Memorial Curso de Pedagogia
Por: Junior Lanzone • 26/1/2022 • Trabalho acadêmico • 1.185 Palavras (5 Páginas) • 319 Visualizações
Memorial de Pesquisa e Prática em Educação V
Resumo
Neste memorial venho relatar minhas experiências deixando claro minhas críticas e autocríticas na minha trajetória acadêmica que vão desde duvidas, coerências e incoerências no decorrer desta convivência entre o pessoal e acadêmico. Que são fatores fundamentais para minha formação como pedagogo intelectual e reflexivo, resgatando pontos de experiências já vividas para desenvolver esse memorial e os desenvolvimentos que aconteceram durante essas experiências. E tendo como base uma confissão descrita e de auto – avaliação para rever conceitos e paradigmas a serem corrigidos.
Introdução
Este memorial objetiva – se descrever minhas experiências deformação acadêmica ate o presente momento. Abordando informações sobre as PPE’s que estudei nessa trajetória, conceitos e minha opinião sobre o estudo e pesquisa em relação a este curso de pedagogia e os seus estágios. Onde a jornada de formação necessita de objetivos para socialização, teorização e, colocar em prática todo o conhecimento adquirido para ser estar qualificado e exercer a profissão.
Comecei o curso de pedagogia em 2013, pela antiga Faculdade Estácio Atual – Polo Boa Vista – RR. Hoje me encontro no 5º semestre do curso. Deixarei explicito que tive expectativas ótimas e ruins (reveladoras), e saber que ser pedagogo e viver constante em frenética correria para obter conhecimento e educar futuros cidadãos. E pouco tempo para si mesmo, e não ter uma valorização adequada e consciente.
Assim, farei uma descrição delimitada com resumos para descrever esse conteúdo que trago em minha formação ate o momento.
Para relatar os conteúdos abordados durante a minha presente graduação é necessário que eu use um dos conceitos de pedagogia. Que afirma: que a Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e aprendizagem, e surge no século XIX. Abordando estudos tanto na área pratica, como na teórica.
E que tem como principal objetivo melhorar e reestruturar o conhecimento informal trazido de fora da escola. Num contexto coletivo e individual por meio da reflexão, sistematização e criação de conhecimentos. Trabalhando as experiências sociais dos alunos com as normas educacionais exigidas pelo MEC.
Cabendo a mim como futuro professor criar na sala de aula um espaço democrático e pluralizado que garanta a igualdade a todos. E que além da graduação devo me qualificar mais para expor temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por isso é necessário à transversalidade, pois, todo pedagogo sempre terá alunos com diversificadas situações que irão além de sua área de formação.
PPE I: lembro – me como se fosse hoje todos os professores explicando, que seria necessário e contínuo até o fim da graduação e após finalizar. Que eu aprenderia que é necessário unir teoria á prática, e que somente com a prática eu iria me aperfeiçoar e saber diferenciar um bom professor, do mal professor. Teorias e seus teóricos que antes achava que seriam somente pontos nos conteúdos. Esses sim são e serem nossos companheiros de consciência na formação, agora e sempre. Pois, eles dão revelações chaves e tópicos de visão que na vivencia do Ensino Médio jamais tínhamos.
PPE II: tive a certeza que filosofia, psicologia e sociologia são fundamentais não somente para mim. Mas você evidencia quais pessoas ou colegas conseguem realmente perceber o mundo e o compromisso do curso. Pela colocação ali seria o local de se errar e se preparar, desenvolver ética e profissionalismo.
E pela citação de Piaget: pensamos e raciocinamos de forma diferente em diferentes fases do desenvolvimento intelectual. Torna – se o momento onde eu reflito, de que um professor teria que buscar outras formas e conhecimentos, respeitando o outro como se fosse ele mesmo, para prover para outros o aprender do conhecimento. O que culminaria numa docência de qualidade e contextualizada para muitos. E logo agregado a Lev. S. Vygotsky com a realidade do lúdico como pratica vivenciadora para mediar aprendizagem motivadora.
PPE III: conciliamos as teorias com uma pratica reflexiva e analítica onde o objetivo e desenvolver a afetividade, absorção de novos conhecimentos, capacitar a significação e a linguagem, entre a imaginar e a realidade das crianças. Criando uma ferramenta educacional para resolver, minimizar ou enfrentar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem. E Apartir dessa troca de informações e experiências entre professor, ensino e aluno, apresenta um resultado positivo no aprendizado. São elementos que constroem a identidade do aluno e despertam a expressão oral e cognitiva sem pressão e espontaneamente.
PPE IV: reúne meios, metodologias e práticas voltadas para criação de planejamentos que abrange uma educação diversificada. Passando a compreender e aprender sobre a atual realidade dos alunos, e intervindo muitas vezes quando necessário nas suas diretrizes. Assim, poderá capacitar professores, alunos e pais e de vários elementos inter – relacionacionados dentro Plano Político Pedagógico.
PPE V: nos proporciona avaliar e observar questões que deixem evidente que a família deixa de ser o formador, estimulador de ideias e ações em sociedade.
...