O Currículo Escolar como Instrumento de inclusão Escolar
Por: Gabby Costa • 7/3/2018 • Abstract • 824 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: Currículo
Aluna: Gabriela Costa de Oliveira
Matr.: 13212080184 Polo: Paracambi Nota: 9,5
AVALIAÇÃO A Distância 1 – AD1 – 2017-2
- Pesquisar e selecionar um artigo científico sobre o tema currículo.
- Indicar o texto escolhido ( referencias bibliográfica completa nas normas) (2 pontos)
A partir da leitura do texto escolhido, apresentar um estudo do texto indicando (2 pontos cada item indicado abaixo):
- O que motivou a escolha do texto, o porquê da escolha;
- Síntese das principais ideias abordadas no texto;
- Destacar uma citação significativa e representativa do texto lido;
- Comentário crítico – contribuição da leitura feita para os estudos sobre currículo, reflexão.
RESPOSTA:
XAVIER, Gláucia do Carmo. O Currículo e a Educação Inclusiva: A prática curricular e suas implicações na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_XavierGC_1.pdf.
A princípio escolhi este artigo O Currículo e a Educação Inclusiva, porque achei que o assunto pesquisado tinha relação com a educação de alunos deficientes, portanto, ao ler descobrir que o texto abrange a forma de currículo escolar para inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais, ou seja, alunos que tem dificuldades de aprendizagem. Porém, gostei do assunto e resolvi continuar, porque tudo que é relacionado à Educação Inclusiva me desperta interesse, pois pretendo atuar nessa área.
A autora aborda a forma de currículo para inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, não necessariamente referindo a pessoa com deficiência, pois como ela mesma menciona (p.11), “os alunos com deficiência são pessoas com necessidades educativas especiais, porém, nem todas as pessoas com necessidades educativas especiais apresentam deficiência”. De acordo com o Parâmetro Curricular Nacional para educação especial (SEESP/MEC/01), “essa expressão pode ser utilizada para referir-se a crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender”. Portanto, está associada a dificuldades de aprendizagens e a limitação de desenvolvimento no processo educativo.
A pesquisa tem por finalidade analisar como anda a inclusão/exclusão do currículo escolar para esses alunos nas escolas regulares, pois muitos desses alunos não têm suas diferenças consideradas e com isso, são prejudicados em seu processo educativo, ou seja, “(...) o interesse da maioria ‘é o que interessa’ e onde a minoria são, tantas vezes, simplesmente ignorada.” (COSTA, Marisa, 2001, p.168).
No decorrer da pesquisa a autora pode constatar que o currículo escolar, realizado na escola citada por ela, foi realizado pela diretora e coordenadores sem a participação de pais e professores, ou seja, simplesmente não funciona. Um currículo para ser bem elaborado, precisa ter a participação de todos envolvidos no âmbito escolar. O currículo da escola realizada é fechado, onde a utilização de livros didáticos é muito presente, cheios de conteúdos, com distribuição de pontos para cada atividade e tempo destinado a cada conteúdo, ou seja, um currículo que não dá autonomia nenhuma aos docentes. Quanto à inclusão, só funciona no papel, como revela a autora do artigo, na página 150, “... o currículo oficial da escola apresenta um discurso de inclusão, respeito às diferenças e às individualidades, mas seu currículo real é composto por ações pontuais dos professores, que pareciam trabalhar sozinhos”. Infelizmente isso não acontece somente nessa escola, há várias outras que tomam o mesmo rumo, prejudicando a atuação do professor para com seus alunos. Conclui-se que a inclusão de alunos NEE, tem seus conceitos ignorados, padronizado as demais deficiências.
...