O Emílio ou da Educação
Por: Euler Morgana • 27/2/2019 • Trabalho acadêmico • 4.257 Palavras (18 Páginas) • 172 Visualizações
EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO
Graciela de Andrade Klein
Morgana Martins
Rosona Rodrigues Pedro
Tatiana Schmitz
Professor-Raquel Stumpf Bernardes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED1593) – Seminário Interdisciplinar III
29/11/2017
RESUMO
A educação partindo de um trabalho social, familiar e escolar, mas com princípios na natureza, o homem como um ser natural; Rousseau ilustra com seu personagem “Emílio” a concepção de educação filosófica, pensando na educação para a vida, o que faz com que tenhamos uma reflexão sobre a atualidade, sua visão já era mais à frente em seu tempo e a atualidade não se modificou.
O livro trata da educação, baseada em suas visões filosóficas e políticas; Rousseau procura exemplificar suas metodologias, fazendo comparações devidas seus conhecimentos sociais, sendo muitas vezes contraditórios, mas com seus objetivos bem definidos quanto a sua ideologia de educação com princípios no ser natural, criando um personagem imaginário, ele aplica seus conceitos acreditando assim formar um bom homem.
Palavras-chave: Emílio, Natureza Humana, Educação.
1 INTRODUÇÃO
O livro foi sugerido com o objetivo de nos oferecer uma compreensão ampliada dos conceitos de educação, as funções sociais da escola, como também questões políticas, entender sobre a “invenção da infância”.
Percebe-se que a leitura desta obra tem o objetivo principal, ensinar como se educa uma criança. Partindo do princípio em que antes de se tornar adulto, o homem é criança.
Rousseau com suas críticas a educação tradicional, reconhece em sua obra a importância da infância vivida, ele dá ênfase a educação desde o nascimento acreditando que o que mudou o homem é o caminho vivido na sua educação.
2 JUSTIFICATIVA DA OBRA
Seu livro trata de uma filosofia de educação com conceitos e ideias de modo abstrato do homem em geral. Ele cria um personagem no livro, Emílio, contando um pouco da sua educação.
Desde o nascimento do homem, na hora do parto ele já é submetido a procedimentos em que a sociedade acha que é o melhor pra ele, porém Rousseau diz que o recém-nascido precisa de espaço para se mover, precisa fazer o que a natureza dele alcança. Desde o nascimento a criança precisa se desenvolver. Precisa aprender a falar, a comer, e a andar quase tudo ao mesmo tempo, Rousseau no seu ponto de vista diz que a criança precisa desta liberdade para se tornar uma pessoa melhor.
...