O Contador de Histórias - RESUMO
Por: Rosimeire Fabricio Dos Santos • 25/11/2018 • Resenha • 517 Palavras (3 Páginas) • 1.079 Visualizações
O filme se passa na década de 70, em Belo Horizonte – Minas Gerais. O garoto Roberto Carlos vive em uma casa simples com sua mãe e seus nove irmãos.
Sua mãe ao ver que a situação financeira da família estava precária, decide levar o garoto até a Febem na esperança de que ele conseguisse um futuro, e até quem sabe um dia se tornasse doutor. Roberto conseguiu conforto, comida..., porém, ao se aproximar dos internos descobre o mundo das drogas e começa a furtar coisas e realizar fugas constantes da FEBEM, e já não tinham esperança de que algum dia ele mudaria e se tornasse alguém na vida.
A identidade de Roberto Carlos começa a se transformar quando ele conhece a madame, uma pedagoga francesa que estava no Brasil, realizando uma pesquisa na FEBEM. Quando ela o deixa morar na sua casa, ele vai adquirindo experiências que aos poucos muda o seu jeito de pensar e um novo Roberto começa a aparecer.
O papel da francesa na vida dele foi muito importante, ela lhe deu a oportunidade de aprender coisas novas, lhe deu confiança, não o prendeu em casa, mas sim deu a ele a escolha de ficar e aprender ou voltar para a FEBEM, tratou ele como o adolescente que ele era. Além de pedagoga ela foi uma psicóloga, usou métodos simples aplicando sempre com o carinho, paciência e assim mostrou a superação por meio da educação e da oportunidade dada a um garoto de 13 anos.
Com o passar do tempo, os laços afetivos de Margherit e Roberto foi aumentando cada vez mais, começaram a ir a passeios, ela começou a ensinar a ler, a falar francês e a se comportar em público, mostrando que a vida vai além do que ele aprendeu na FEBEM, dando entendimento que ele teria que se adaptar a vida para poder viver em sociedade e deixar de ser visto como apenas um garoto de rua, sem futuro, com isso foi aumentando a auto estima dele, e o tornando um ser humano melhor.
Um tempo depois, o visto de permanência da francesa expirou, e ela tomou a decisão de voltar a França e levar Roberto Carlos junto, chegando lá eles viveram como uma família, e a pedagoga continuou lhe passando conhecimentos novos a cada dia. Com o passar dos anos, Roberto concluiu os estudos, decidiu voltar ao Brasil onde reencontrou sua mãe e se formou em pedagogia. Já formado, Roberto volta a FEBEM, mas dessa vez como pedagogo, e assim como Margherit ele ensina as crianças o sentido da vida, e que eles podem ser bem melhores do que um simples menino, e que podem ter um futuro brilhantes cheio de oportunidade assim como ele.
O filme relata a realidade de muitas mães que buscam o melhor para os filhos, mostrando que todos podem ter oportunidade de crescer e se tornar um cidadão do bem, basta aceitar ajuda, e ter vontade de mudar. Relata também a importância da psicopedagogia na vida da criança e adolescente, podendo ajudar a solucionar os conflitos da vida.
...