O BULLYING NUMA PERSPECTIVA TEÓRICA
Por: Diogenes86 • 18/4/2017 • Monografia • 702 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
1 O BULLYING NUMA PERSPECTIVA TEÓRICA
1.1 Bullying: aspectos conceituais
A palavra bullying ainda encontra-se sem uma tradução específica ao português, a mesma é de origem inglesa, e é usada para se referir a atos maliciosos que são praticados de forma banal e/ou proposital contra uma ou mais vítimas, são atos maléficos como: intimidar, humilhar, maltratar, implicar, provocar e amedrontar entre outros atos que são de caráter ofensivo ou mesmo constrangedor. Portanto:
Se recorrermos ao dicionário, encontraremos as seguintes traduções para a palavra bully: indivíduo valentão, tirano, mandão, brigão. Já a expressão bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo, praticado por um bully (agressor) contra uma ou mais vítimas que se encontram impossibilitadas de se defender. (SILVA, 2010, p. 21).
Assim sendo, a palavra bullying é de derivação do termo bully, que é o indivíduo que utiliza as mais variadas formas de agressão contra uma ou mais vítimas. O sujeito que passa a utilizar essas formas de agressão apresenta características de maldade e perversidade, considerando que esta agressão pode acontecer de forma física e/ou psicológica, muitas vezes os praticantes de bullying utilizam-se da exclusão e da intimidação contra as suas vítimas, sentindo-se possessivos contra elas, sem deixar com que haja nenhuma forma de reação. Portanto:
A agressividade em relação ao outro é uma das características do bullying e nem sempre ela é física, realizando-se muitas vezes de forma simbólica, como a criação de situações para ridicularizar e fazer piadas e chacotas, também pode ser manifestada por meio da segregação, ou seja, da não aceitação no grupo. (MANZOTTI, 2013, p.53).
O ambiente escolar é um dos lugares mais frequentes para o uso de tais práticas, local em que grande público se encontra reunido, e neste grupo social passam á acontecer humilhações frequentes dos supostos ”mandões” que sentem uma grande necessidade de chamar a atenção desse público, estes passam a escolher vítimas isoladas e indefesas, e em alguns casos fazem chantagens para que a vítima permaneça em silencio. Teixeira (2011 p.10) relata que:
Bullying é um comportamento agressivo entre estudantes, são atos de agressão física, verbal, moral ou psicológica que ocorrem de modo repetitivo, sem motivação evidente, praticados por vários estudantes contra outro indivíduo em uma relação de desigualdade de poder, normalmente dentro da escola. (TEIXEIRA, 2011, p.10).
Chalita faz um complemento em relação ao bullying afirmando que:
É o termo que designa o hábito de usar a superioridade física para intimidar, tiranizar, amedrontar e humilhar outra pessoa. A terminologia é adotada por educadores, em vários países, para definir o uso de apelidos maldosos e toda forma de atos desumanos empregados para atemorizar, excluir, humilhar, desprezar, ignorar e perseguir os outros. (CHALITA, 2008, p.81).
De acordo com estes conceitos fica perceptível que a maioria das formas de bullying praticadas pode ser encontrada dentro do âmbito escolar, local em que supostamente os personagens agregados passam á se reunir. É triste ter que aceitar, mas esse comportamento
...