O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS
Por: Léo Miguel • 18/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 1.046 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
PEDAGOGIA
LEONAN MIGUEL FERREIRA
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS
POLO OSASCO
2º/2017
INTRODUÇÃO
Para oferecer um ensino adequado às necessidades de seus alunos, a escola precisa saber o que quer, envolvendo a equipe e a comunidade na construção da proposta pedagógica da escola e definição das metas. A proposta pedagógica é a identidade da escola, onde estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Além de formalizar um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional, envolvendo o cuidar e o educar da criança. No trabalho pedagógico, o cuidar das crianças pequenas significa atender às suas necessidades físicas e biológicas, atender suas necessidades de segurança e as necessidades afetivas. O educar implica a elaboração de atividades educativas contextualizadas e intencionais direcionadas ao desenvolvimento das crianças.
Os objetivos do presente trabalho são: compreender o currículo na Educação Infantil, caracterizar o cuidar e o educar como aspectos indissociáveis do currículo, além de analisar o papel dos professores na efetivação do currículo. Para tanto, foi feito entrevista com a diretora de uma escola de educação infantil e observação em sala de aula.
- Entrevista com a diretora
1) Como devemos pensar o currículo na Educação Infantil?
Como um programa de conteúdo e disciplina a serem seguidas, capaz de analisar, argumentar e aplicar de forma coerente as reais necessidades, contribuindo para geração de um processo permanente de revisão de programa.
2) Em qual concepção de criança o currículo da escola está embasado?
Na concepção de formarmos, ampliarmos conhecimento, aprimorar a partir do que nos trazem e criar, recriar no currículo específico exigido.
3) Como o desenvolvimento da criança é trabalhado, estimulado? E como as áreas do conhecimento (linguagem, matemática, artes) são trabalhadas de acordo com o currículo proposto?
Com roda de conversa, jogos, brincadeiras, hipóteses, situações problemas, etc.
4) Como é visto o cuidar e o educar no currículo da escola? O que significa o cuidar e o educar?
São dois pontos complementares quando se fala em Educação, e crianças em qualquer nível, assim nossa ação são processos interligados, pois uma completa a outra onde teremos uma compreensão coerente em sua semelhança e diferenças.
5) Como deve ser pensada a organização do tempo e do espaço na educação infantil?
Representa pensar em detalhes que irão refletir o projeto pedagógico da instituição, organizar o cotidiano da criança na escola, pressupõe o seu desenvolvimento através das diversas atividades.
6) Qual o papel do professor (pedagogo) na organização do tempo e espaço oferecido às crianças na educação infantil?
Desenvolver a prática do planejamento como rotina diária e também a sequência de diferentes atividades que acontecem no cotidiano da educação infantil e é esta sequência que vai possibilitar que criança na relação espaço-tempo se desenvolva e adquira estrutura de independência e autonomia além de estimulo e socialização.
- Observação em sala de aula (4-5 anos)
Durante o período de observação os alunos ao chegarem na escola são encaminhados para o refeitório onde tomam café da manhã (pão e leite) e em seguida vão para o parquinho em seu momento de recreação. O parquinho conta com diversos brinquedos, escorregadores, túnel, gangorra, cavalinho e casinha.
Ao retornarem para a sala a professora inicia as atividades lúdico-pedagógicas. Nesse dia ela trabalhou com as crianças as letras do alfabeto e letra inicial do nome, de uma maneira bem divertida fazendo sorteios e adivinhações, meninos contra as meninas. Após as atividades, os alunos foram almoçar e seguida voltaram para a sala onde fizeram uma roda de cantigas para posteriormente relaxarem na hora do soninho.
Percebe-se, então, que o cuidar e o educar são contemplados através das atividades propostas pela instituição, onde as crianças são bem alimentadas, brincam, cantam e ainda aprendem os conteúdos propostos pelo currículo.
Relação da proposta pedagógica e o currículo na educação infantil com a prática da escola entrevistada
A proposta pedagógica deve mostrar a instituição que se tem e a que se quer, e, para isso, é necessário realizar uma análise da situação educativa, estabelecendo metas e prioridades, levantando recursos e definindo etapas e atividades básicas. A proposta pedagógica da instituição entrevistada tem como missão fazer um grandioso trabalho, valorizando a relação social família/escola e aprendizagem na infância, construindo a autonomia de cada estudante, aprimorar seus conhecimentos, alinhar seu autoconhecimento, assim a construção da identidade implica em conhecer os próprios gostos e preferências, dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente, e as pessoas com quem se convive. O autoconhecimento começa no início da vida e segue até o fim, e muitos desses conhecimentos são adquiridos na primeira infância.
...