O Emprego dos Sonhos
Por: PSSJRL • 23/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 340 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
O pensador propôs uma ruptura radical com o modelo de escola até então praticado pela Igreja Católica, aquele voltado apenas para a elite e dedicado primordialmente aos estudos abstratos. Ainda vigoravam as doutrinas escolásticas da Idade Média, pelas quais todas as questões teóricas se subordinavam à teologia cristã.
Comenius propôs a Didática Magna, que mostra a arte universal de ensinar tudo a todos, ou seja, o modo certo e excelente para criar todas as comunidades, cidades ou vilarejos de qualquer reino cristão, escolas tais que a juventude dos dois sexos, sem excluir ninguém, possa receber uma formação em letras, ser aprimorada nos costumes, educada para a sociedade e, assim, nos anos da primeira juventude, receba a instrução sobre tudo o que é vida presente e futura, de maneira sintética, agradável e sólida. Os princípios de tudo o que se aconselha são extraídos da própria natureza, a verdade é demonstrada através de exemplos paralelos das artes mecânicas; a ordem dos estudos é disposta segundo anos, meses, dias, horas; o caminho, enfim, fácil e seguro, é mostrado para pôr essas coisas em prática com bom êxito. (COMENIUS, 2002).
Por estar num momento de transição e de questionar a escola até então praticada - a escolástica - que era pautada nas práticas pedagógicas que valorizavam as atividades memorísticas, os estudos abstratos, o castigo, a palmatória, entre outros, Comenius traz em sua obra princípios e ideias inovadoras para a época, mas, ao mesmo tempo, preserva algumas ideias conservadoras e habituais do seu tempo.
Inovações: *Primeiro educador a difundir a ideia do conhecimento para todos.
*Desenvolveu ideias avançadas para a prática educativa, por exemplo, a importância da percepção sensorial para a aprendizagem.
*Impulsionou a criação de uma teoria do ensino.
Permanências: *Manteve o caráter transmissor do conhecimento.
*Manteve o ensino simultâneo e o método único, embora buscasse adaptar o ensino às fases do desenvolvimento.
A Didática Magna está relacionada ao desenvolvimento da compreensão da importância da autonomia dos alunos. Um desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulassem o protagonismo juvenil, resultando na formação de cidadãos mais conscientes, respeitosos, de uma forma geral.
...