O Desenvolvimento de Competências e a progressão das aprendizagens dos estudantes.
Por: LUCIANEPAULA • 26/9/2021 • Trabalho acadêmico • 841 Palavras (4 Páginas) • 929 Visualizações
Atividade no Portfólio: Desenvolvimento de Competências e a progressão das aprendizagens dos estudantes.
Objetivos
. Retomar e refletir acerca dos conteúdos estudados nos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2.
. Refletir acerca do trabalho pedagógico no desenvolvimento das dez competências gerais da Educação Básica a partir do comprometimento com a aquisição das aprendizagens dos estudantes de forma progressiva.
. Levantar ações pedagógicas quanto ao desenvolvimento de competências na escola de forma orgânica, humana e não mecânica.
. Levantar ações do professor quanto ao “olhar”/“revisitar” a Educação Infantil para ensinar melhor em qualquer etapa da Educação Básica.
Descrição da atividade
Esta atividade tem como temas as competências e a progressão de aprendizagens.
Para realizar esta tarefa, considere:
os objetivos dos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2:
Objetivo do Ciclo de Aprendizagem 1: Entender de forma analítica o que é competência, sua inserção de forma criteriosa na escola, tendo clareza na implementação das 10 competências gerais da Educação Básica, considerando a complexidade da progressão das aprendizagens dos estudantes.
Objetivo do Ciclo de Aprendizagem 2: Compreender a importância da progressão e da continuidade dos processos de aprendizagem; do acompanhamento e da avaliação das aprendizagens, da síntese das aprendizagens e da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental à luz da BNCC.
os fragmentos de estudos dos Ciclos de Aprendizagem 1 e 2:
Fragmentos de Estudos do Ciclo de Aprendizagem 1: De acordo com Brasil ([2018], p. 08), a competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Entender competência de forma analítica é saber as bases do seu surgimento e proposições, para que a prática docente não seja alienada, alienante e mecânica.
Para que você, professor, saiba ajudar os estudantes a se apropriar das competências, é preciso estar claro que as mesmas têm uma progressão, considerando cada etapa de ensino, além de estar atento a todo momento a seu desenvolvimento. Cabe salientar que as competências gerais da Educação Básica são numeradas de 1 a 10, por questão didática, não por ordem de apropriação. As competências devem ser trabalhadas em toda a Educação Básica em regime de ampliação do grau ou nível de complexidade a partir dos conteúdos ensinados.
Fragmentos de Estudos do Ciclo de Aprendizagem 2: A BNCC (BRASIL, [2018]) expressa a lógica de que a Educação Infantil não deve ser considerada uma etapa preparatória para o Ensino fundamental, colocando a criança no centro do processo e trazendo a progressão das aprendizagens como um dos principais desafios desse arranjo de integração curricular, que tem início logo na Educação Infantil, visto que, por meio dos objetivos (de aprendizagem e desenvolvimento) de cada um dos campos de experiência, as crianças podem desenvolver-se progressivamente.
Portanto, progressão e continuidade podem e devem ser compreendidas como sendo características do próprio processo de aprendizagem, pois, à medida que as aprendizagens vão se ampliando e aumenta a sua complexidade, a criança vai se desenvolvendo. Para tanto, é tão importante a elaboração da síntese das aprendizagens.
Agora responda às duas questões do Portfólio 1:
1. Cite 5 ações do professor para assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza de que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e de que o professor não apenas seguindo um rol de capacidades/aptidões/habilidades (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.
...