NATUREZA E SOCIEDADE
Por: Denise de Athayde e Silva • 28/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.185 Palavras (5 Páginas) • 354 Visualizações
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Natureza e Sociedade
No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o tema trabalhado mostra como é o processo de desenvolvimento da criança e quando começam a ter consciência do mundo em diferentes maneiras.
No decorrer de seu crescimento, ocorrem mudanças fundamentais na maneira de como observa a natureza e a cultura. O contato com o mundo permite que ela construa conhecimentos sobre o que está a sua volta. Passa a relacionar sua capacidade de perceber à presença de cores, sons, a existência de seres vivos, consegue manipular os objetos e movimentar-se nos espaços.
Wallon (1941/1968) entende que nas etapas do desenvolvimento da criança pode-se evidenciar atividades lúdicas das quais a criança busca tirar proveito de todos os efeitos possíveis.
.
O RCNEI relata que a criança é movida pelo seu interesse e curiosidade, a medida que se desenvolve ela constrói e reconstrói o modo de compreender o mundo, permitindo que ocorra um processo de confrontação entre suas explicações e hipóteses, com os conhecimentos nas interações com os outros, com os fenômenos e objetos.
Sendo assim podem conhecer o mundo por meio da atividade mental, afetiva e física. De modo geral é abordado o conceito do desenvolvimento da criança na sociedade e a influência que fará parte do seu crescimento.
CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E 4 A 6 ANOS
Entre a classificação feita na faixa etária de 0 a 3 anos, espera-se que a criança comece a se relacionar com pessoas, ter o contato com pequenos animais, plantas e explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade.
Já com 4 a 6 anos, espera-se que esse desenvolvimento seja ampliado e que ela comece a estabelecer relações entre o meio e as formas de vida, levando em consideração a preservação e sua qualidade da existência quando começa a demostrar curiosidade e interessar-se pelo mundo social imaginando soluções para compreendê-lo e manifestando opiniões próprias.
CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
O tema de natureza e sociedade quando explorado entre as crianças de 0 á 3 anos não é dividido em blocos, mas em ideias de como a exploração e observação do meio ajudam na aprendizagem da criança.
Estão destacadas ideias para exploração com diferentes objetos, atividades que envolvam histórias, contato com pequenos animais e plantas, como também o conhecimento do próprio corpo através do uso e de suas habilidades.
Através da observação e a exploração do meio nessa faixa etária é possível destacar duas das principais formas de aprendizados, sendo uma delas, que poderão construir as primeiras noções a respeito das pessoas, das relações humanas e do seu grupo social.
As diferentes brincadeiras, a interação com adultos e crianças de diferentes idades, contato com a natureza, exploração do espaço, passam a constituir em experiências imprescindíveis para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. É necessário que a criança desde de pequena tenha a liberdade de explorar diferentes tipos de objetos para seu conhecimento.
Segundo RABINOVICH (2007), a integração entre o corpo, o movimento, o espaço e os brinquedo, ou brincadeiras que movimentam o corpo é fundamental para desenvolvimento da criança pequena. É no brincar que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, explorando o mundo por meio do seu corpo.
CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS
Já com as crianças de 4 a 6 anos, o RCNEI divide o assunto em 5 blocos são eles:
• Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar;
• Os lugares e suas paisagens;
• Objetos e processos de transformação;
• Os seres vivos;
• Fenômenos da natureza.
• Organização dos grupos e
• Fenômenos da natureza.
A Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar, diz que a criança a partir do seu nascimento participa de diversas práticas sociais no seu cotidiano, com isso já começa a adquirir conhecimento sobre a vida social em sua volta. Sua família, amigos e outros, possibilitam uma construção do conhecimento social, fazendo com que as experiências apresentadas em casa e outros lugares sejam ampliados.
Os lugares e suas paisagens, são componentes da natureza e ao mesmo tempo da ação humana. Para que a criança possa desenvolver uma compreensão mais ampla da realidade social e de forma que possa intervir, a percepção dos elementos que compõem o lugar onde vive é uma aprendizagem fundamental.
...