O DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NAS ESCOLAS
Por: cidokacidoka • 18/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 105 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO CONECTADO
PEDAGOGIA
MARIA APARECIDA FERREIRA
DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NAS ESCOLAS
[pic 3]
São Paulo
2021
MARIA APARECIDA FEREIRRA
DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NAS ESCOLAS
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio.
São Paulo
2021
I N T R O D U Ç Ã O
O ser humano vive situações ricas para uma reflexão sobre as modificações que ocorrem no corpo e no coração dos seres humanos,desde o nascimento até a morte.Essas transformações acontecem muito rápido com as crianças,se as comparamos com aquelas que se dão nos adultos.Por isoo,as crianças,precisam de muito afeto,muito aconchego para enfrentar as tranformações inevitáveis e também aquelas que desejam realizar,mas não podem conseguir sozinhas.Muitas vezes o desconhecido é maravilhoso,mas pode ser doloroso e desconfortável.
A P R E S E N T Ç Ã O
.
QUESTIONÁRIO
- As criancas da escola refletem a realidade descrita no perfil da comunidade?
Sim.A maioria das famílias são bem sucediadas.
- As atividades realizadas na escolas,a postura profisssional,a forma de avaliar dos educadores e o espaço físico estãoa de acordo com o destino n aproposta apresentada pela escola?
Sim. Os educadores são bem preparados ,a escola possui um espaço físico bem aproveitado pelos alunos e a escola procura desenvolver suas atividades de acordo com o currículum escolar,sem prejudicar o ensino.
- As posturas dos profissipnais da área de coordenação e adminiatração reflete o tipo de gestão retradada pela proposta:
Sim todos capacitados.
- O ornograma apresentado é adequado à realidade da escola?
A escola não poossui um quadro de horários,pussui um calemdário,onde é seguido rigorosamente.
- As avaliações são condizentes com a proposta descrita no documento?
Sim,são feitos projetos trabalhos e feiras além da matérias diarias.
- As parcerias citadas na proposta pedagógica realmente acontecem?
Sim,a escola trabalha com a apóstila do positivo.
- A formação continuada que aparece registrada no documento,realmente faz parte da realidade da escola?
ensino Sim,a escola tem vários projetos entres eles a implantação do médio.
- Os projetos propostos acontecem debtro da escola,com que frequência e como são registrados e divulgados dentro da própria escola ou até para a comunidade?
Sim,são registrados no site da escola e divulgados para a comunida em forma de convites,com muito entusiamos pelos alunos.
R E S U M O
O colégio Marupiara foi fundado em 1999, foi produto de um “sonho-pensamento” alimentado com muita atenção e carinho: criar uma escola que contemplasse o homem na construção e participação de um mundo melhor...
No Ensino Fundamental, em geral a criança já freqüentou uma instituição escolar. O próximo passo, iniciar o processo de formalização do conhecimento, propiciando o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação do pensamento intelectual. Para tal, respeitamos suas fases evolutivas, criando estratégias apropriadas...
Marupiara, na língua tupi-guarani, significa ternura e sabedoria: os dois caminhos que, unidos, fazem a pessoa realmente feliz. Para a escola, esses dois princípios devem estar presentes em cada momento da formação dos alunos.Alicerçado na visão contemporânea da importância do papel da escola na formação da plena cidadania, o colégio floresce com a coragem e desejo de contribuir nesse ideal. Busca formar um homem capaz de exercer todas as suas potencialidades - generoso, com princípios éticos sólidos - e com uma visão universalista de uma sociedade multirracial.Como uma árvore que cresce vigorosa, regada com o compromisso pela qualidade da educação, a escola tem dado inúmeros frutos. Vemos alunos curiosos, ousando estabelecer relações entre as diversas disciplinas, atentos às questões ecológicas e sociais e receptivos à diversidade cultural da sociedade brasileira. A consolidação desse “sonho-projeto”, que vem conquistando respeito e espaço na comunidade, se dá graças a uma dedicada equipe pedagógica - à efetiva participação dos alunos (entes importantes do “pensar-fazer”) e ao apoio vigoroso dos pais e comunidade do entorno.A proposta pedagógica valoriza a aprendizagem ativa, contemplando os princípios humanistas e construtivistas e criando condições para que o educando seja autor e ator no processo de aprendizagem. Compreende que para contribuir com a formação integral do aprendiz, necessita oferecer um ambiente desafiador, que permita o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e ético. Para isso, eles apóiam em quatro pilares: SER - SENTIR - PENSAR - FAZER.Eles realizam uma proposta chamada de Escolha-Livre. Trata-se da oportunidade que é oferecida ao aluno de escolher livremente uma atividade a ser desenvolvida numa das áreas da sala de aula.O conjunto de ações, que compõe o processo realizado na Escolha-Livre: escolher, planejar, fazer e rever, estimula e leva a criança a articular melhor suas linguagens, pensamentos e ações.No momento do planejar, o professor incita o aluno a descrever - seja escrevendo, desenhando ou falando - os materiais e instrumentos que utilizará; se trabalhará individual ou coletivamente; em que área realizará a atividade escolhida. No tempo de trabalho - o fazer - o aluno executa seu plano e finaliza - revendo - suas ações, exercitando a memória e refletindo sobre suas dificuldades e acertos.É um momento valioso para o educando realizar seus “mini-projetos”, de sua própria vontade e autoria. É um estímulo à sua criatividade e um alimento para fortalecer sua confiança. É através do conteúdo das deferentes áreas de ensino que a escola procura desenvolver nos alunos a capacidades intelectuais,o pensamento autônomo,a construção,da própria identidade e a consciência crítica, para que possam compreender e participar ativamente da vida social dando continuidade aos seus estudos.
...