O BULLYING ESCOLAR, NUM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO
Por: Nayane Pires • 14/5/2020 • Artigo • 3.091 Palavras (13 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADE INTEGRADA DE PATOS-FIP
PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
CURSO NA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA
BULLYING ESCOLAR, NUM OLHAR PSICOPEDAGOGICO
Nayane Lopes Pires
Parnamirim-PE
2018
Nayane Lopes Pires
BULLYING ESCOLAR, NUM OLHAR PSICOPEDAGOGICO
Trabalho de conclusão de curso, Artigo Cientifico, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Curso de Psicopedagogia Clinica e Institucional das Faculdades Integradas de Patos- FIP, em cumprimento as exigências para a obtenção de especialização.
Orientadora: Monica Maria Feitosa Braga Gentil, Ms
Parnamirim-PE
2018
AGRADECIMENTOS
A DEUS que é o Dono da sabedoria, porque D’Ele por Ele e para Ele são todas as coisas.
A minha família, que tem nos ajudado.
Aos AMIGOS que estão ao nosso lado nessa caminhada.
Aos meus MESTRES PROFESSORES.
RESUMO
A violência sempre existiu no ambiente escolar, porem somente nos últimos anos os estudos foram intensificados, fazendo o termo bullying conhecido, tornando possível que esse fenômeno, se tornasse assunto em pausa nas escolas e também na sociedade. A finalidade desse trabalho é dar a importância certa ao bullying No ambiente escolar tirando a idéia de que é uma brincadeira, trazendo informações de como essa violência ocorre e como é possível identificá-la, e as conseqüências que esta trás para a aprendizagem do individuo.
Palavras chave: bullying- violência - escola- família.
RESUME
Violence has always existed in the school environment, but only in recent years have the studies been intensified, making the term bullying known, making it possible for this phenomenon to become a paused subject in schools and also in society. The purpose of this work is to give the right importance to bullying in the school environment by taking the idea that it is a joke, bringing information about how this violence occurs and how it can be identified, and the consequences that it brings to the individual's learning.
Key words: bullying- violence - school-family.
SUMARIO
1- INTRODUÇÃO
2-REFERENCIAL TEORICO.................................................................................
2.1- O RESGATE HISTORICO DO FENOMENO “BULLYING.......................
2.2- BULLYING: QUANDO O FENOMENO ENTRA NA ESCOLA................
2.3- BULLYING: CAUSAS E CONSEQUENCIAS...........................................
2.4- INTERVENÇÃO PSICOPEGOGICA PARA AMENIZAR O
BULLYING ESCOLAR.........................................................................................
CONSIDERAÇOES FINAIS............................................................................
REFERENCIAS....................................................................................................
- INTRODUÇÃO
A discussão acerca do bullying é mundial, pois está presente em todas as escolas, no trabalho, no meio social, e ate mesmo na família. Quem nunca apelidou ou foi apelidado pelo seu irmão, primo, ou por aquele coleguinha de sala de aula, ou pelo amigo de brincadeira, ate ai não tem problema. O problema nasce no momento em que essa brincadeira torna-se violenta, criando um agressor e fazendo uma vitima.
SEGUNDO, BELLIO|(2012, pag. 6)
Desde que o mundo é mundo, alguém chateou o outro; deixou o outro pra baixo; só que a evolução da informação e dos níveis de conhecimento de nossa civilização justifica essas ações de combate pelo esclarecimento e compreensão”.
Lauro Monteiro “O bullying escolar (school place bullying) ocorre na escola e é lá que tem que ser prevenido antes de tudo e tratado. Todas as crianças têm o direito de ter uma infância feliz e faz parte dela boas recordações da escola.”
Entendendo o que é o bullying, com um olhar preventivo da psicopedagogia, para que a escola possa oferecer esse ambiente seguro e livre desse fenômeno, precisa colocar em pratica alguns métodos, como:
- A escola precisa conhecer o fenômeno bullying, sabendo diferenciar o que é e o que não é um comportamento agressivo.
- A observação do comportamento da criança permitirá identificar a violência;
- A escola precisa fazer atividades de interação, fortalecendo o relacionamento harmonioso para que o ambiente escolar não seja afetado;
- Deixar à família a parte do que esta acontecendo;
- A família precisa andar em parceria com a escola contra esse problema, conversar com a criança, ficar em alerta e avisar quando notar alterações no comportamento da sua criança, para que juntos busquem soluções significativas.
Com tudo, o desenvolvimento da violência nas escolas em forma de bullying é um assunto bastante amplo pode ser identificado. As ações repetitivas de agressividade verbal e violência são as características mais fortes do desse fenômeno, a família juntamente com a escola precisa, combater esse comportamento agressivo.
A importância da discussão desse tema gera em torno da explicação do que é o bullying escolar e quais as conseqüências que e este pode trazer, aplicando soluções para que possa ser amenizado, garantindo um ambiente seguro para a sua aprendizagem.
...