR A ATENÇÃO DO ADULTO E ACABA GANHANDO O QUE REALMENTE QUER, SEM CONTAR QUE CRIA UMA GRANDE ALGAZARRA NA HORA DAS REFEIÇÕES NÃO SENDO NADA AGRADÁVEL. SEGUNDO O AUTOR. “DISCUSSÃO NA HORA DAS REFEIÇÕES DEVEM SER EVITADAS, POIS O HORÁRIO DA ALIMENTAÇÃO PRECISA SER UM MOMENTO DE PRAZER E O AMBIENTE “GOSTOSO” TRANQUILO E LIMPO (MACEDO 2002).
...