O Brincar e suas teorias
Por: 123014 • 28/5/2018 • Projeto de pesquisa • 2.012 Palavras (9 Páginas) • 529 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
JUSTIFICATIVA 4
PROBLEMA 5
OBJETIVOS 6
METODOLOGIA 7
CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo uma abordagem sobre a importância de brincar na educação infantil. Visando proporcionar uma analise mostrando as contribuições que o brincar tem na vida das crianças, através do processo cognitivo do desenvolvimento infantil, sendo que os brinquedos não somente são para divertimento ,mais sim também usado como um instrumento dos processos cognitivos sociais. Observando que uma simples oferta de certos brinquedos já e o começo do projeto educativo. Muito tem se discutido sobre a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem de crianças da Educação Infantil. Analisando também que brincar é direito de toda criança, porém nem todas têm esse direito respeitado; principalmente as menos favorecidas, onde o brincar fica em segundo plano. E quando vão para a escola muitos professores preferem que fiquem paradas só reproduzindo o que é mandado. No entanto, não podemos esquecer que toda brincadeira deve ter um objetivo, e que sua função contribui para o desenvolvimento global da criança. Através do brincar a criança representa tudo que está a sua volta, e com isso vai construindo seus próprios valores, ideias e conceitos. Parte daí a importância de se discutir esse assunto e refletir sobre a necessidade de se trabalhar ludicamente, pois a medida que a brincadeira acontece a criança mantém contato com emoções diversas e desenvolve-se. Neste sentido, os jogos e brincadeiras não são apenas um entretenimento, mas uma atividade que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Dessa formar visando proporcionar uma analise mostrando as contribuições que o brincar tem na vida das crianças, através do processo cognitivo do desenvolvimento infantil, sendo que os brinquedos não somente são para divertimento ,mais sim também usado como um instrumento dos processos cognitivos sociais. Observando que uma simples oferta de certos brinquedos já e o começo do projeto educativo. Mostrando assim que através do brincar é uma importante formar de comunicação ,e por meio desse ato a criança pode reproduzir seu cotidiano.
JUSTIFICATIVA
"A criança aprende muito ao brincar. O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico". (VYGOTSKY 1979, p.45)
O brincar contribuir muito para o desenvolvimento do potencial integral da criança ,sendo também um espaço que proporcionar a liberdade criadora, oportunidade de socialização, afetividade e um encontro com seu próprio mundo ,descobrindo-se de maneira prazerosa, construindo conhecimentos ,desenvolvendo-se e propiciando o ensino-aprendizagem. O ato de brincar tem participação na formação da criança pois a além da socialização em grupo ,promove vários sentimentos que afloram, fazendo com que eles repesem recriem, trazendo contribuições fundamentais a saúde nas atividades praticada. Brincar e criar são momentos fundamentais para criança, pois possibilitando o sujeito, a desenvoltura da sua criatividade nos seu contexto social. Portanto da oportunidade as vivencias nas brincadeiras afim de criar possibilidades de encantamento, que o criar, o imaginar e a fantasia esteja presente no seu dia a dia da criança. O brincar faz com que acriança se sinta seguro para recriar seu mundo. E também através da brincadeira ,do lúdico, que a criança se descobre e descobre o outro, aprender a lidar com regras, os seus limites e a respeitar ,aprender a esperar e aceitar os resultados. O brincar faz parte do mundo da criança ,está presente no mundo desde seu início. A brincadeira é a principal forma de expressão da criança e o principal meio de ela observar e interagir com o mundo. É na brincadeira que ela vai vivenciar muitas questões relacionadas ao bem-estar. Então, vai vivenciar liberdade, criatividade, desenvolvimento do corpo, a imaginação, a tolerar as diferenças. Não tem limite a brincadeira, a criança precisa sempre com essa oportunidade de estar imaginando, de estar fantasiando, de estar inventando o mundo, de estar reinterpretando o mundo através da brincadeira. Não tem limite pra brincar, brincar é a atividade mais saudável que vai trabalhar desde a saúde mental dessa criança, seu bem-estar mental até seu bem-estar físico porque explora o corpo dela, ela pula, ela corre, ela rola. Ela vive e explora a vida da melhor formar brincando.
O brincar permite o exercício contínuo do aprender a conhecer, pois, brincando, a criança conhece o mundo nas múltiplas interações que estabelece com ele, uma vez que, para desenvolver-se, é necessário que ela se envolva em atividades físicas e mentais. Aprende, também, a relacionar as coisas e a ir além dos princípios gerais que as envolvem. Constrói conhecimentos e adquire novas informações.
(A descoberta do Brinca, Maria Ângela Barbato Carneiro e Janine J.Dodge,pag:33)
PROBLEMA
As pesquisas indicam que cada vez mais, as brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da criança estão sumindo no âmbito escolar , e até mesmo os profissionais da área não buscam introduzir o lúdico como uma das ferramentas essenciais para o crescimento saudável das crianças, em seus conteúdos dados em sala de aula .
...