Modelos Pedagógicos e seus pressupostos epistemológicos
Por: Giolodi • 7/6/2018 • Dissertação • 404 Palavras (2 Páginas) • 1.925 Visualizações
FICHAmento
Texto 2: BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.19, n.1, 1994, p.89-96
Araraquara, 27 de março de 2018
MODELOS PEDAGÓGICOS E SEUS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS
A) Pedagogia diretiva e seu pressuposto epistemológico;
A Pedagogia diretiva caracteriza-se pela “crença” de que o conhecimento pode ser transmitido. Neste modelo pedagógico, o ensino se faz de forma autoritária, repetitiva e regrada. O professor ensina e o aluno aprende. Aqui, qualquer conhecimento que o aluno já possua é ignorado, e o mesmo é visto como uma tabula rasa.
Seu pressuposto epistemológico é o Empirismo. Este, caracteriza-se pela anulação do indivíduo (aluno), pela negação do biológico e pela ideologia de que o processo de desenvolvimento e aprendizagem é fruto do que o meio proporciona.
B) Pedagogia não-diretiva e seu pressuposto epistemológico;
Esta caracteriza-se pelo Laisser-faire, ou seja, o aluno aprende por si mesmo.
O professor, que é apenas um facilitador/ deve apenas auxiliar o “florescer” do conhecimento, sem interferir diretamente.
O pressuposto epistemológico que sustenta este modelo pedagógico é o apriorismo. [ “Apriorismo” vem de a priori, isto é, aquilo que é posto antes como condição do que
vem depois. -O que é posto antes? -A bagagem hereditária. Esta epistemologia acredita que o
ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética.]
C) Pedagogia relacional e seu pressuposto epistemológico.
Neste modelo pedagógico acredita-se que tanto o biológico quanto o ambiente influenciam no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Aqui, além de ensinar, o professor também aprenderá o que o aluno já construiu até o momento. Ele compreende ainda que, para que seu aluno aprenda, é necessário que o mesmo questione e problematize o conteúdo.
O pressuposto epistemológico que sustenta esse modelo é o interacionismo.
Este, por sua vez, é dividido por duas “vertentes”; o materialismo dialético (psicogenética) e perspectiva histórico cultural.
Na primeira vertente, acredita-se que primeiro o indivíduo se desenvolve para depois aprender. O processo se faz de “dentro pra fora”.
Já na segunda, o desenvolvimento só se daria depois do aprendizado. Aqui, o indivíduo social, conforme cresce, adquire conhecimento, por meio do contexto no qual está inserido. Após isso, ele se desenvolve.
2- Desenvolva uma análise e relação das temáticas do texto com as características dos professores que fizeram parte de sua trajetória escolar.
Durante toda minha trajetória escolar, a pedagogia diretiva fez-se muito mais presente do que os outros modelos. A disciplina e a “ordem”, que também estavam presentes, contribuíram para o autoritarismo.
GIOVANA LODI, 1° SEMESTRE – NOTURNO
...