Memorial de Construçao de aprendizagem
Por: larissacdca • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.354 Palavras (6 Páginas) • 406 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LARISSA COELHO DIAS CAMPOS ANDRADE
MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
FRANCA – SP
2015
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LARISSA COELHO DIAS CAMPOS ANDRADE
MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
Memorial de construção de aprendizagem
Apresentado ao Curso de Pedagogia da Uniube-EAD,
Como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Trabalho de Construção de aprendizagem 6- TCA.
Sob a supervisão da Prof. Estela Chagas.
FRANCA - SP
2015
SUMÁRIO
- Introdução--------------------------------------------------------------------4
- Desenvolvimento-----------------------------------------------------------5
- Conclusão--------------------------------------------------------------------8
FRANCA – SP
2015
1-INTRODUÇÃO
Meu nome é Larissa Coelho Dias Campos Andrade, tenho 35 anos de idade, sou divorciada, mãe de uma filha de 13 anos, outra de 10 anos e um menino de 8 anos e, estarei descrevendo neste memorial meu percurso acadêmico da 1ª a 6ª etapa do curso de Pedagogia na UNIUBE e também pouco da minha vida. Cheguei à UNIUBE procurando o curso de pedagogia, pois desde a minha separação, situação que meus filhos ainda eram muito pequenos, até hoje, que se passaram seis anos, tem ficado muito difícil arcar com as despesas dos três em escola particular. Acreditando que com o curso eu poderia garantir um estudo de qualidade para os meus filhos, inclusive grau universitário, me programei para iniciar.
Minhas expectativas em relação ao curso foram aumentando com o passar das etapas. Percebi a importância que o pedagogo tem, não só dentro da escola, mas principalmente dentro do espaço familiar, pois com esse curso aprendi a solucionar conflitos existentes dentro de casa, mediando até mesmo o aprendizado dos meus filhos. Desde o primeiro encontro presencial mudei a concepção de ser mãe e passei a admirar o curso de pedagogia, pois o pedagogo pode mudar a vida de muitas crianças, inclusive da própria família. Tem uma frase que eu falo desde que descobri a importância do pedagogo, “Todo pai e toda mãe deveria fazer o curso de pedagogia antes de ter seus filhos, pois dessa forma eles saberão orientar seus filhos e educa-los para viver em sociedade”.
2-DESENVOLVIMENTO
Cheguei à UNIUBE no final de 2012, quando vi propagandas dos cursos que a Universidade de Uberaba disponibilizava com aulas presenciais duas vezes ao mês, o que me agradou, pois trabalho o dia todo fora e com três crianças toda ausência de casa não é tão simples. Outra coisa que me interessou muito foi que, na época eu me informei sobre o excelente material incluso, além de não cobrar taxa de inscrição para a prova de vestibular.
Iniciei a primeira etapa do curso em fevereiro de 2013, com as seguintes disciplinas:
Introdução aos estudos na educação à distância
O ser humano e suas dimensões
Processo histórico da educação
Ambientes de aprendizagem
Relação escola sociedade
Praticas pedagógicas I
Trabalho de construção de aprendizagens I
Atividades Complementares I
Foram essas matérias/ disciplinas que mudaram meus pensamentos em relação a disciplina “O ser humano e suas dimensões” foi um marco para mim, pois me mostrou a responsabilidade de preparar e educar não somente os filhos dos outros, mas principalmente os nossos filhos, já a matéria “Processos históricos da educação”, apesar de ser extensa e difícil é de fundamental importância para percebermos como era as aulas nas décadas passadas, o que teve de bom, de ruim e o que podemos fazer para melhorar a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes.
Na 2ª etapa tive as seguintes disciplinas:
Projeto político pedagógico da escola
Criança e desenvolvimento
Gestão educacional
Pensamento, linguagem e Educação-alfabetização e letramento
Pratica pedagógica II
Trabalho de construção de aprendizagem II
Atividades complementares II
Leitura e produção de testos acadêmicos |
Aprendemos que o Projeto Político-Pedagógico é de suma importância para nortear a escola de modo geral e para que a aprendizagem do aluno seja efetiva e de forma lúdica. Foram disciplinas que contribuíram de forma sistemática para meu crescimento intelectual e profissional. Diante da realização dos estudos dos componentes desta etapa, pude compreender melhor a criança e o seu desenvolvimento em várias fases da vida, suas limitações e avanços, realizando todas as pesquisas e atividades no Ava, sempre priorizando o meu aprendizado. Todas essas unidades temáticas foram importantes que enriqueceu muito meu conhecimento.
Já na 3ª etapa com as disciplinas que mostrarei a seguir, aprendi que o espaço pedagógico da instituição educacional deve ter a organização do tempo e do espaço escolar como categorias importantes das práticas pedagógicas. Compreendi também que o tempo e o espaço escolar são categorias construídas culturalmente e historicamente que sofrem modificações em diferentes épocas e contextos. Com a matéria/ disciplina “Necessidades educativas infantis e educação inclusiva”, vi que a criança sente necessidade de brincar e colocar seu corpo e sua mente em movimento, é por isso que toda aprendizagem, durante os anos iniciais deve-se pautar na ludicidade, pois é através das atividades lúdicas que a criança se desenvolve. Dessa forma segue abaixo as matérias que me impulsionaram para que eu pudesse chegar até aqui:
Pensamento e linguagem: arte-educação Criança e desenvolvimento – construtivismo sociointeracionalismo Necessidades educativas infantis e educação inclusiva Pratica pedagógica III Trabalho de construção de aprendizagem III Atividades complementares III Durante a 4ª etapa, foram apenas três disciplinas de estudos, são elas: A identidade do educador-gestor da escola básica Desenvolvimento bio-psico-motor e social da criança Sociedade, trabalho e educação |
As outras disciplinas foram as mesmas que tivemos desde o início do curso, com exceção do estágio curricular supervisionado, onde começamos a colocar em prática as teorias que aprendemos até a 4ª etapa, foi assustador, pois particularmente nunca havia entrado em uma escola como “professora”, mas tive o prazer de atuar no “COC educação infantil” na cidade onde moro e estudo. A professora e proprietária da referida escola me ensinou que além de toda teoria devemos ter paixão pela arte de ensinar.
...