Monografia em ludicidade
Por: minele13 • 28/11/2015 • Monografia • 1.695 Palavras (7 Páginas) • 316 Visualizações
FACULDADE LUSO BRASILEIRA – FALUB CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
EVERLY CUSTODIO DE ALBUQUERQUE
LÚDICO: ESTIMULAR A DESMOTIVAÇÃO DOS DISCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
CARPINA – PE
2015
EVERLY CUSTODIO DE ALBUQUERQUE
LÚDICO: ESTIMULAR A DESMOTIVAÇÃO DOS DISCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Monografia apresentada a Faculdade Luso-Brasileira/FALUB, como requisito parcial para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação do Professor Doutor Durval Ferreira Vieira.
CARPINA – PE
2015
EVERLY CUSTODIO DE ALBUQUERQUE
LÚDICO: ESTIMULAR A DESMOTIVAÇÃO DOS DISCENTESNO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Monografia apresentada a banca examinadora da FALUB para obtenção do titulo de Licenciatura em pedagogia, sob a orientação do professor Doutor Durval Ferreira Vieira.
Orientador Professor Doutor: Durval Ferreira Vieira
_______________________________________________________________ Professor MS. Samuel Lira de Oliveira
_______________________________________________________________ Professor Msc. Jose Sebastiao de Farias Filho
DEDICATÓRIA
Dedico esse trabalho a minha família, que tem mim apoiado para a realização desse trabalho, e aos educadores pelos momentos que tiveram conosco durante essa jornada para nosso engrandecimento tanto profissional como pessoal.
AGRADECIMENTO
Agradeço primeiramente a Deus que mim deu sabedoria, forca e inteligência para a realização dessa monografia.
A todos meus amigos que direta ou indiretamente contribuíram para a conclusão desse trabalho.
RESUMO
O presente trabalho relata sobre o jogo educativo no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, com o objetivo de estimular os alunos, de auxiliar na aprendizagem, além disso, fornecer aos educando um aprendizado satisfatório nas atividades realizadas dentro da escola, pois envolve toda uma linguagem diferenciada na maneira prazerosa de se trabalhar. O jogo educativo é um método de desenvolver estratégias que proporcionara nos educando a construção de seu próprio conhecimento. Infelizmente o jogo ainda é visto como um meio de competição, de participação e deixa de lado que o jogo oferece um estímulo de aprender brincando. O jogo é uma pratica antiga usada no cotidiano das crianças ate o dia de hoje. E hoje como vemos e vivenciamos o jogo esta sendo utilizado no ambiente escolar como meio interessante para motivar o desenvolvimento das crianças. O jogo quando utilizado na sala de aula, ele só será gratificante se for adaptado às dificuldades dos alunos, só assim o jogo trará vantagens como a motivação, o esforço em aprender, a concentração que ajudara no processo de ensino e aprendizagem. O papel do professor é essencial em escolher o jogo, deve planejar a utilização dos jogos e suas atividades na sala de aula. É importante se aprofundar sobre a função do jogo na escola, pois antigamente ele só era usado como um momento de prazer para o final da aula. Como diz Piaget, o jogo é a construção do conhecimento, ele diz que, os jogos tem dupla função: consolidar os esquemas já formados e dar prazer ao equilíbrio emocional do aprendiz. O jogo no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula tornara menos cansativas e mais agradáveis, pois vai enriquecer a aprendizagem dos educando, pois ao mesmo tempo em que a criança esta jogando ele esta desenvolvendo, descobrindo novas habilidades, explorando não só sua imaginação, mas também vai ajudar a ter uma boa capacidade e vai incentivar a resolver problemas que venha a encontrar. O jogo é sim um meio natural da criança e vai auxilia-los como um motivador para sua trajetória escolar, estimulando seu pensamento para alcançar suas habilidades desejadas. Na educação infantil há uma grande importância em trabalhar com jogos educativos, pois é nessa fase que as crianças terão o contato com o aprender, ou seja, é uma fase onde os educando vão adquirir conhecimentos, vão buscar ideias, vão querer descobrir o mundo em sua volta. É notável a falta de conhecimento dos educadores, ma utilização dos jogos educativos. Existem muitos questionamentos que impede a utilização pelos professores, como por exemplo, não tem o conhecimento sobre o jogo, qual às vantagens que ele trás, pois eles só ver o jogo como um recurso desnecessário a aprendizagem. Existe uma grande necessidade de motivar os educando, principalmente na leitura e na escrita, pois um está ligado ao outro, existe uma descoberta que os alunos devem descobrir, mas para isso é preciso se aprofundar, os professores devem trabalhar com as crianças, fazendo dos jogos uma ferramenta de aprendizagem e, além disso, ajudará o professor a ministrar sua aula mais dinâmica e atraente, Mas sem esquecer que para que isso aconteça deve haver um planejamento ao utilizar o jogo, pois se não for assim os educandos não aprendem e aquele jogo realmente será um passa tempo.
Palavras-chaves: Jogos Educativo; Ensino e aprendizagem; Motivação.
ABSTRACT
This paper reports on the educational game in the process of teaching and learning in early childhood education, in order to inspire students to assist in learning also provide a satisfactory learning in student activities within the school as it involves a whole differentiated language in the pleasant way of working. The educational game is a method of developing strategies that had given in educating the construction of their own knowledge. Unfortunately the game is still seen as a means of competition, participation and misses the game offers a stimulus to learn playing. The game is an ancient practice used daily in children until this day. And today we see and experience the game is being used in the school environment as a means interesting to motivate the development of children. The game when used in the classroom, it will only be rewarding if adapted students' difficulties, just so the game will benefit as motivation, the effort to learn, the concentration that helped in the process of teaching and learning. The teacher's role is essential in choosing the game, should plan the use of games and activities in the classroom. It is important to deepen about the function of the game at school, because he once was used only as a moment of pleasure for the end of class. As Piaget, the game is the construction of knowledge, he says, the game has a dual function: to consolidate the schemes already formed and give pleasure to the emotional balance of the learner. The game in the teaching and learning process in the classroom become less tiring and more enjoyable it will enrich the learning of the student because while the child is playing he is developing, discovering new skills, exploring not only his imagination, but also will help to have a good capacity and will encourage solve problems that come find. The game is rather a wild child and will help them as a motivator for their school life, stimulating their thinking to achieve their desired skills. In early childhood education there is great importance in working with educational games, given that this is that children have contact with the learning, that is, is a phase where the student will acquire knowledge, will get ideas, will want to discover the world around you. It is notable lack of knowledge of educators, ma use of educational games. There are many questions that prevent the use by teachers, for example, has no knowledge about the game, what the advantages it brings, they only see the game as an unnecessary use of learning. There is a great need to motivate learners, especially in reading and writing, because one is connected to the other, there is a finding that students should find out, but you do need to deepen, teachers should work with children, making the games a learning tool and also help the teacher to teach his class more dynamic and attractive, but without forgetting that for this to happen there must be a plan to use the game as if not so the student does not learn and that game really be a time passes. Playful is a word seen by humans as just a fun, but forget that behind this word there is a very complex meaning as in this case that the educator will hold its pleasurable activities, ie at the time the student is playing the teacher will be developing educational activities planned responsibly, trying to reach the learning of each student
...