O ESTUDO CASO
Por: 1751542 • 31/5/2020 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
ANALISE DE CASO:
Países como Espanha e Itália, traz com referência projetos que as escolas vão muito mais além do ensinar a ler e a escrever, elas buscar desenvolver seus habitantes, buscaram adaptar suas abordagens aos desafios e as necessidades da sociedade.
O envolvimento da família com a escola, certamente é um dos projetos mais eficaz para o desenvolvimento do aluno “Escola de Portas Abertas” tem como finalidade trazer atividades norteados pelos eixos da educação como: cultura, esporte, lazer, saúde, geração de renda oferecidas por agente civil.
A inclusão de pais nos projetos também contribui para melhoria do ambiente familiar, no sentido de provocar uma compreensão do processo de crescimento e na aprendizagem das crianças.
No Paraná, o programa Mais “Educação” busca trazer projetos para as escolas estaduais e municipais, as escolas participantes são abertas aos finais de semana, para desenvolver atividades formativas, informativas, de esportes, culturas e lazer, as oficinas são ministradas, por voluntários membros da comunidade e por jovens universitários.
O acesso à educação é um dos direitos mais básico que todo o indivíduo deve ter, sendo indispensável para que crianças e jovens, se tornem adultos capacitados há exercer sua cidadania, e estar presente na vida escolar dos filhos é essencial para uma formação saudável, escola e família precisam caminhar de mãos dadas, por isso criar e tornar real projetos que podem fazer essa aproximação é cada vez mais fundamental, exemplos são:
Oficinas lúdicas para crianças trabalharem suas criatividades.
Terapia familiar ou para mães e mulheres que já sofreram algum trauma.
esporte e laser para aumentar a qualidade de vida.
Atividades ligada a torneios e concurso também pode ser um diferencial atrativo para unir comunidade com a escola. Se torna notável os benefícios quando há projetos em escolas, todos colhem frutos saudáveis, escola, professores, famílias e sociedade.
...