O Conhecimento Por Senso Comum
Por: Herminaa • 6/11/2020 • Dissertação • 414 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Conhecimento por senso comum
O homem, por meio de percepções do mundo em que vive, desenvolveu teorias, explicações e soluções para sanar os problemas decorrentes do dia a dia ou fatores que até dado momento, eram incompreensíveis para o ser humano, e isso se chama conhecimento. Esse, por sua vez, é obtido por meio de estudos, observações, pesquisas, credos, misticismo, etc.
O conhecimento foi aprimorando-se ao longo dos séculos, sendo que no início, eles não embasavam-se em nenhum estudo ou aprofundamento no assunto, eram simplesmente concebidos para a solução dos problemas imediatos. Portanto, esse conhecimento sem explicação é denominado de conhecimento do senso comum.
Hoje em dia o conhecimento já tem uma estrutura teórica, sendo chamado de conhecimento científico, mas não é por isso que o conhecimento por senso comum deixou de existir, ele é muitas vezes repassado de geração para geração, perpetuando a falta de explicação para determinada solução bem sucedida.
Hoje em dia o conhecimento já tem uma estrutura teórica, sendo chamado de conhecimento científico, mas não é por isso que o conhecimento por senso comum deixou de existir, ele é muitas vezes repassado de geração para geração, perpetuando a falta de explicação para determinada solução bem sucedida, tendo mais acreditação, muitas vezes, do que o conhecimento científico.
O conhecimento por senso comum é bastante subjetivo, o que torna-o de fácil diferenciação da ciência, uma vez que as informações são extremamente simples, diretas e superficiais. Um exemplo disso é a crença de que ir para a água após a alimentação causa congestão. A informação não é totalmente errônea, entretanto, não é de fato a água que causa o mal, e sim o exercício. O corpo exige muito mais esforço para a movimentação na água, sendo assim, vai ser muita coisa para o corpo processar enquanto faz a digestão do alimento.
Devido às aplicações do conhecimento de senso comum no dia a dia, e o sucesso das mesmas, tornou-se normal as variadas explicações informais para os efeitos do conhecimento quando aplicado, tornando ainda mais dispersa e incerta a real explicação do fenômeno. Um exemplo disso é o chá de canela relacionado a menstruação, há teorias de que ele deixa o sangue menos denso, fazendo com que o período menstrual inicie antes, ou até mesmo que ele causa o aborto no caso de uma gestante ingeri-lo, no entanto, o que faz a menstruação descer de fato, é a diminuição do fluxo menstrual e a antecipação de um ou dois dias da menstruação.
...