O BULLYNG ESCOLAR
Por: NILFELIX • 23/4/2017 • Projeto de pesquisa • 787 Palavras (4 Páginas) • 526 Visualizações
ALICIA CRISTINA L. DA S. EUSTAQUIO
FERNANDA ANUNCIAÇÃO
MARA GISLANE C. DO NASCIMENTO
MAYRA SANTOS O. CUNHA
NILZA APARECIDA FELIX
BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
TABOÃO DA SERRA
2017
[pic 1][pic 2]
ALICIA CRISTINA L. DA S. EUSTAQUIO
FERNANDA ANUNCIAÇÃO
MARA GISLANE C. DO NASCIMENTO
MAYRA SANTOS O. CUNHA
NILZA APARECIDA FELIX
PROJETO DE PESQUISA
BULLYING ESCOLAR
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharel em Direito da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra como requisito parcial da disciplina de Metodologia Científica sob orientação da Profa. Ms. Márcia Marcondes da Silva.
TABOÃO DA SERRA
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 PROBLEMA 3
1.2 HIPÓTESE 3
2. OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 4
- INTRODUÇÃo
O presente trabalho tem como propósito expor sobre a violência escolar e de como o bullying ocorre neste contexto. Para isto, apresenta uma análise sobre a violência na escola, em seguida aborda o fenômeno bullying como um conflito global e crescente na sociedade, discorrendo também sobre as formas de manifestação, suas causas, consequências e dados estatísticos da prevalência do fenômeno no Brasil. Apresentam-se ainda, a caracterização das vítimas e dos agressores, bem como os papéis da escola e da família, estudados por alguns autores para envolver os dois sistemas. Por fim, sugerem-se propostas de intervenção para esse comportamento agressivo que pode vir a afetar a autoestima e a saúde emocional das crianças e adolescentes para uma vida escolar e social mais saudável.
O tema abordado neste artigo justifica-se dada a sua relevância atual, tendo em vista o número crescente de casos de bullying no ambiente escolar.
PROBLEMA
Quais os principais motivos do bullying no ambiente escolar e as consequências para as vítimas desta violência?
HIPÓTESES
EGOCENTRISMO: Muitos atacam e provocam outras pessoas para ser o centro das atenções. São incapazes de perceber o sofrimento e a dor que causam aos outros;
CONFIANÇA NA PRÓPRIA SUPERIORIDADE: Algumas pessoas acreditam ser mais superiores que os outros quer seja, na escola, vida profissional, vida social e outros. Geralmente, essas pessoas nunca se associam aos ''perdedores'';
...