O ESTAGIO SUPERVISIONADO
Por: atepac • 21/2/2016 • Trabalho acadêmico • 5.251 Palavras (22 Páginas) • 331 Visualizações
INTRODUÇÃO:
O relatório apresentado diz respeito às observações feitas na escola e das aulas de Sociologia na Escola Estadual Getúlio Vargas no período de junho de 2015, contabilizando um total de 40 horas de observações. Participar da rotina escolar foi um gesto fundamental para o meu aprimoramento pedagógico e consolidação da teoria apreendida durante a graduação de licenciatura em Pedagogia, sem falar que estar próximo do trabalho docente permite a desconstrução de determinados mitos que alimentamos durante a passagem pela universidade, entre eles a ideia de que a escola é um “caos” uma “bagunça” onde não se consegue dar aula, os alunos são “preguiçosos”, não “prestam” atenção, ou seja, o que chega até os estudantes de graduação é uma visão negativa da escola e do trabalho do professor.
Uma visão que quando defrontada se mostra frágil diante as complexidades das relações sociais no interior da instituição escolar, talvez para uma visão “racional-legal” até possa fazer sentido em determinado momento, mas para o “olhar sociológico” essa visão é um “pobre”, carente de análise, problematizações e desnaturalizações.
Os relatos das aulas apresentados aqui é uma tentativa de demostrar que a docência não é mais do que uma atividade produtiva, se caracterizando como um trabalho como qualquer outro na sociedade, precisando de boas condições para a execução do trabalho e uma remuneração digna que respeite a necessidades da reprodução social da pessoa. Os professores e professoras da rede pública desempenham um papel fundamental na formação de pessoas.
A Escola Estadual Getúlio Vargas – Ensino Fundamental e Médio, está localizado na cidade de Belo Horizonte, rua Guido Leão número 22 bairro Serra Verde. Seu horário de funcionamento é de 07:00 da manhã às 22:30 .Para esse relatório concentrei minha observação no período noturno, especificamente, nas turmas do 1°, 2° e 4° anos.
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
O PPP tem uma concepção de sociedade, homem,educação, inclusão, currículo e avaliação, que tem seu fundamento na democracia e na justiça social.
A escola é influenciada pelos aspectos culturais, econômicos,sociais e políticos, o que garante um espaço que possibilita a transformação social.
Entende-se por sociedade uma organização mais livre, participativa e solidária, que tenha conciência dos aspectos políticos, educacionais e culturais.
O homem deve ser compreendido em cada momento da história, nas relações que estabelece em seu meio, produz a vida e interfere no meio em que vive.
AULAS OBSERVADAS: UMA ROTINA PRÁTICA CONSTRUIDA A PARTIR DE ONZE DIAS DE OBSERVAÇÕES NA ESCOLA E SALA DE AULA
Primeiro dia de observações:
Segunda-feira, dia 15/06/2015, Escola Estadual Getúlio Vargas, bairro Serra Verde, Belo Horizonte – MG, esse é o meu primeiro dia de observação. Inicio minhas observações na escola, localização e espaço.
Segundo dia de observação
São 18:00 horas, do dia 16/06/2015 terça-feira acabei de chegar à escola. As primeiras observações ocorrem sobre a escola na sala dos professores.
Terceiro dia de observação
Dia 17/06/2015 quarta-feira. Como as aulas do professor de sociologia só começam às 20h20min, fico aguardando durante o período de duas aulas até o momento de acompanhar as aulas.
Quarto dia de observação
Hoje 18/06/2015 tive mais informações sobre a escola. Observei as relações entre a utilização das seleções nacionais pelos regimes militares como propaganda política de seus respectivos governos.
Também, observei que a sala dos professores possui duas mesas compridas, divididas em 37 lugares, um bebedouro, uma sala de hora atividade acompanhada de uma biblioteca para a consulta dos docentes. Também há uma sala com 7 computadores com uma impressora e acesso a internet. No momento , estou na companhia de 7 professoras. Duas professoras conversam sobre a aplicação e correção de avalições. Duas outras estão preenchendo seus livros de chamadas, enquanto que outra professora a minha esquerda grampeia folhas de futuras avaliações. Ao fundo, a minha direita, na sala de informática, duas professoras conversam. Uma professora está na sala de hora atividade, concentrada e um outro professor entra na sala e logo liga seu notebook.
Quinto dia de observação
19/06/2015 estamos na sala do 3° ano, ensino médio. A turma é composta por 19 alunos, sendo 8 meninos e onze meninas.
Logo em seguida ele pede para que os alunos abram os livros em determinada página que fala sobre as mudanças sociais. O conteúdo do capítulo procura apresentar a partir de um panorama histórico a discussão sobre “mudança” e “transformação”. O professor conversa com os alunos sobre o ano escolar.
No que pude perceber a turma respeita muito o professor. São 20h55min, a sensação que o tempo passou muito rápido, já que logo será o horário do recreio. O grupo de alunos que sentam mais ao fundo da sala levantam-se e começam a sair da sala antes do sinal do recreio “bater” às 21:00. Saindo alguns minutos antes eles não precisam enfrentar a fila da cantina. Aqui finalizo o primeiro dia de observação no 3° ano.
No intervalo aproveitei para ficar no refeitório junto com aos estudantes. O recreio termina às 21h20min. A próxima aula será no 1° H.
São 21h27min, após o intervalo eue o professor caminhamos para a sala do 1° ano. Nesta aula houve a aplicação de uma avaliação com consulta ao livro didático de sociologia . A turma é composta por 17 alunos, 7 meninas e 10 meninos. Na verdade a avaliação acaba sendo um trabalho em sala de aula, onde a professora procura tirar as dúvidas dos alunos. A prova é formada com seis questões, fiquei com uma cópia. Uma menina demonstra estar com dúvida em uma questão, olha pra mim e diz em voz alta: “professora você explica melhor.” Fiquei um pouco incomodada com essa frase, talvez pelo fato da menina não confiar muito em mim, resolveu pedir ajuda para o professor, o que é normal.Esse fato marcou o primeiro dia da minha observação na escola, fiquei refletindo muito sobre isso. É uma das
...