Multidisciplinar II
Por: nicolediniz • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
PEDAGOGIA
4º semestre
Acadêmico:
RA:
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Professor:
Campo Grande 08 de Outubro de 2013.
Aula Tema 3 – Brinquedoteca
Visão histórica, definições, tipos e objetivos.
Brinquedoteca na Educação Infantil
Penso que seja de suma importância a brinquedoteca nas escolas de Educação Infantil, pois estimula a criatividade e desenvolve a inteligência da criança de forma lúdica, para que a mesma tenha recursos importantes para a construção do seu conhecimento, e vários desafios com brinquedos pedagógicos.
Segundo Silva (2001), a brinquedoteca é um espaço preparado estimular a criança a brincar, desenvolver a socialização, cognição, afetividade, motricidade, dentre outras habilidades.
Quando uma criança brinca está sempre buscando, e o ato de brincar e descobrir, recriar formas diferentes para aquela brincadeira, escolher brinquedos para que possa indagar o que fazer, onde mudar regras sem medo de ultrapassar barreiras, para estimular o intelectual e social de cada criança, conforme a necessidade da mesma.
Brinquedoteca em uma faculdade ou universidade
Uma brinquedoteca na universidade auxilia os acadêmicos de pedagogia a buscar métodos que acrescente sua pesquisa, usando a mesma como um laboratório que visa ensinar o lúdico para ser usado em sala de aula.
Tendo vários recursos como brinquedos pedagógicos, com cantinho da leitura e muito mais, para que professores e alunos do curso pedagogia possam colocar em prática o que estão aprendendo ao longo dos semestres, ensinar de forma lúdica.
Acrescentando um aprendizado muito rico para as escolas, que possuem educação infantil, convidadas a ir até a universidade usufruir da brinquedoteca, colaborando com o aprendizado dos acadêmicos. De acordo com pensamento de Santos (2000), nas universidades, as brinquedotecas são encaradas como um laboratório, onde professores e alunos do ensino superior dedicam se à exploração do brinquedo e do jogo em termos de pesquisa e de busca de alternativas que viabilizem novos métodos de estudos, estágios, vivências e novas formas de intervenção na comunidade.
Brinquedoteca em um hospital
Tem uma importância para amenizar a estadia da criança no hospital pois a mesma está longe de casa, da escola e amigos, tem a função de terapia para que a criança não se sinta traumatizada pela sua hospitalização.
Proporciona o brincar dentro das unidades de tratamento de câncer, como exemplo leva historia e pessoas fantasias para propor o faz de conta ou estimular sua imaginação para superar os dias internação e as dificuldades encontradas no tempo que necessite estar no hospital, auxilia no psicológico para que a criança não se sinta angustiada e poder controlar o seu emocional.
De acordo com Santos (1997b), tem como a principal função educacional da brinquedoteca e a valorização da atividade lúdica, o que, consequentemente, satisfação às necessidades afetivas das crianças. A promoção do respeito à criança contribui para diminuir a rigidez e a opressão dos sistemas educacionais.
Falar sobre a brinquedoteca é, portanto, falar sobre os diferentes espaços que se destinam a ludicidade, ou seja, ao brincar espontâneo e prazeroso, às emoções, às vivencias corporais, aos desenvolvimentos da imaginação, da autoestima, do autoconceito positivo, da resiliência, construção de conhecimentos e habilidades, é preciso pensar na brinquedoteca como um espaço que contempla todas as etapas do desenvolvimento (Santos, 2000).
...