O ESTAGIO ALFABETIZAÇÃO
Por: 8971 • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.084 Palavras (9 Páginas) • 164 Visualizações
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................4
2. ALFABTIZAÇÃO UM DESAFIO A SER ENFRENTADO.....................6
2.1.IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA....................................7
2.2.CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA .....................................7
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES...............8
2.3.1. CARACTERIZAÇÃO DA SALA ESTAGIADA................................8
2.3.2. PROFESSORES DA TURMA ESTAGIADA...................................8
2.3.3. CARACTERIZACÃO DA TURMA ESTAGIADA............................9
2.3.4. DESCRIÇÃO DE UMA AULA ACOMPANHADA..........................10 4.PLANO DE AULA..................................................................................11
5.CONCLUSÃO.........................................................................................12
INTRODUÇÃO
O estagio é uma exigência legal que está regulamentada pela lei federal nº6. 494/77 e pelo decreto nº887749, e também um exercício pré-profissional coloca em pratica, o que aprendeu na teoria. O estágio produz em cada um o conhecimento que o ser humano construiu e que esta construindo, para cumprir essa tarefa que muitas vezes e difícil. As novas ferramentas da metodologia estimulam sua capacidade, pois é o momento em que a teoria é a pratica apresentam-se fundidas trazendo a tona questões outrora nem pensadas ou situações já discutida relacionada à vivência na educação. E através do mesmo que acontecerão novas teorias e reconstrução das concepções assim compreendemos o estagio como aprendizagem e de articulação entre teoria a pratica, numa relação dialética através da pedagogia. Este estágio será realizado no ensino fundamental no mês de desembro01,02,003,04,05, na escola de Ensino Fundamental realizado pela acadêmica. O estágio tem por objetivo, Proporcionar ao aluno do curso de Pedagogia a compreensão dos aspectos teórico-metodológicos da alfabetização nos anos iniciais do ensino Fundamental. Possibilitar a reflexão sobre os conteúdos e encaminhamentos metodológicos de forma a proporcionar a análise crítica sobre as diferentes práticas possíveis no processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. Proporcionar o domínio dos conteúdos e das alternativas metodológicas adequadas à prática da alfabetização estabelecendo a relação teoria-prática entre os fundamentos teóricos da área e as práticas vivenciadas ou observadas no espaço real da escola. Possibilitar a compreensão da dimensão política da alfabetização no sentido de ser um instrumento necessário para que os indivíduos possam compreender e intervir na realidade buscando a transformação social. Porém, muito mais que alfabetizar, o estágio permiti adquirir novos conhecimentos teóricos e métodos que ajudam na alfabetização das crianças, pois aprenderemos com os olhares, com as incertezas, com as perguntas das crianças, com o entusiasmo e com as dificuldades das crianças. Assim, estar em sala de aula, nos faz competentes para realizar ações e para aprender com elas.
A metodologia é importante, pois e uma reflexão sobre a realidade social, orienta a uma reflexão sobre as condições da vida de uma comunidade, elaborando propostas que serve para transformar a sociedade, e nesta a metodologia será a pesquisa e a observação e coleta de dadas.
O item que será trabalhado será a identificação da escola e a concepção pedagógica e descrição e análise do estagio entre outros.
2.2 Concepções pedagógicas da escola
A escola tem como visão estratégica de utilizar valores para ensinar como buscar a excelência em tudo o que ela faz, traz os pais para participar da vida escolar de seus filhos como uma sociedade unida e diferenciada, traz como valor principal o respeito ensinando as crianças para com todos. Também estimula o exercício constante da cidadania e a realização de significativos por todos os integrantes da escola, a missão da entidade e de proporcionar um ambiente de aprendizagem mediante respeitosa, convivência, buscando melhoras condições de vida na comunidade. A escola vê o ser humano como social e histórico conduzido pelo próprio homem. É através de um esforço dialético que conseguimos entender o ser humano construindo a sua historio ao nosso tempo sendo determinado por ele. O conhecimento é um patrimônio coletivo, e por isso deve ser socializado. A escola procura ter como eixo principal os quadros pilares da educação, aprender a ser aprender fazer, aprender conviver, aprender a aprender. A educação escolar distingue-se de outras formas de educação com a educação que acontecem na família, grupos sociais e religiosos e educação não formal, assim sendo a educação escola tem a função de garantir condições para que a aluno seja capaz de conduzir-se num processo de formação permanente frente a uma sociedade em constante mudança. Uma sociedade que permanentemente busca a justiça a fraternidade para que todos sejam reconhecidos e respeitados em sua dignidade humana. Uma sociedade alicerçada num contexto democrático, com direitos de uma realidade plural como e a do Brasil. Buscando finalmente formar um ser apropriado do saber agente transformador, construidor do conhecimento, com consciência social, honesto, justa reflexiva e igualitária. Almejando uma sociedade que saiba partilhar equilibradamente na qual haja responsabilidade e participação pelo bem comum de todos.
2.3. Descrição e análise reflexiva de observação
2.31.caracterização da sala estagiada:
A sala tem três janelas, dois ventiladores vinte carteiam uma mesa do professor dois armários onde o professor guarda os materiais de apoio pedagógico, contêm um continho da leitura onde tem diversos livros onde fica exposto para os educando,
...