NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO HORTOLÂNDIA
Por: Rosangela Peixoto • 18/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.848 Palavras (8 Páginas) • 149 Visualizações
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UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO HORTOLÂNDIA
CURSO: PEDAGOGIA
Disciplinas Norteadoras: Didática do Contar Histórias; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Introdução à Educação Virtual; Literatura Infantojuvenil; Organização e Metodologia da Educação Infantil e Prática Pedagógica: Escola e Sociedade.
DESAFIO PROFISSIONAL
NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA:
HORTOLÂNDIA / SP
DATA: 01/11/2018
INTRODUÇÃO
Todos contamos uma história, crescemos assim, mas com o passar do tempo perdemos o interesse em criar essa história e preferimos recebe-la pronto em uma tela.
Procuramos executar um plano que demonstre ao educando a maravilha do contar e ouvir contar e, aos educadores, como isso pode ter mais impacto que qualquer película pré-fabricada.
DESENVOLVIMENTO
Leitura de uma história infantil
Leitura de histórias: A leitura é um estímulo para desenvolver a capacidade crítica de interpretação e interação social, oferecendo, assim, um contato com o seu |
História infantil: A Bela e a Fera |
Objetivos: Estimular a leitura, visão crítica das relações com os colegas através da alegoria da “Fera e do Monstro Real”, ensinar que mesmo em nossas diferenças merecemos respeito |
Procedimentos metodológicos: Local: Sala de aula e pátio de recreação, dispor as crianças em um semicírculo na classe de aula para que o foco se mantenha na professora, recursos visuais atrás da professora, puxando a atenção para a sua figura, desenhos correlatos a cada momento da história e exclamações sobre os pontos críticos, A educadora deverá se passar por uma velha senhora, se colocar dentro da história como uma observadora em terceira pessoa, caso haja dispersão durante a narrativa isso permitirá que ela mude o passo e “introduza” elementos para prender o público, sempre colocando não somente a sua figura como a do aluno na história, o círculo deve ser a fronteira da história mas deve ser usado como seu mundo vivo, uma criança deve ser uma arvore outra um cavalo, outra um caçador, e por ai vai para não seja algo monótono e um monologo |
Utilização de recursos auxiliares: Papel celofane, EVA, sulfite, cola, tesoura lápis de cor, para a interação das crianças o cenário dentro da fronteira da história deve ser feito na hora pelas crianças, para que elas possam ser imersas dentro da trama, formas e personagens simples, mas o cenário atrás da educadora deve ter uma preparação previa com cores vibrantes e bem desenhado, deve conter os pontos principais a serem trabalhados na história e ser utilizados para enaltecer a figura do contador que deve utiliza-los como recurso e não como apresentação de slides |
Contação de uma história infantil
Contação de histórias: Esta modalidade pedagógica apela para o um dos instintos primordiais de qualquer ser, a interação com outro ser humano é extremamente benéfica ao ouvinte que estimula vários sentidos ao contato com a narrativa, e ao locutor que através da reação de seu público se engaja no processo e coloca mais “emoção” e movimento em sua narrativa, tirando o conto do campo de um monologo para um diálogo entre ele e a plateia |
História infantil: Chapeuzinho Vermelho |
Objetivos: Instigar a necessidade de se ouvir os mais velhos valorizando conselhos e orientações buscando evitar percalços no caminho. |
Procedimentos metodológicos: Local: Sala de aula e pátio de recreação, dispor as crianças em um semicírculo na classe de aula para que o foco se mantenha na professora, recursos visuais atrás da professora, puxando a atenção para a sua figura, desenhos correlatos a cada momento da história e exclamações sobre os pontos críticos. A educadora deverá se passar por uma velha senhora, se colocar dentro da história como uma observadora em terceira pessoa, caso haja dispersão durante a narrativa isso permitirá que ela mude o passo e “introduza” elementos para prender o público, sempre colocando não somente a sua figura como a do aluno na história, o círculo deve ser a fronteira da história mas deve ser usado como seu mundo vivo, uma criança deve ser uma arvore outra um cavalo, outra um caçador, e por ai vai para não seja algo monótono e um monologo |
Utilização de recursos auxiliares: Música clássica, de acordo com o tom da narrativa, alternando entre o tom alegre e sombrio, para chamar a atenção a um determinado ponto, utilizar um instrumento simples como um xilofone ou uma flauta doce, criando uma sensação de antecipação nos alunos. |
Passo 02
Atividade 1
Linguagem artística e história: Teatro e artes plásticas, a interpretação da história seja figura da educadora seja na figura do aluno |
Objetivos: Que a criança enxergue a leitura como algo vivo e dinâmico, que ao fazer parte da história se interesse em entender e ser um agente de multiplicação deste conhecimento, que o educando tenha nessa atividade os primeiros passos para a interação em um ambiente público. |
Procedimentos metodológicos: Local: Sala de aula e pátio de recreação, dispor as crianças em um semicírculo na classe de aula para que o foco se mantenha na professora, recursos visuais atrás da professora, puxando a atenção para a sua figura, desenhos correlatos a cada momento da história e exclamações sobre os pontos críticos, A educadora deverá se passar por uma velha senhora, se colocar dentro da história como uma observadora em terceira pessoa, caso haja dispersão durante a narrativa isso permitirá que ela mude o passo e “introduza” elementos para prender o público, sempre colocando não somente a sua figura como a do aluno na história, o círculo deve ser a fronteira da história mas deve ser usado como seu mundo vivo, uma criança deve ser uma arvore outra um cavalo, outra um caçador, e por ai vai para não seja algo monótono e um monologo. |
Materiais: Papel celofane, EVA, sulfite, cola, tesoura lápis de cor, para a interação das crianças o cenário dentro da fronteira da história deve ser feito na hora pelas crianças, para que elas possam ser imersas dentro da trama, formas e personagens simples, mas o cenário atrás da educadora deve ter uma preparação previa com cores vibrantes e bem desenhado, deve conter os pontos principais a serem trabalhados na história e ser utilizados para enaltecer a figura do contador que deve utiliza-los como recurso e não como apresentação de slides |
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