Modelo de Relatório de Estágio
Por: Thaya0908 • 26/6/2023 • Relatório de pesquisa • 1.732 Palavras (7 Páginas) • 142 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
RESUMO:
Este trabalho constitui-se num relato de experiências vividas durante o Estágio IV em Coordenação Pedagógica, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima no ano de 2023.Teve como objetivo fundamentar, analisar e refletir sobre o estágio supervisionado na disciplina de gestão escolar do curso de Pedagogia. Foi realizada em uma escola da rede municipal Carlos Raimundo Rodrigues de Boa Vista RR, foram feias observações, e posteriormente uma intervenção com os alunos do 3° ano do ensino fundamental. Para embasar teoricamente a nossa pesquisa, buscamos autores que escreveram acerca da gestão como Bordignon e Gracindo (2000), Luck (2002, 2008 e 2009) e Cury (2007), e como aporte para embasar nosso plano de ação nos apoiamos em Lourenço (1946), Guimarães (2010) e Leite (2016). A partir dos resultados desse estudo, é possível afirmar que a disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional é de suma importância nos processos construtivos da formação do Pedagogo.
Palavras-Chave:
Introdução
O presente trabalho é fruto de vivências possibilitadas pela disciplina de Estágio Supervisionado IV ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima. Tal disciplina nos insere, segundo sua ementa, em vivência, práticas de gestão, planejamento e acompanhamento de processos educativos formais e não-formais, gestão democrática, diálogo, colaboração, relações de trabalho coletivo e institucional. De acordo com Batistão (2013) O estágio supervisionado é tema indispensável nos debates em torno da formação profissional e tem importância relevante quando se trata de cursos de formação de professores, pois, nos proporciona a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos no que diz respeito à gestão.
O propósito das disciplinas de estágio é oferecer ao estudante uma vivência que lhe possibilite a experiência prática da profissão e no caso do estágio em gestão da educação escolar existe o diferencial de proporcionar ao aluno a observação do trabalho para além da sala de aula, é possível acompanhar o responsável pela gestão em suas funções de trabalho pedagógico escolar. Muitas são as discussões sobre a necessidade de se desenvolver um trabalho coletivo e participativo nas escolas. Trabalho esse que tem como objetivo a descentralização do poder para um novo entendimento de gestão democrática onde a participação de toda a comunidade escolar se faz necessária para que ocorra de maneira satisfatória. O processo de descentralização que a gestão escolar enfrenta, de conceito limitado e fragmentado para um novo entendimento de gestão democrática, percorre um longo caminho e ultrapassa diversas perspectivas na forma de fazer uma boa gestão. O presente trabalho objetivou conhecer o cotidiano da gestão e equipe gestora, seus limites e possibilidades em uma escola da Rede Municipal da cidade de Boa Vista. Em nossa experiência de observação fizemos a coleta de dados referente a estrutura física, gestão, organização, funcionamento administrativo e pedagógico, a relação entre a comunidade escolar e local e fizemos a aplicação do plano de ação que nos propusemos a realizar uma intervenção pedagógica voltada para valorização da cultura popular por meio de uma contação de história e montagem de um mural referente a origem da festa Junina no Brasil.
A cultura e uma das principais influências para que ocorra o desenvolvimento mental, ela indica os caminhos e também as peculiaridades da sua conexão com o mundo.Para embasar teoricamente a nossa pesquisa, buscamos autores que escreveram acerca da gestão como Bordignon e Gracindo (2000), Luck (2002, 2008 e 2009) e Cury (2007), e como aporte para embasar nosso plano de ação nos apoiamos em Lourenço (1946), Guimarães (2010) e Leite (2016).
[Arial 12]. (Escrever 1 página, deixando claro que o trabalho trata de uma experiência do Estágio IV, escrever qual o foco, os objetivos e o campo de estágio. A contextualização da instituição campo de estágio também deve ser apresentada nesta parte (fazer isto em um ou dois parágrafos). Aqui é só uma apresentação breve do campo de estágio, maiores detalhes devem estar nas análises. A seção Introdução deve conter o foco estudado de forma clara. Deve conter os objetivos do trabalho realizado e a estrutura do artigo).
1 Fundamentos teóricos
(Arial 12 negrito, alinhamento justificado, espaço simples. Crie um título adequado para tratar dos fundamentos teóricos e subtópicos (1.1; 1.2), se necessário) – (4 a 5 páginas).
[Arial 12] A seção de fundamentos teóricos pode ser feita baseando-se nos estudos já realizados nas disciplinas do semestre sobre o tema, e apresentar os conceitos centrais que irá fundamentar as reflexões sobre a experiência do estágio. Um referencial teórico deve ter a dimensão histórica, conceitual e tratar das questões atuais sobre o tema. Como sugestão, o Referencial teórico pode ser organizado nos seguintes tópicos:
1.1 (apresentar a conjuntura econômica e política (crise do capital e reorganização política do Estado) quando da origem dos conceitos de gestão democrática e coordenação pedagógica.
1.2 Apresentar os conceitos de gestão democrática e coordenação pedagógica na relação com a conjuntura de origem e desenvolvimento desses conceitos até os dias atuais (alguns aspectos).
1.3. O tema específico identificado no âmbito da coordenação pedagógica, na escola campo do estágio, na relação com a conjuntura política e econômica que se constitui como uma problemática e tornou-se objeto da interveção.
2 Caracterização do campo de estágio (Arial 12 negrito, alinhamento justificado, espaço simples) - 1 página.
[Arial 12] Nesta seção descrever as características da escola-campo do estágio, apresentar as informações quantitativas, as fontes de informações etc.
- Caracterização da escola-campo do estágio: histórico da escola, infraestrutura (quantidade de salas, de banheiros, quadra, biblioteca, refeitório, secretaria, sala de professores, sala da direção e da coordenação, parque, sala de recursos multifuncionais etc.)
- Quantidade de professores, formação, sexo, idade;
- Formação do coordenador pedagógico, sexo, idade;
- Quantidade de alunos;
- Seguimento da Educação Básica que atende: Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental;
- Projetos que a escola desenvolve.
OBS.: Tabelas: As tabelas devem estar incluídas no corpo do artigo (no local correto). A estrutura deve ser clara, sem deixar margem a dúvidas. [Arial 11]. Observe o exemplo abaixo:
Tabela 1: Idade dos Professores em função do sexo (N=27).
...