Modelo de escola dos sonhos
Por: vivis1619101988 • 28/2/2017 • Trabalho acadêmico • 957 Palavras (4 Páginas) • 851 Visualizações
Projeto Fábrica de Histórias – Folclore
Público alvo: Crianças de 8 a 10 anos.
Justificativa: O Projeto Fábrica de Histórias – Folclore, é para um projeto de Leitura e produção de texto, voltado para conhecimento da cultura brasileira focando em lendas, com isso queremos possibilitar maior conhecimento e aprofundamento da nossa cultura, aos pais e alunos mostrar que o folclore deve ser tão valorizado quanto às festas internacionais que foram adotadas pelos brasileiros.
Objetivo: O projeto fábrica de história é um projeto que visa o desenvolvimento das crianças em variados aspectos, tais como: a leitura, escrita e interpretação de texto. E incentivando a criatividade, coerência, imaginação.
Desenvolvimento: No primeiro momento será apresentado o tema folclore, fazendo uma sondagem, para saber qual o nível de conhecimento sobre o assunto e apresentando as regiões do Brasil e algumas lendas por forma de discussão, uma troca de ideias e demarcando os pontos mais relevantes que serão ditos. Abordaremos os assuntos:
Região Sul
Lendas: Mão cabeluda; Caipora e Curupira; João de Barro; Pé de Garrafa
Região Sudeste
Lendas: - Bicho- Papão; Procissão das almas; Mão cabeluda; Caipora e Curupira
Região Centro-Oeste
Lendas: - Lobisomem; Bicho- Papão; Diabinho da Garrafa; Pai do Mato
Região Nordeste
Lendas: - Vaqueiro Misterioso; Negro D’Água; Cabra Cabriola; Cuca; O Diabinho da garrafa
Região Norte
Lenda: - O Boto; Vitória-Régia; Curupira ou Caipora; Saci-Pererê; Iara
A partir da apresentação do conteúdo, vamos fazer contação das histórias de diferentes formas, rádio – novela, teatro de sombra. Dessa forma iremos apresentar as lendas de forma prazerosa a criança, e apresentando as lendas também trabalharemos a interpretação de texto, por meio do jogo que desenvolveremos a escrita e criatividade. E levaremos os temas para trabalhar junto a família, e amigos das crianças através do jogo Fábrica de Lendas, levando o conhecimento de nossa cultura as pessoas próximas. O marca página que faremos na última aula será de lembrança as crianças, familiares e amigos.
Recursos: Livro - AS 100 MELHORES LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO
A.S. Franchini
Livro - Lendas Brasileiras: Coleção de 27 Contos para Crianças
Carmen Dolores
Mapa do Brasil – separado por regiões.
Caixas de papelão, e v a, tinta, cola colorida, lápis de cor, cola, tesoura, giz de cera, avental, papel canson, cartolina, papel sulfite, papel cartão.
Cronograma: Será um projeto com duração de um mês e duas semanas, em sala de aula é indicado que se aplique duas vezes por semana em aulas com duração de 45 minutos, fora da sala em encontros semanais com 90 minutos de duração.
- Aula: Sondagem, apresentação do que é uma lenda, e apresentação das Regiões do Brasil, Norte, Nordeste, Centro – Oeste, Sudeste e Sul. Aqui utilizaremos o mapa do Brasil separado por regiões.
- Segunda aula: Apresentação do significado de folclore, o que é o que representa construção de dedoches com os personagens que serão abordados: Saci, Iara, Boitatá e Curupira. (Lápis de cor, desenhos, tesoura e cola)
[pic 1] [pic 2] [pic 3]
- Aula: Contação de Historias por meio de rádio novela da Lenda do Boitatá. (Uma caixa decorada de rádio). Roda de conversa para as crianças narrarem a história.
Será preparado um ambiente com o rádio centralizado, pedi para as crianças deitarem/sentarem e ouvirem a historia.
- Aula: Teatro de sombras para contar a lenda do Curupira. (Caixa, fantoche dos personagens, lanterna) O ambiente será organizado em forma de cinema, com a caixa das sombras mais alta como se fosse uma TV para todos enxergarem.
Depois vai ser apresentado algumas lendas onde faremos uma roda de leitura com as crianças.
- Aula: Avental de história para contara lenda da Iara. (Avental decorado, personagens) O ambiente será organizado em forma de roda. Roda de conversa.
- Aula: Teatro de fantoches para contar a lenda do saci Pererê. (Fantoches, uma caixa decorada de Palco.) Socialização dos fantoches e roda de conversa.
- Aula: Montagem do jogo: Será entregue uma folha de papel cartão. Uma de cartolina, pedido para que colem os dois para formar o tabuleiro. Pedi para que as crianças desenhem o tabuleiro com desenhos que lembrem as fabricas, pois o jogo se chama: Fabrica de lendas.
- Aula: Será entregue papel dobradura e pedido para que as crianças colem 6 em forma de envelopes. Escolham 4 personagens, 4 lugares, 4 pontos de partida,4 amigos, 4 objetivos, 4 fatos.
O jogo funcionará da seguinte maneira:
- O aluno deverá todas as características em seus determinados lugares.
- Depois o aluno deverá sortear os elementos um a um, para ver qual irá compor sua historia
- Depois de sortear, deverá criar uma historia e narrar, de forma breve e curta, misturando fantasia com realidade.
- Aula: Dia de jogar o jogo. Os alunos se juntaram e mostrarão seus jogos um para o outro. Trocarão para conhecer o jogo de cada um e conhecer o do outro. Levando esse jogo para casa, para desenvolver o jogo com os pais ou familiares com quem moram, trazendo a história criada em casa. Tendo que fazer pelo menos 5 histórias uma de casa região.
- Aula: Apresentaremos as histórias criadas em casa por meio de leitura, depois vamos confeccionar o marca texto personalizado, os alunos terão materiais como papel cartão, papel canson e desenhos para escolher com qual querem personalizar: saci, ira, curupira e boto.
[pic 4] [pic 5] [pic 6]
Resultado do Projeto: O projeto Fábrica de Historias - Folclore terá como resultado o um jogo, e um marca- texto personalizado pelos personagens: Saci, Iara e Curupira. E textos produzidos com os pais, dessa forma incentivando e transmitindo o conhecimento da cultura brasileira não só para os nossos alunos, mas também para sua família.
...