O CONCEITO DE PESQUISA
Por: DjaneSantos • 29/7/2020 • Trabalho acadêmico • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 272 Visualizações
CONCEITO DE PESQUISA
Djane dos Santos Silva
Eduarda Monyk da Silva
Júlia Batista Borges
Lohana Laura Fragoso Bonfim
Rosangela dos Santos Pereira
Rosana Climaco Julião
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (1860) – Prática do Módulo I
12/06/2017
RESUMO
O presente trabalho irá trazer questões sobre a elaboração, estruturação e conceitualização da pesquisa científica. A introdução tratará sobre a importância da pesquisa para a sociedade e o porquê desse trabalho ser importante. No desenvolvimento vem abordando o conceito de pesquisa, sua estrutura e metodologia.
Palavras-chave: Pesquisa científica, Estrutura, Metodologia.
1 INTRODUÇÃO
A pesquisa é muito importante para a sociedade, pois é um instrumento fundamental para a construção e a propagação do conhecimento, pois estimula a busca por respostas para os fenômenos observados, produz novas descobertas e auxilia no crescimento do raciocínio lógico.
O interesse por esse estudo surgiu mediante a proposta da instituição de ensino, o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), cuja linha de pesquisa versa sobre a importância da pesquisa para a sociedade. Tendo em vista que as pesquisas visam a melhoria e a evolução material da sociedade.
Diante disso, este estudo tem como relevância acadêmica e social, o intuito de mostrar á toda a grande importância que as pesquisas btêm, pois é com ela que tiramos nossas dúvidas, tanto pesquisando em livros, internet ou com pessoas que entenda do assunto na qual estamos com dúvida. A pesquisa nos ajuda a agregar mais conhecimentos, resolver alguns problemas e até mesmo refletir sobre a realidade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO
Pesquisar significa procurar com aplicação, tomar informações a respeito de algo.
Nas Universidades o objetivo das pesquisas é fornecer aos alunos instrumentos e subsídios para que ele se torne um pesquisador e contribua para o avanço da ciência e desenvolvimento.
As pesquisas tem origem nas ideias, que constituem a primeira aproximação dá´realidade`` que se pretende pesquisar (em um enfoque quantitativo), ou os fenômenos, eventos e ambientes a serem estudados (em um enfoque qualitativo).
Em primeiro lugar, é necessário estabelecer o que a pesquisa pretende, ou seja, quais seus objetivos. Existem pesquisas que buscam, primeiramente, contribuir para a solução de um problema em especial (nesse caso, é preciso mencionar qual é esse problema e de que maneira acredita-se que o estudo ajudará a resolvê-lo, e outras que tem como objetivo principal testar uma nova teoria ou relatar evidências empíricas a favor dela. Existem também estudos, que como resultado final, pretendem gerar uma formulação do problema ou induzi o conhecimento.
2.2 ESTRUTURA
A melhor divisão de um trabalho vai depender de sua própria natureza por isso é necessário uma estrutura, a ABNT preconiza normas para apresentação de relatório técnico-científicos.
Segundo NBR 14724, a estrutura de tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende elementos pré-textual, como explicitado a seguir (ABNT,2005,p.3).
2.2.1 Estrutura do trabalho científico
Pré-textuais
- Capa (obrigatório)
- Lombada (opcional)
- Folha de rosto (obrigatório)
- Folha de aprovação (obrigatório)
- Dedicatória(s) (opcional)
- Agradecimento(s) (opcional)
- Epígrafe (opcional)
- Resumo na língua vernácula (obrigatório)
- Resumo na língua estrangeira (obrigatório)
- Lista de ilustrações (opcional)
- Lista de tabelas (opcional)
- Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
- Lista de símbolos (opcional)
- Sumário (obrigatório)
Textuais
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
Pós-textuais
- Referências (obrigatório)
- Glossário (opcional)
- Apêndice(s) (opcional)
- Anexo(s) (opcional)
- Índice(s) (opcional)
Elementos pré-textuais
- Capa
Contém elementos essenciais para a identificação do autor do trabalho. De acordo com NBR 14724(ABNT, 2005, P.4), é um elemento obrigatório no qual as informações são transcritas na seguinte ordem:
- Nome da instituição (opcional)
- Nome do autor
- Título
- Subtítulo se houver
- Números de volumes
- Local
- Ano de depósito (entrega).
- Lombada
Conforme NBR 12225 (ABNT 1992), a lombada é um elemento opcional,no qual contam informações que devem seguir o seguinte padrão:
- Sigla da instituição
- Nome do autor
- Título do trabalho impresso com a mesma fonte do item nome do autor
- Elementos alfanuméricos de identificação, por exemplo, v.2
- Data do trabalho
- Folha de rosto
A folha de rosto complementa a capa trazendo a identificação da disciplina em que o trabalho será apresentado, do curso, do aluno, da instituição e do professor que está mediando o estudo.
...